v. 21 n. 62 (2020): Raça e cultura

					Visualizar v. 21 n. 62 (2020): Raça e cultura
Publicado: 13-09-2020

Editorial

  • Editorial

    Jane Paiva, Paula Leonardi
    1-2
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2020.54271

Raça e Cultura

  • Rompendo o epistemicídio: conhecimento em Raça e Cultura e a produção do GT 21 da ANPEd

    Lucimar Rosa Dias, Mailsa Carla Pinto Passos, Tatiane Consentino Rodrigues
    3-9
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2020.54272
  • Mulheres quilombolas na comunidade do Córrego do Meio e a busca pela educação formal

    Tawani Mara de Souza Paiva, Carmem Lucia Eiterer, Anna Paula Vencato
    10-22
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2020.48780
  • Jovens negras periféricas: afloradas interseccionalidades de raça e gênero

    Silvani Santos Valentim, Andréia Carvalho de Souza
    23-37
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2020.49743
  • Em legítima defesa: a escrita feminina negra como enfrentamento e transgressão

    Marisangela Lins de Almeida
    38-49
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2020.49738
  • O problema da introdução das línguas nacionais no sistema educacional formal do Benin: forças e restrições

    Julvan Moreira Oliveira, Narcisse Sylvestre Sègla Adjoudeme
    50-63
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2020.49726
  • Pedagogia da Circularidade: fundamentos de ensino inspirados no Unzó ia Kisimbi ria Maza Nzambi

    Tássio Ferreira
    64-77
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2020.49511
  • Educação das relações étnico raciais: em foco as vivências em uma turma de crianças de quatro anos de idade

    Thaís Regina de Carvalho
    78-91
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2020.49616
  • Diálogos possíveis entre escolas e terreiros: estratégias de lutas contra o racismo

    Cristiano Sant'Anna de Medeiros, Isadora Souza Silva
    92-105
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2020.49709
  • Formação de professores e racismo: Para onde vamos?

    Rejane Lucia Amarante de Macedo
    106-115
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2020.49740
  • Encruzilhada de Saberes em tempos de cólera: currículo dEcolonial e pedagogias da escrevivência

    Fabiana de Lima Peixoto
    116-130
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2020.49741
  • Afrocentricidade e pensamento decolonial: perspectivas epistemológicas para pesquisas sobre relações étnico-raciais

    Maria Conceição Reis, Joel Severino Silva, Gabriel Swahili Sales Almeida
    131-143
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2020.49419
  • Danças em terreiros: educação dos corpos para as giras na Quimbanda

    Rodrigo Lemos Soares, Mauro Dillmann Tavares
    144-156
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2020.49498
  • Maracatu rural na proposta pedagógica curricular da Educação Infantil de Nazaré da Mata - PE

    Daiane Lopes da Silva, Adlene Silva Arantes
    157-172
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2020.49661
  • Socialização étnico-racial de crianças na creche de uma comunidade remanescente de quilombolas

    Pedro Neto Oliveira de Aquino, Silvia Helena Vieira Cruz
    173-185
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2020.48196
  • Autodeclaração racial e desdobramentos educacionais na escola estadual General Azevedo Costa

    Piedade Lino Videira, Sabrina Silva Penha, Wesley Vaz de Oliveira
    186-202
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2020.48594
  • Evasão e permanência de cotistas e não cotistas raciais no Ensino Técnico

    Natalino Neves da Silva, Aline de Carvalho Pereira
    203-216
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2020.49714
  • Representações sociais de docentes sobre relações étnico-raciais na Educação Básica na Amazônia

    Raquel Amorim Santos, Joana d`Darc de Vasconcelos Neves, Morgana da Silva Pereira
    217-236
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2020.49725
  • Trincheiras Culturais, a Lei 10639/2003 e a Baixada Fluminense: um estudo de caso

    Ricardo Dias da Costa, Ahyas Siss, Ana Paula Cerqueira Fernandes
    237-249
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2020.49688
  • A atuação do movimento negro e as questões raciais no curso de Pedagogia da UFSC

    Joana Célia dos Passos, Eduarda Souza Gaudio
    250-262
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2020.49736
  • Homens negros, futebol e memórias coletivas em Mato Grosso

    Vilma Aparecida Pinho, José Tarcísio Grunennvaldt
    263-277
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2020.49716
  • O Centro Afrocarioca de Cinema como espaço de educabilidade decolonial

    Fábio José Paz da Rosa
    278-293
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2020.49739
  • Cinema negro na educação antirracista: uma possibilidade de reeducação do olhar

    Hélio Lucio dos Reis Ventura, Samuel Silva Rodrigues Oliveira, Roberto Borges
    294-303
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2020.50008
  • Implementação da Lei n. 11.645/2008: uma experiência na formação de professores

    Marinês Soratto, Adir Casaro Nascimento
    304-316
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2020.49656
  • Contribuições dos estudos críticos sobre relações étnico-raciais ao campo da Educação

    Débora Cristina de Araujo, Paulo Vinicius Baptista da Silva
    317-333
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2020.49670
  • Significações sobre a Erer: uma análise de publicações em periódicos da Educação (2015-2019)

    Wilma de Nazaré Baía Coelho, Kátia Evangelista Regis, Carlos Aldemir Farias da Silva
    334-346
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2020.49485

Elos

  • Educação escolar e redes de conhecimento em Moçambique: colonialidades, epistemicídios e questões atuais

    Roberto da Costa Joaquim Chaua
    347-359
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2020.49515

Ensaios

  • A força educativa e emancipatória do Movimento Negro em tempos de fragilidade democrática

    Nilma Lino Gomes
    360-371
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2020.49715
  • Urbanismo africano: 6000 anos construindo cidades (uma introdução ao tema)

    Henrique Cunha Junior
    371-382
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2020.48759

Entrevista

Artigos de Demanda Contínua

  • Memórias das experiências de EJA da Universidade Federal de São Carlos e da Universidade de Brasília

    Maria Luiza Ferreira Duques, Cláudio Eduardo Félix dos Santos
    391-403
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2020.47631
  • Formação pedagógica nas Diretrizes Curriculares Nacionais para o curso de Pedagogia: considerações à luz da Teoria da Argumentação

    Clara Corrêa Costa, Helenice Maia Gonçalves
    404-420
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2020.49326
  • (In)visibilidades afectivas: las metodologías artísticas en la investigación narrativa

    Francisco Ramallo, Luis Porta
    439-454
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2020.47264
  • Políticas públicas de leitura e educação escolar: análise da materialização em Anhumas / São Paulo.

    Fabiana Sala, Silvio César Nunes Militão
    421-438
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2020.45856
  • A história de Esmeralda e seus cadernos de receitas

    Elza Fagundes da Silva, Alboni Marisa Dudeque Pianovski Vieira
    455-468
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2020.45699