Ir para o conteúdo principal
Ir para o menu de navegação principal
Ir para o rodapé
Open Menu
Atual
Arquivos
Anúncios
Sobre
Sobre a Revista
Submissões
Equipe Editorial
Declaração de Privacidade
Contato
Indexadores
Template para Submissão
Buscar
Cadastro
Acesso
Início
/
Arquivos
/
v. 21 n. 62 (2020): Raça e cultura
v. 21 n. 62 (2020): Raça e cultura
Publicado:
13-09-2020
Editorial
Editorial
Jane Paiva, Paula Leonardi
1-2
PDF
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2020.54271
Raça e Cultura
Rompendo o epistemicídio: conhecimento em Raça e Cultura e a produção do GT 21 da ANPEd
Lucimar Rosa Dias, Mailsa Carla Pinto Passos, Tatiane Consentino Rodrigues
3-9
PDF
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2020.54272
Mulheres quilombolas na comunidade do Córrego do Meio e a busca pela educação formal
Tawani Mara de Souza Paiva, Carmem Lucia Eiterer, Anna Paula Vencato
10-22
PDF
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2020.48780
Jovens negras periféricas: afloradas interseccionalidades de raça e gênero
Silvani Santos Valentim, Andréia Carvalho de Souza
23-37
PDF
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2020.49743
Em legítima defesa: a escrita feminina negra como enfrentamento e transgressão
Marisangela Lins de Almeida
38-49
PDF
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2020.49738
O problema da introdução das línguas nacionais no sistema educacional formal do Benin: forças e restrições
Julvan Moreira Oliveira, Narcisse Sylvestre Sègla Adjoudeme
50-63
PDF
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2020.49726
Pedagogia da Circularidade: fundamentos de ensino inspirados no Unzó ia Kisimbi ria Maza Nzambi
Tássio Ferreira
64-77
PDF
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2020.49511
Educação das relações étnico raciais: em foco as vivências em uma turma de crianças de quatro anos de idade
Thaís Regina de Carvalho
78-91
PDF
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2020.49616
Diálogos possíveis entre escolas e terreiros: estratégias de lutas contra o racismo
Cristiano Sant'Anna de Medeiros, Isadora Souza Silva
92-105
PDF
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2020.49709
Formação de professores e racismo: Para onde vamos?
Rejane Lucia Amarante de Macedo
106-115
PDF
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2020.49740
Encruzilhada de Saberes em tempos de cólera: currículo dEcolonial e pedagogias da escrevivência
Fabiana de Lima Peixoto
116-130
PDF
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2020.49741
Afrocentricidade e pensamento decolonial: perspectivas epistemológicas para pesquisas sobre relações étnico-raciais
Maria Conceição Reis, Joel Severino Silva, Gabriel Swahili Sales Almeida
131-143
PDF
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2020.49419
Danças em terreiros: educação dos corpos para as giras na Quimbanda
Rodrigo Lemos Soares, Mauro Dillmann Tavares
144-156
PDF
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2020.49498
Maracatu rural na proposta pedagógica curricular da Educação Infantil de Nazaré da Mata - PE
Daiane Lopes da Silva, Adlene Silva Arantes
157-172
PDF
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2020.49661
Socialização étnico-racial de crianças na creche de uma comunidade remanescente de quilombolas
Pedro Neto Oliveira de Aquino, Silvia Helena Vieira Cruz
173-185
PDF
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2020.48196
Autodeclaração racial e desdobramentos educacionais na escola estadual General Azevedo Costa
Piedade Lino Videira, Sabrina Silva Penha, Wesley Vaz de Oliveira
186-202
XML
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2020.48594
Evasão e permanência de cotistas e não cotistas raciais no Ensino Técnico
Natalino Neves da Silva, Aline de Carvalho Pereira
203-216
PDF
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2020.49714
Representações sociais de docentes sobre relações étnico-raciais na Educação Básica na Amazônia
Raquel Amorim Santos, Joana d`Darc de Vasconcelos Neves, Morgana da Silva Pereira
217-236
PDF
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2020.49725
Trincheiras Culturais, a Lei 10639/2003 e a Baixada Fluminense: um estudo de caso
Ricardo Dias da Costa, Ahyas Siss, Ana Paula Cerqueira Fernandes
237-249
PDF
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2020.49688
A atuação do movimento negro e as questões raciais no curso de Pedagogia da UFSC
Joana Célia dos Passos, Eduarda Souza Gaudio
250-262
PDF
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2020.49736
Homens negros, futebol e memórias coletivas em Mato Grosso
Vilma Aparecida Pinho, José Tarcísio Grunennvaldt
263-277
PDF
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2020.49716
O Centro Afrocarioca de Cinema como espaço de educabilidade decolonial
Fábio José Paz da Rosa
278-293
PDF
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2020.49739
Cinema negro na educação antirracista: uma possibilidade de reeducação do olhar
Hélio Lucio dos Reis Ventura, Samuel Silva Rodrigues Oliveira, Roberto Borges
294-303
PDF
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2020.50008
Implementação da Lei n. 11.645/2008: uma experiência na formação de professores
Marinês Soratto, Adir Casaro Nascimento
304-316
PDF
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2020.49656
Contribuições dos estudos críticos sobre relações étnico-raciais ao campo da Educação
Débora Cristina de Araujo, Paulo Vinicius Baptista da Silva
317-333
PDF
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2020.49670
Significações sobre a Erer: uma análise de publicações em periódicos da Educação (2015-2019)
Wilma de Nazaré Baía Coelho, Kátia Evangelista Regis, Carlos Aldemir Farias da Silva
334-346
PDF
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2020.49485
Elos
Educação escolar e redes de conhecimento em Moçambique: colonialidades, epistemicídios e questões atuais
Roberto da Costa Joaquim Chaua
347-359
PDF
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2020.49515
Ensaios
A força educativa e emancipatória do Movimento Negro em tempos de fragilidade democrática
Nilma Lino Gomes
360-371
PDF
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2020.49715
Urbanismo africano: 6000 anos construindo cidades (uma introdução ao tema)
Henrique Cunha Junior
371-382
PDF
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2020.48759
Entrevista
"Sou mais ativista, militante da área do que propriamente pesquisadora em Educação": Zélia Amador de Deus e educação antirracista
Lucimar Rosa Dias, Mailsa Passos, Tatiane Cosentino Rodrigues
383-390
PDF
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2020.54396
Artigos de Demanda Contínua
Memórias das experiências de EJA da Universidade Federal de São Carlos e da Universidade de Brasília
Maria Luiza Ferreira Duques, Cláudio Eduardo Félix dos Santos
391-403
PDF
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2020.47631
Formação pedagógica nas Diretrizes Curriculares Nacionais para o curso de Pedagogia: considerações à luz da Teoria da Argumentação
Clara Corrêa Costa, Helenice Maia Gonçalves
404-420
PDF
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2020.49326
(In)visibilidades afectivas: las metodologías artísticas en la investigación narrativa
Francisco Ramallo, Luis Porta
439-454
PDF (Español (España))
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2020.47264
Políticas públicas de leitura e educação escolar: análise da materialização em Anhumas / São Paulo.
Fabiana Sala, Silvio César Nunes Militão
421-438
PDF
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2020.45856
A história de Esmeralda e seus cadernos de receitas
Elza Fagundes da Silva, Alboni Marisa Dudeque Pianovski Vieira
455-468
PDF
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2020.45699
Enviar Submissão
Enviar Submissão
Palavras-chave
Informações
Para Leitores
Para Autores
Para Bibliotecários