Implementação da Lei n. 11.645/2008: uma experiência na formação de professores

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2020.49656

Palavras-chave:

Lei 11.645/2008, Formação de professores, Culturas e histórias Indígenas

Resumo

Este estudo tem como objetivo fazer uma reflexão sobre a implementação da lei 11.645/2008, nas instituições de ensino de Campo Grande-MS, por meio de experiência nas formações de professores da educação básica, em específico sobre os conteúdos voltados para o ensino da história e da cultura indígena. Para isso, utilizamos registros dos diálogos produzidos durante as formações de professores, na qual as angústias, certezas e incertezas, conceitos e pré-conceitos, conhecimentos e o não conhecimento, relatados pelos professores, tem nos permitido desprender das narrativas ocidentais e buscar modos outros de ensinar e aprender. No que diz respeito a temática, observa-se a falta conhecimento sobre esses povos, sua história e suas diferenças sociais, culturais e linguísticas, generalizando todos os povos a um único povo. As narrativas curriculares e históricas que, por séculos, ocultaram os povos indígenas da história do Brasil, valorizando apenas os conhecimentos eurocêntricos, contados a partir da colonização, ainda permanecem no imaginário social e cultural da população brasileira. Neste sentido, o desafio está em deslocar-se para outros contextos, os quais estão presentes no cotidiano escolar e, fazer o diálogo no encontro com diferentes sujeitos, sem anular suas diferenças e suas histórias, evidenciando que outros saberes e outros fazeres são possíveis.

 

 

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Publicado

13-09-2020

Como Citar

SORATTO, Marinês; NASCIMENTO, Adir Casaro. Implementação da Lei n. 11.645/2008: uma experiência na formação de professores. Revista Teias, Rio de Janeiro, v. 21, n. 62, p. 304–316, 2020. DOI: 10.12957/teias.2020.49656. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/49656. Acesso em: 8 dez. 2024.

Edição

Seção

Raça e Cultura