O problema da introdução das línguas nacionais no sistema educacional formal do Benin: forças e restrições

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2020.49726

Palavras-chave:

Língua, Língua de instrução, Línguas nacionais, Bilinguismo, Multilinguismo

Resumo

No quadro do processo da educação, a língua constitui instrumento, o veículo pelo qual o ensino é transmitido de quem dá para quem recebe. Ela aparece como o meio de comunicação e de conhecimento mais seguro. O objetivo do nosso estudo é de mostrar a importância da introdução das línguas nacionais no sistema de educação formal do beninense. Para atender este objetivo, o estudo combina exclusivamente o método qualitativo com a técnica escolhida e fundamentada a uma amostra aplicada em 18 pessoas incluindo 3 funcionários do Ministério da Educação, 4 funcionários da Direção de Promoção de Idiomas (DPLN), 2 pais de alunos e 2 pessoas de recursos humanos. As técnicas de manutenção, de pesquisa documental, possibilitaram a coleta dos dados. A análise dos resultados levou à conclusão de que quase todos os entrevistados mostraram que a introdução das línguas nacionais no sistema formal de educação do Benim é de importância capital, pois é uma fonte de desenvolvimento em vários níveis, mesmo que seja diante de enormes dificuldades. Como resultado de nosso estudo, foi confirmada a necessidade de introduzir as línguas nacionais no sistema educacional formal beninense e foram feitas propostas para promover essa introdução, considerando o vínculo entre a linguagem como vetor para desenvolvimento e adaptação das realidades endógenas

Biografia do Autor

Julvan Moreira Oliveira, Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)

Doutor e mestre em Educação pela Universidade de São Paulo (USP); Especialista em Ciências Sociais (Antropologia, Sociologia e Política) pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo; Licenciado em Filosofia pela Universidade São Francisco (USF). Professor do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF); Líder do ANIME (Grupo de Pesquisa em Africanidades, Imaginário e Educação), com interesse nos seguintes temas: africanidades, filosofia africana e imaginário afro-brasileiro.

Narcisse Sylvestre Sègla Adjoudeme, Universidade de Abomey-Calavi

Doutorando em Sociologia-Antropologia pela Universidade de Abomey-Calavi, Benin, e doutorando sanduich reverso no Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF); Mestre e Graduado em Ciências e Técnicas das Atividades Socioeducativas pela Universidade de Abomey-Calavi. Tem experiência em realização de projetos socioeducativos de população de localidades vulneráveis. Membro do ANIME (Grupo de Pesquisa em Africanidades, Imaginário e Educação), com interesse nos seguintes temas: Sociologia e Antropologia da Sociedade Africana, Cultura e Educação.

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Publicado

13-09-2020

Como Citar

OLIVEIRA, Julvan Moreira; ADJOUDEME, Narcisse Sylvestre Sègla. O problema da introdução das línguas nacionais no sistema educacional formal do Benin: forças e restrições. Revista Teias, Rio de Janeiro, v. 21, n. 62, p. 50–63, 2020. DOI: 10.12957/teias.2020.49726. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/49726. Acesso em: 8 dez. 2024.

Edição

Seção

Raça e Cultura