APRENDER A APRENDER COM SISTEMAS APRIMORADOS POR INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL
Potencialidades para a corregulação da aprendizagem
DOI:
https://doi.org/10.12957/redoc.2024.83150Resumo
Este artigo explora a interseção da colaboração entre inteligência artificial (IA) e os humanos para desenvolver habilidades autorregulatórias durante o processo de aprendizagem, concentrando-se especificamente em sistemas de diário de aprendizagem baseados em IA como suportes correguladores ao apoiar os processos autorregulatórios por meio de interações educacionais colaborativas entre estudante, docente e sistema. Para fornecer apoio personalizado aos estudantes quando necessário, é fundamental identificar os eventos que desencadeiam a regulação em tempo real. Os dados de aprendizagem coletados de forma longitudinal, simultânea e em diferentes disciplinas por meio de diário de aprendizagem podem contribuir significativamente para esse fim. Quando integrados com técnicas de IA, os diários oferecem vantagens significativas para auxiliar no controle do processo de aprendizagem de forma direcionada, adaptativa e personalizada. Isso pode capacitar os estudantes a direcionarem melhor seus esforços autodirigidos. Estudos futuros devem explorar ainda mais os diários de aprendizagem assistidos por IA como ferramentas para investigar processos de monitoramento metacognitivo. Compreender como diferentes modos de regulação operam em conjunto é essencial para promover uma aprendizagem bem-sucedida.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista Docência e Cibercultura

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).