Educação das relações étnico raciais: em foco as vivências em uma turma de crianças de quatro anos de idade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2020.49616

Palavras-chave:

educação das relações étnico-raciais, educação infantil, apostilas

Resumo

O presente artigo apresenta análises sobre o tema educação das relações étnico-raciais na educação infantil. Assim, o objetivo foi compreender os aspectos que envolvem a referida temática em uma turma de crianças de quatro anos de idade em um Centro Municipal de Educação Infantil que utiliza apostilas e está localizado no estado do Paraná. Para a coleta de dados, foi realizada observação participante e a partir dos diversos momentos foram elaborados diários de campo, gravação de áudios e registros fotográficos. A partir das análises observamos que os cabelos podem ser apontados como algo relevante nos diálogos e brincadeiras entre as crianças, principalmente entre as meninas. Além disso, é possível afirmar que não há na apostila uma presença expressiva de personagens e conteúdos que contemplem a diversidade étnico-racial e este fato atrelado a necessidade de cumprimento das unidades e dos conteúdos do livro contribuiu para a ausência da realização de trabalhos intencionais a respeito do tema.

Biografia do Autor

Thaís Regina de Carvalho, Universidade Federal de Goiás

Formada em pedagogia pela Universidade do Estado de Santa Catarina. Mestrado e doutorado em educação pela Universidade Federal do Paraná. Professora do curso de pedagogia na Faculdade de educação da Universidade Federal de Goiás.

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Publicado

13-09-2020

Como Citar

CARVALHO, Thaís Regina de. Educação das relações étnico raciais: em foco as vivências em uma turma de crianças de quatro anos de idade. Revista Teias, Rio de Janeiro, v. 21, n. 62, p. 78–91, 2020. DOI: 10.12957/teias.2020.49616. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/49616. Acesso em: 7 dez. 2024.

Edição

Seção

Raça e Cultura