Urbanismo africano: 6000 anos construindo cidades (uma introdução ao tema)
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2020.48759Palavras-chave:
, Urbanismo africano, Historia e cultura africana, Ensino de urbanismo, engenharia e sociedade, Pan-africanismo e educação.Resumo
: O desenvolvimento do referencial conceitual da disciplina de “Urbanismo africano: 6000 anos construindo cidade” foi desenvolvido em pesquisas nos últimos 10 anos e a disciplina foi oferecida em alguns programas de pós-graduação nas áreas de ensino de Engenharia e Sociedade do NIDES-UFRJ e da arquitetura e urbanismo da UFBA. O artigo é sobre o desenvolvimento referencial conceitual do urbanismo com base na perspectiva da historia e cultura africana e do Pan-africanismo. Trata de uma abordagem considerada por nós original no campo do ensino de urbanismo, de caráter transdisciplinar, para as áreas de engenharia e sociedade, geografia urbana e arquitetura e urbanismo. O ensino da relação entre engenharia e sociedade é um campo relativamente novo abrange as relações sociais, compreendendo as relações etno-raciais, as culturas e as tecnologias. O urbanismo e a arquitetura são campos do conhecimento na interface sociedade e tecnologias construtivas, sendo que ao longo do século passado produziram uma visão eurocêntrica e um pensamento racista sobre o continente africano. A perspectiva do ensino do urbanismo com base na historia e cultura africana constitui uma inovação em ensino, faz parte do combate teórico-conceitual ao eurocentrismo. Neste artigo apresentamos o desenvolvimento das bases conceituais dessa disciplina.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do/a autor/a, resguardando-se os direitos de primeira publicação para a Revista Teias. Sendo esta Revista de acesso público, todos os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais, desde que citada a fonte, quando utilizados os artigos em parte ou no todo.