Implementação da Lei n. 11.645/2008: uma experiência na formação de professores
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2020.49656Palavras-chave:
Lei 11.645/2008, Formação de professores, Culturas e histórias IndígenasResumo
Este estudo tem como objetivo fazer uma reflexão sobre a implementação da lei 11.645/2008, nas instituições de ensino de Campo Grande-MS, por meio de experiência nas formações de professores da educação básica, em específico sobre os conteúdos voltados para o ensino da história e da cultura indígena. Para isso, utilizamos registros dos diálogos produzidos durante as formações de professores, na qual as angústias, certezas e incertezas, conceitos e pré-conceitos, conhecimentos e o não conhecimento, relatados pelos professores, tem nos permitido desprender das narrativas ocidentais e buscar modos outros de ensinar e aprender. No que diz respeito a temática, observa-se a falta conhecimento sobre esses povos, sua história e suas diferenças sociais, culturais e linguísticas, generalizando todos os povos a um único povo. As narrativas curriculares e históricas que, por séculos, ocultaram os povos indígenas da história do Brasil, valorizando apenas os conhecimentos eurocêntricos, contados a partir da colonização, ainda permanecem no imaginário social e cultural da população brasileira. Neste sentido, o desafio está em deslocar-se para outros contextos, os quais estão presentes no cotidiano escolar e, fazer o diálogo no encontro com diferentes sujeitos, sem anular suas diferenças e suas histórias, evidenciando que outros saberes e outros fazeres são possíveis.
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