CHATGPT E EDUCAÇÃO: CONTRIBUIÇÕES DO PENSAMENTO DE GILBERT SIMONDON
DOI:
https://doi.org/10.12957/redoc.2025.83788Resumo
O pensamento de Gilbert Simondon é centralizado em sua abordagem da técnica como mediadora nas relações entre os seres humanos e a natureza, atribuindo-lhe uma ontologia própria. Em contraposição à visão tradicional que trata a tecnologia como mera ferramenta a serviço de uma ideologia, Simondon destaca a importância de compreender a técnica como uma entidade autônoma, dotada de características próprias e coextensiva à condição humana. De natureza teórico-reflexiva, este artigo tem por objetivo uma análise crítica que busca conectar as proposições de Gilbert Simondon sobre a técnica com as novas fronteiras abertas pelas inteligências artificiais generativas, como o ChatGPT, na Educação. Ao fazê-lo, visa-se não apenas compreender o papel dessas tecnologias no contexto educacional contemporâneo, mas também estimular debates e pesquisas que contribuam para uma abordagem mais ampla e aprofundada das relações entre humanos, tecnologia e aprendizagem. Inicialmente, são apresentadas as principais concepções de Simondon acerca da existência dos objetos técnicos, destacando sua ontologia peculiar e seu papel como mediadores nas interações entre humanos e o ambiente. Em seguida, é feita uma breve explanação sobre a gênese do ChatGPT, ressaltando seu desenvolvimento como uma forma avançada de inteligência artificial capaz de gerar respostas complexas baseadas em análise de grandes volumes de dados. Por fim, são tecidas reflexões sobre as possibilidades de pesquisas envolvendo o ChatGPT na Educação.
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