APRENDER A APRENDER COM SISTEMAS APRIMORADOS POR INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

Potencialidades para a corregulação da aprendizagem

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/redoc.2024.83150

Resumo

Este artigo explora a interseção da colaboração entre inteligência artificial (IA) e os humanos para desenvolver habilidades autorregulatórias durante o processo de aprendizagem, concentrando-se especificamente em sistemas de diário de aprendizagem baseados em IA como suportes correguladores ao apoiar os processos autorregulatórios por meio de interações educacionais colaborativas entre estudante, docente e sistema. Para fornecer apoio personalizado aos estudantes quando necessário, é fundamental identificar os eventos que desencadeiam a regulação em tempo real. Os dados de aprendizagem coletados de forma longitudinal, simultânea e em diferentes disciplinas por meio de diário de aprendizagem podem contribuir significativamente para esse fim. Quando integrados com técnicas de IA, os diários oferecem vantagens significativas para auxiliar no controle do processo de aprendizagem de forma direcionada, adaptativa e personalizada. Isso pode capacitar os estudantes a direcionarem melhor seus esforços autodirigidos. Estudos futuros devem explorar ainda mais os diários de aprendizagem assistidos por IA como ferramentas para investigar processos de monitoramento metacognitivo. Compreender como diferentes modos de regulação operam em conjunto é essencial para promover uma aprendizagem bem-sucedida.

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Publicado

31-05-2025

Como Citar

DA SILVA, Maria Antônia Romão; ALLIPRANDINI, Paula Mariza Zedu. APRENDER A APRENDER COM SISTEMAS APRIMORADOS POR INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL: Potencialidades para a corregulação da aprendizagem . Revista Docência e Cibercultura, [S. l.], v. 9, n. 1, p. 1–20, 2025. DOI: 10.12957/redoc.2024.83150. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/re-doc/article/view/83150. Acesso em: 4 jul. 2025.