INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL E APRENDIZAGEM AUTORREGULADA: QUE DESAFIOS?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/redoc.2024.81751

Resumo

A investigação sobre o feedback e a autorregulação da aprendizagem tem granjeado interesse com a explosão da Inteligência Artificial e os desafios que coloca à educação e, em particular, à avaliação dos estudantes. Contudo, há mais de 30 anos que se estudam esses processos para compreender como os estudantes regulam a sua própria aprendizagem ao nível motivacional, cognitivo e metacognitivo. Ao assumirem um papel proativo na geração e utilização do feedback estão a avaliar o seu próprio trabalho, o que tem implicações na forma como os professores organizam a avaliação e o apoio na aprendizagem.  Este artigo elabora sobre os desafios múltiplos que se colocam à IA na avaliação digital da aprendizagem, no que respeita ao feedback e a autorregulação bem como na investigação sobre a avaliação digital. Após a discussão desses conceitos e de modelos enquadradores bem como a sua conexão com a avaliação digital conclui-se que é crucial considerar equipas multidisciplinares na investigação com IA e minimizar ou eliminar situações que podem introduzir enviesamentos em termos de género, etnias, culturas e estatutos económico ou social.

Biografia do Autor

Isolina Oliveira, LE@D, Universidade Aberta

Isolina Oliveira é doutorada em Ciências da Educação, especialidade Psicologia Educacional pela Universidade de Lisboa e mestre em Psicologia Educacional pelo Instituto Superior de Psicologia Aplicada. Membro integrado do Laboratório de Ensino a Distância e e-Learning (LE@D), no âmbito do qual participou em projetos nacionais e internacionais nas áreas da avaliação digital e do desenvolvimento profissional de professores em ambientes digitais de aprendizagem.

Alda Pereira, LE@D, Universidade Aberta

Alda Pereira é doutorada em Ciências da Educação, é investigadora sénior, integrada no Laboratório de Educação a Distância e eLearning (Universidade Aberta – Portugal). Professora Associada aposentada da Universidade Aberta, tem vasta experiência em Educação Online, é coautora do Modelo Pedagógico Virtual da Universidade Aberta.  Autora de várias publicações e artigos, tem integrado diversos projetos e participado em diversos Congressos e reuniões científicas. É atualmente editora da Revista de Educação e eLearning, publicada pelo Laboratório de Educação a Distância e eLearning.

Lúcia Amante, LE@D, Universidade Aberta

Lúcia Amante é doutorada em Ciências da Educação pela Universidade Aberta de Portugal (UAb) É professora associada do Departamento de Educação e Ensino a Distância da UAb. Investiga no Laboratório de Educação a Distância e Elearning (LE@D) designadamente sobre pedagogia da educação online, onde é responsável pelo Projeto Avaliação Digital de Competências (ADiC). Coordena atualmente o doutoramento em Educação a Distância e Elearning desenvolvido em parceria entre a UAb e a Universidade do Minho.

Vitor Rocio, Universidade Aberta

 

Vitor Rocio, Professor Associado com Agregação da Universidade Aberta (UAb), Portugal. Doutorado em Informática pela Universidade Nova de Lisboa (2002), e Licenciado em Engenharia Informática pela FCT-UNL (1993). Os seus principais interesses de investigação são as tecnologias das linguagens humanas, os sistemas de inteligência artificial generativa, e as tecnologias de elearning. É autor ou co-autor de mais de 50 artigos científicos e participou em diversos projetos de investigação. É investigador integrado do INESC TEC e colabora no LE@D - Laboratório de Educação a Distância e E-Learning da UAb. É diretor do Departamento de Ciências e Tecnologia da UAb, coordenador do Doutoramento em Ciência e Tecnologia Web e vice-coordenador da Licenciatura em Engenharia Informática. 

Downloads

Publicado

31-05-2025

Como Citar

OLIVEIRA, Isolina; PEREIRA, Alda; AMANTE, Lúcia; ROCIO, Vitor. INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL E APRENDIZAGEM AUTORREGULADA: QUE DESAFIOS?. Revista Docência e Cibercultura, [S. l.], v. 9, n. 1, p. 1–19, 2025. DOI: 10.12957/redoc.2024.81751. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/re-doc/article/view/81751. Acesso em: 27 jul. 2025.