REESTRUTURAÇÃO ÉTICA NA MINERAÇÃO DE DADOS EDUCACIONAIS SUPERIORES: CONFORMIDADE COM A LEI GERAL DE PROTEÇÃO DE DADOS

Authors

  • Taciana dos Santos Vasconcelos Universidade Federal Rural de Pernambuco
  • Ebony Marques Rodrigues
  • Roberta Macêdo Marques Gouveia
  • Gabriel Alves de Albuquerque Junior
  • Maria da Conceição Moraes Batista

DOI:

https://doi.org/10.12957/redoc.2024.83226

Abstract

Este estudo aborda a reestruturação dos dados públicos educacionais do Ensino Superior promovida pelo INEP, alinhada à LGPD. Inspirado pelo estudo conduzido por Rodrigues (2021), que analisou concluintes de graduação, visando à construção de modelos de classificação utilizando fatores socioeconômicos e tempo estimado para conclusão da graduação em IES públicas. Este trabalho examina como as mudanças na configuração dos dados do ENADE e do Censo da Educação Superior afetam a realização de pesquisas científicas. Em resposta às mudanças nos microdados efetuadas pelo INEP, que impossibilitam a reprodução de trabalhos com finalidade de análise individual de discentes, este estudo direcionou seu enfoque para as informações dos cursos e tempo de graduação dos discentes nesses cursos, considerando medidas de tendência central. Consideraram-se os anos de 2016 a 2018 para dados do ENADE e 2018 para Censo da Educação Superior. Utilizou-se o processo de Knowledge Discovery in Database (KDD) ao longo do trabalho, desde a seleção até a interpretação de dados. Usando 5.170 registros de cursos, técnicas do Aprendizado de Máquina Supervisionado foram empregadas para construção de modelos de regressão e classificação. Essa abordagem visa superar os desafios éticos e metodológicos da reestruturação dos dados, garantindo a utilidade dos dados para fins de pesquisa científica. Resultados mostram que as mudanças permitiram o uso eficaz de modelos de Aprendizado de Máquina. O estudo destaca a importância da ética nos dados educacionais e na inteligência artificial, garantindo a proteção da privacidade e a responsabilidade na utilização dos dados para tomada de decisões futuras.

Published

2025-05-31

How to Cite

DOS SANTOS VASCONCELOS, Taciana; MARQUES RODRIGUES, Ebony; MACÊDO MARQUES GOUVEIA, Roberta; ALVES DE ALBUQUERQUE JUNIOR, Gabriel; MORAES BATISTA, Maria da Conceição. REESTRUTURAÇÃO ÉTICA NA MINERAÇÃO DE DADOS EDUCACIONAIS SUPERIORES: CONFORMIDADE COM A LEI GERAL DE PROTEÇÃO DE DADOS. Revista Docência e Cibercultura, [S. l.], v. 9, n. 1, p. 1–28, 2025. DOI: 10.12957/redoc.2024.83226. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/re-doc/article/view/83226. Acesso em: 13 jun. 2025.