A história de Esmeralda e seus cadernos de receitas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2020.45699

Palavras-chave:

História Cultural, História de vida, Caderno de receitas.

Resumo

O artigo, na perspectiva da História Cultural, analisa os cadernos de receitas como fontes documentais e como peças importantes do acervo familiar e cultural por sua representatividade na memória e na transmissão de saberes entre gerações. Trata da história de vida deN.L.M, neste artigo chamada de Esmeralda, nascida e criada no interior do estado do Paraná, Brasil. A pesquisa é bibliográfica, documental e de campo. Os cadernos de receitas são testemunhos de uma época, tratam de uma forma de vida centrada na família, na medida em que pretendem sistematizar a vivência alimentar desse grupo. Suaanálise revela não apenas aspectos relativos à autora, como emoções, lembranças e tradições familiares, mas também vestígios sobre o que privilegiava a educação feminina da época.

Biografia do Autor

Elza Fagundes da Silva, PUCPR

Dutoranda em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do paraná. Mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Brasil(2015)
grupo de pesquisa da Pontifícia Universidade Católica do Paraná , Brasil

Alboni Marisa Dudeque Pianovski Vieira, PUCPR

Doutora e Mestre em Educação, Mestre em Gestão de Instituições de Educação Superior, Licenciada em Pedagogia, e Bacharel em Direito. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado e Doutorado) da Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Editora da Revista Diálogo Educacional – PUCPR.

Downloads

Publicado

13-09-2020

Como Citar

Silva, E. F. da, & Dudeque Pianovski Vieira, A. M. (2020). A história de Esmeralda e seus cadernos de receitas. Revista Teias, 21(62), 455–468. https://doi.org/10.12957/teias.2020.45699

Edição

Seção

Artigos de Demanda Contínua