INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL E APRENDIZAGEM AUTORREGULADA: QUE DESAFIOS?
DOI:
https://doi.org/10.12957/redoc.2024.81751Resumo
A investigação sobre o feedback e a autorregulação da aprendizagem tem granjeado interesse com a explosão da Inteligência Artificial e os desafios que coloca à educação e, em particular, à avaliação dos estudantes. Contudo, há mais de 30 anos que se estudam esses processos para compreender como os estudantes regulam a sua própria aprendizagem ao nível motivacional, cognitivo e metacognitivo. Ao assumirem um papel proativo na geração e utilização do feedback estão a avaliar o seu próprio trabalho, o que tem implicações na forma como os professores organizam a avaliação e o apoio na aprendizagem. Este artigo elabora sobre os desafios múltiplos que se colocam à IA na avaliação digital da aprendizagem, no que respeita ao feedback e a autorregulação bem como na investigação sobre a avaliação digital. Após a discussão desses conceitos e de modelos enquadradores bem como a sua conexão com a avaliação digital conclui-se que é crucial considerar equipas multidisciplinares na investigação com IA e minimizar ou eliminar situações que podem introduzir enviesamentos em termos de género, etnias, culturas e estatutos económico ou social.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista Docência e Cibercultura

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).