CHATGPT E EDUCAÇÃO: CONTRIBUIÇÕES DO PENSAMENTO DE GILBERT SIMONDON

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/redoc.2025.83788

Resumo

O pensamento de Gilbert Simondon é centralizado em sua abordagem da técnica como mediadora nas relações entre os seres humanos e a natureza, atribuindo-lhe uma ontologia própria. Em contraposição à visão tradicional que trata a tecnologia como mera ferramenta a serviço de uma ideologia, Simondon destaca a importância de compreender a técnica como uma entidade autônoma, dotada de características próprias e coextensiva à condição humana. De natureza teórico-reflexiva, este artigo tem por objetivo uma análise crítica que busca conectar as proposições de Gilbert Simondon sobre a técnica com as novas fronteiras abertas pelas inteligências artificiais generativas, como o ChatGPT, na Educação. Ao fazê-lo, visa-se não apenas compreender o papel dessas tecnologias no contexto educacional contemporâneo, mas também estimular debates e pesquisas que contribuam para uma abordagem mais ampla e aprofundada das relações entre humanos, tecnologia e aprendizagem. Inicialmente, são apresentadas as principais concepções de Simondon acerca da existência dos objetos técnicos, destacando sua ontologia peculiar e seu papel como mediadores nas interações entre humanos e o ambiente. Em seguida, é feita uma breve explanação sobre a gênese do ChatGPT, ressaltando seu desenvolvimento como uma forma avançada de inteligência artificial capaz de gerar respostas complexas baseadas em análise de grandes volumes de dados. Por fim, são tecidas reflexões sobre as possibilidades de pesquisas envolvendo o ChatGPT na Educação.

Biografia do Autor

Lorena Andrade Costa, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutoranda em Educação (UFMG, 2022). Mestre em Educação e Docência (UFMG, 2020). Atualmente é Professora Efetiva de Geografia na Rede Municipal de Educação de Belo Horizonte e membro dos Grupos de Pesquisa: Cogitamus: Educação e Humanidades Científicas (UFMG) e Mediação das Tecnologias Digitais nos Espaços Educacionais e no Desenvolvimento Profissional de Professores (UFMG). Dedica - se a estudos e pesquisas nas áreas de Educação, Cultura digital, Teoria Ator-Rede e Humanidades Cientificas

 

Francisco Ângelo Coutinho, Universidade Federal de Minas Gerais

Sou graduado em Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Minas Gerais (1990), mestre em Filosofia pela Universidade Federal de Minas Gerais (1996), com ênfase em Lógica e Filosofia da Ciência, e doutor em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2005). Sou professor da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais, onde atuo na graduação e na pós-graduação em Educação. Tenho interesse principalmente pelos temas linguagem e cognição, materialidade da cognição, teorias da instrução, perfil conceitual, processos de comunicação (verbal e não verbal) em salas de aula de Ciências e Biologia e por teorias e modelos de categorização e suas consequências para o ensino e a aprendizagem em ciências e biologia. Outro foco de minhas reflexões e pesquisas é a formação de cientistas. Sou líder do grupo Cogitamus: educação e humanidades científicas. Este grupo interessa-se pelo desenvolvimento de um quadro teórico-metodológico que permita estudar a cognição em diferentes práticas sociomateriais e as relações entre o conhecimento científico, o conhecimento cotidiano e o conhecimento escolar.

 

 

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Publicado

31-05-2025

Como Citar

COSTA, Lorena Andrade; COUTINHO, Francisco Ângelo. CHATGPT E EDUCAÇÃO: CONTRIBUIÇÕES DO PENSAMENTO DE GILBERT SIMONDON . Revista Docência e Cibercultura, [S. l.], v. 9, n. 1, p. 1–17, 2025. DOI: 10.12957/redoc.2025.83788. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/re-doc/article/view/83788. Acesso em: 26 jul. 2025.