EDUCAR EM TEMPOS DE FAKE NEWS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/redoc.2023.74150

Resumo

V. 7, n. 2

Biografia do Autor

Felipe Carvalho

Doutor e mestre pelo Programa de Pós-graduação em Educação ProPed/UERJ.

Wallace Carriço de Almeida, Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro / Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)

Doutor em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos
Contemporâneos e Demandas Populares (PPGEduc/UFRRJ) da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro e mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (ProPEd/UERJ). Membro do Grupo de Pesquisa Docência e Cibercultura (GPDOC). Professor de Anos Iniciais da Secretaria Municipal de Educação da Prefeitura do Rio de Janeiro. Áreas de atuação: App-Learning, Formação de professores,  Cibercultura, Práticas pedagógicas, Educação online e Informática na Educação.

Edméa Oliveira dos Santos, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)

Professora Titular-Livre da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Atua no Instituto de Educação e no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEDUC), na linha de pesquisa " Linha 1: Estudos Contemporâneos e Práticas Educativas". Durante o período de 2007 a 2018, foi professora Adjunto da Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), atuando na Graduação e no Programa de Pós-Graduação em Educação (PROPED/UERJ) (onde colabora, junto à linha de pesquisa "Cotidianos, redes educativas e processos culturais". Professora da disciplina Informática na Educação no curso de Pedagogia a Distância UERJ/CEDERJ. Editora-chefe da Revista Docência e Cibercultura. Pedagoga pela UCSAL, mestre e doutora em Educação pela UFBA. Pós-doutora em e-learning e EAD pela UAB-PT, onde colabora esporadicamente no MPEL - Mestrado em Pedagogia do e-Learning . Líder do GPDOC - Grupo de Pesquisa Docência e Cibercultura. Membro do Laboratório de Imagem da UERJ. Coordenadora do GT 16 - "Educação e Comunicação" da ANPED - Associação Brasileira de Pesquisa em Educação , vice-presidente da ABCIBER - Associação de Pesquisadores em Cibercultura. Atua na formação inicial e continuada de professores e pesquisadores. Áreas de atuação: "Educação e Cibercultura, Pesquisa e Práticas Pedagógicas, Formação de Professores, Currículos: teorias, práticas e políticas, Informática na Educação, Educação Online , EAD.
Sites institucionais: http://cursos.ufrrj.br/posgraduacao/ppgeduc/ , www.proped.pro.br

Marcos Vinícius Dias de Menezes, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)

Estudante de Letras - Português/Inglês na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), atualmente cursando o 6° período. Bolsista de Iniciação Científica na FAPERJ, onde exerço minha função como membro e apoio do Grupo Docência e Cibercultura (GPDOC), orientado pela professora Edméa Santos. 

Mariano Pimentel, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)

Professor da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro / Programa de Pós-Graduação em Informática. Pesquisador de Sistemas de Informação, Informática na Educação, Comunicação e Cibercultura.

Tania Lucía Maddalena, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Profesora del Departamento de Estudios Aplicados a la Enseñanza (DEAE) de la Facultad de Educación de la Universidad del Estado de Río de Janeiro (UERJ). Miembro del Grupo de Investigación Docencia e Cibercultura (GPDOC/UFRRJ).

Referências

ABREU, Bárbara Cunha; ROAZZI, Antonio. NUDGING E GAMIFICAÇÃO NO PROCESSO DE TOMADA DE DECISÃO: UM ESTUDO DE INTERVENÇÃO PARA MINIMIZAR OS EFEITOS DAS FAKE NEWS E AUMENTAR O CONHECIMENTO SOBRE A COVID-19. Revista Docência e Cibercultura, v. 7, n. 2, jan.-abr., 2023, p. 269-291. DOI: https://doi.org/10.12957/redoc.2023.67193

ALMEIDA, Wallace Carriço de; SANTOS, Edméa Oliveira dos. FORMAR PARA MUDAR E NÃO PARA ACOMODAR: PESQUISANDO O COTIDIANO E A CIBERCULTURA EM TEMPOS DE PÓS-VERDADE. Revista Docência e Cibercultura, v. 7, n. 2, jan.-abr., 2023, p. 17-40. DOI: https://doi.org/10.12957/redoc.2023.68274

ALMEIDA, Wallace Carriço de; SANTOS, Edméa. DE MEMES A FAKE NEWS: DESAFIOS DE UMA PESQUISAFORMAÇÃO NA CIBERCULTURA. Educação em Foco, v. 25, n. 1, p. 130–147, 2020. DOI: 10.22195/2447-524620202530436. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/edufoco/article/view/30436. Acesso em: 14 mar. 2023.

ANGELO, Carise Martins. NEGACIONISMO CIENTÍFICO E PROPAGAÇÃO DE NOTÍCIAS FALSAS LIGADAS A CIÊNCIAS: PRECISAMOS FALAR SOBRE ISSO NA ESCOLA. Revista Docência e Cibercultura, v. 7, n. 2, jan.-abr., 2023, p. 255-268. DOI: https://doi.org/10.12957/redoc.2023.65040

ARAÚJO, Luiz Guilherme Lucho de; EICHLER, Marcelo Leandro Eichler. FAKE NEWS E OS VÍCIOS EPISTÊMICOS: DESAFIOS E PERSPECTIVAS NA SOCIEDADE DA IGNORÂNCIA. Revista Docência e Cibercultura, v. 7, n. 2, jan.-abr., 2023, p. 182-197. DOI: https://doi.org/10.12957/redoc.2023.68260

CARVALHO, Felipe da Silva Ponte de; POCAHY, Fernando. ODIADOS PELA NAÇÃO: COMO ENSINAMOS E APRENDEMOS A ODIAR A DIFERENÇA?. EDUCAÇÃO, v. 8, n. 2, p. 47–66, 2020. DOI: 10.17564/2316-3828.2020v8n2p47-66. Disponível em: https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/7994. Acesso em: 14 mar. 2023.

CARVALHO, Felipe da Silva Ponte de; SPINELI, Pedro. PRÁTICAS CIBERFASCISTAS: É POSSÍVEL PENSAR-FAZER UMA ENGENHARIA REVERSA QUE ROMPA COM O IMPLANTE DESEJANTE FASCISTA? Revista Communitas, v. 4, n. 7, p. 43–58, 2020. Disponível em: https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/2990. Acesso em: 13 mar. 2023.

FARGONI, Everton Henrique Eleutério; ZACARIAS, Mayna; VICENTE, William Augusto. TECNOPÓLIO E CONTROLE DO SER SOCIAL. Revista Docência e Cibercultura, v. 7, n. 2, jan.-abr., 2023, p. 164-181. DOI: https://doi.org/10.12957/redoc.2023.68236

FERNANDES, Iracema Cristina; FERNANDES, Terezinha. LETRAMENTO INFORMACIONAL NO COMBATE ÀS FAKE NEWS NA EDUCAÇÃO. Revista Docência e Cibercultura, v. 7, n. 2, jan.-abr., 2023, p. 41-51. DOI: https://doi.org/10.12957/redoc.2023.68237

LEMOS, André. Cibercultura como território recombinante. In: TRIVINHO, Eugênio; CAZELOTO, Edilson (org.). A cibercultura e seu espelho: campo de conhecimento emergente e nova vivência humana na era da imersão interativa. São Paulo: ABCiber, 2009, p.38-46.

OLIVEIRA, Adriana Fernandes Machado de; OLIVEIRA, Sueli Machado Pereira de. FAKE NEWS E DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA: UM ESTUDO SOBRE O CASO ATILA IAMARINO. Revista Docência e Cibercultura, v. 7, n. 2, jan.-abr., 2023, p. 41-51. DOI: https://doi.org/10.12957/redoc.2023.67918

REIS, Haydéa Maria Marino de SantAnna; BENCHIMOL, Geisa Moreira Regazzi Gerk. PESQUISA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: CONTRIBUIÇÕES PARA O ENFRENTAMENTO DAS FAKE NEWS. Revista Docência e Cibercultura, v. 7, n. 2, jan.-abr., 2023, p. 89-101. DOI: https://doi.org/10.12957/redoc.2023.67483

ROCHA, Telma Brito; BRANDÃO, Cleyton Williams Golveia da Silva; RAMOS, Emanoel Nogueira. CIBERCULTURA E EDUCAÇÃO BÁSICA: PLANO DE AULA SOBRE FAKE NEWS PARA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS. Revista Docência e Cibercultura, v. 7, n. 2, jan.-abr., 2023, p. 52-66. DOI: https://doi.org/10.12957/redoc.2023.69899

SANTOS, Alessandra Ferreira dos; CASAGRANDE, Ana Lara; VELOZO, Aline Debossan. EDUCAÇÃO EM TEMPOS DE “FAKE NEWS”, JUVENTUDE E ENSINO MÉDIO NA ERA PÓS-VERDADE: UMA REVISÃO INTEGRATIVA. Revista Docência e Cibercultura, v. 7, n. 2, jan.-abr., 2023, p. 102-123. DOI: https://doi.org/10.12957/redoc.2023.66346

SANTOS, Matheus Lincoln Borges dos; LEITE, Alvaro Emilio; LAMBACH, Marcelo. MECANISMOS DE CONSOLIDAÇÃO DA CULTURA DA IGNORÂNCIA: O COTIDIANO DE UM GRUPO ANTI-VACINA. Revista Docência e Cibercultura, v. 7, n. 2, jan.-abr., 2023, p. 198-209. DOI: https://doi.org/10.12957/redoc.2023.69353

SILVA, Ana Lucia Gomes da; NETA, Mirena Umbuzeiro Guimarães. FAKES NEWS NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA NO PIBID LETRAS: LEITURA E AÇÕES (AUTO)FORMATIVAS. Revista Docência e Cibercultura, v. 7, n. 2, jan.-abr., 2023, p. 210-236. DOI: https://doi.org/10.12957/redoc.2023.68247

SILVA, Márcia Maria Vieira da; SILVA, André Luiz Souza da (Betonasi); AMARAL, Cláudia Norberta dos Santos; SALES, Kathia Marise Borges; MERCÊS, Uilma Brito das. LETRAMENTO EM REDE: PROPOSTA METODOLÓGICA COMO CAMINHO PARA REFLEXÕES SOBRE FAKE NEWS Revista Docência e Cibercultura, v. 7, n. 2, jan.-abr., 2023, p. 67-88. DOI: https://doi.org/10.12957/redoc.2023.68289

SILVA, Osni Oliveira Noberto da; RAMOS, Michael Daian Pacheco; JUNIOR, Paulo Antônio dos Santos; SANTOS, Klaus Araújo Santos. DIFICULDADES E POSSIBILIDADES DA EDUCAÇÃO CRÍTICA EM TEMPOS DE FAKE NEWS: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA. Revista Docência e Cibercultura, v. 7, n. 2, jan.-abr., 2023, p. 124-140. DOI: https://doi.org/10.12957/redoc.2023.67218

SILVA, Roberta Mota Alves da; LUNA, Tatiana Gomes da Silva. SEQUÊNCIA DIDÁTICA INVESTIGATIVA UTILIZANDO FAKE NEWS PARA O ENSINO DE IMUNOLOGIA DE FORMA REMOTA. Revista Docência e Cibercultura, v. 7, n. 2, jan.-abr., 2023, p. 237-254. DOI: https://doi.org/10.12957/redoc.2023.67328

Downloads

Publicado

2023-03-14

Como Citar

CARVALHO, Felipe; ALMEIDA, Wallace Carriço de; SANTOS, Edméa Oliveira dos; MENEZES, Marcos Vinícius Dias de; PIMENTEL, Mariano; MADDALENA, Tania Lucía. EDUCAR EM TEMPOS DE FAKE NEWS. Revista Docência e Cibercultura, [S. l.], v. 7, n. 2, p. 01–11, 2023. DOI: 10.12957/redoc.2023.74150. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/re-doc/article/view/74150. Acesso em: 22 abr. 2024.

Edição

Seção

Ficha Técnica, Editorial e Apresentação da Edição

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 > >>