Autodeclaração racial e desdobramentos educacionais na escola estadual General Azevedo Costa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2020.48594

Palavras-chave:

Autoafirmação da Identidade Negra, Estudantes do ensino médio, Escola Pública.

Resumo

Este trabalho aborda questões educacionais do processo formativo relativo a autodeclaração racial dos estudantes do ensino médio da Escola Estadual General Azevedo Costa, localizada no município de Macapá-AP. O objetivo desta análise consiste em investigar como os estudantes do ensino médio se autodeclaram do ponto de vista racial. Utilizou-se como metodologia práticas pesquisa qualitativa por meio da aplicação de questionários aos discentes, registros e anotações em atividade de campo, e a pesquisa quantitativa para auxiliar na análise dos dados. Assim, constatou-se que a autodeclaração racial é configurada de maneira complexa pelos discentes, visto que a construção da identidade negra é um processo dificultoso, permeada de tensões, com   implicações formativas e educacionais.


 

Biografia do Autor

Piedade Lino Videira, Universidade Federal do Amapá

Universidade Federal do Amapá, vinculada ao Curso de Pedagogia e ao Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu, Mestrado em Educação/Ppged. Pós-doutoranda em Educação, Linha de Pesquisa: História e Memória da Educação da Universidade Federal do Amapá.

Sabrina Silva Penha, Universidade Federal do Amapá

Graduanda do curso de Relações Internacionais, na Universidade Federal do Amapá.

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Publicado

13-09-2020

Como Citar

VIDEIRA, Piedade Lino; PENHA, Sabrina Silva; OLIVEIRA, Wesley Vaz de. Autodeclaração racial e desdobramentos educacionais na escola estadual General Azevedo Costa. Revista Teias, Rio de Janeiro, v. 21, n. 62, p. 186–202, 2020. DOI: 10.12957/teias.2020.48594. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/48594. Acesso em: 8 dez. 2024.

Edição

Seção

Raça e Cultura