Significações sobre a Erer: uma análise de publicações em periódicos da Educação (2015-2019)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2020.49485

Palavras-chave:

Erer, significações, produção científica

Resumo

No Brasil, as significações sobre a Educação para as Relações Étnico-raciais (Erer) ainda carecem de reflexões. Neste artigo, desenvolvemos uma análise de produções científicas sobre o tema. O objetivo é identificar como os artigos publicados em periódicos da Educação entre 2015 e 2019 abordam as significações sobre a Erer nos currículos brasileiros. Ao todo, 23 artigos foram submetidos à técnica de análise de conteúdo de Bardin (2016), às recomendações metodológicas de Lüdke e André (1986) e às concepções teóricas de Silva (2002) e Gomes (2012) sobre a diversidade étnico-cultural. Os resultados sugerem que a Erer continua sendo um tema de estudo relevante, tanto na formação inicial quanto continuada, para uma Educação antirracista que respeite a diversidade étnico-cultural.

Biografia do Autor

Wilma de Nazaré Baía Coelho, UFPA

Doutora em Educação. Professora Doutora do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática (PPGECM), do Programa de Pós-Graduação em Currículo e Gestão da Escola Básica (PPEB)/UFPA e do Doutorado em Educação na Amazônia (EDUCANORTE). Vice Coordenadora do Curso de Doutorado em Educação na Amazônia (EDUCANORTE). Líder do NEAB/GERA – Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Formação de professores e Relações Étnico-raciais.  Bolsista Produtividade do CNPq – Nível 2

Kátia Evangelista Regis, Universidade Federal do Maranhão (UFMA)

Doutora em Educação. Professora Doutora da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) Coordenadora do Curso de Licenciatura Interdisciplinar em Estudos Africanos e Afro-Brasileiros da UFMA.

Carlos Aldemir Farias da Silva, Universidade Federal do Pará (UFPA)

Doutor em Ciências Sociais (Antropologia). Professor Doutor do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática (PPGECM) da Universidade Federal do Pará (UFPA). Integrante do NEAB-GERA – Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Formação de professores e Relações Étnico-raciais.

Downloads

Publicado

13-09-2020

Como Citar

COELHO, Wilma de Nazaré Baía; REGIS, Kátia Evangelista; SILVA, Carlos Aldemir Farias da. Significações sobre a Erer: uma análise de publicações em periódicos da Educação (2015-2019). Revista Teias, Rio de Janeiro, v. 21, n. 62, p. 334–346, 2020. DOI: 10.12957/teias.2020.49485. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/49485. Acesso em: 8 dez. 2024.

Edição

Seção

Raça e Cultura