A força educativa e emancipatória do Movimento Negro em tempos de fragilidade democrática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2020.49715

Palavras-chave:

Educação, movimento negro, democracia

Resumo

O Brasil escondeu e guardou o racismo atrás do discurso da democracia racial, da mestiçagem e da diversidade. Porém, nos tempos de acirramento e recrudescimento da extrema direita, da onda neoconservadora e reacionária, esse mesmo racismo tem sido revelado publicamente e sem constrangimentos. Nesse contexto, existe um ator político central no processo de luta antirracista e de reeducação da sociedade, do Estado e da universidade: o movimento negro. Ele é um dos principais protagonistas das lutas por emancipação no decorrer da história política brasileira, a partir do século XX. Nesse processo, o movimento negro tem sido produtor de diferentes formas de saberes emancipatórios que podem nos ajudar a reagir diante do atual contexto de incertezas vivido pela sociedade brasileira. Do conjunto de saberes articulados e sistematizados pelo Movimento Negro um deles se destaca nos tempos de democracia em risco: os saberes da indignação.

Biografia do Autor

Nilma Lino Gomes, Universidade Federal de Minas Gerais

Professora titular emérita da Faculdade de Educação da UFMG. Doutora em Antropologia Social/USP (2002), Pós doutora em Sociologia pela Universidade de Coimbra (2006) e em Educação pela UFSCAR (2017). Foi reitora da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB) (2013-2014) e Ministra das Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos (2015-2016)

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Publicado

13-09-2020

Como Citar

GOMES, Nilma Lino. A força educativa e emancipatória do Movimento Negro em tempos de fragilidade democrática. Revista Teias, Rio de Janeiro, v. 21, n. 62, p. 360–371, 2020. DOI: 10.12957/teias.2020.49715. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/49715. Acesso em: 13 dez. 2024.

Edição

Seção

Ensaios