Memórias das experiências de EJA da Universidade Federal de São Carlos e da Universidade de Brasília

Autores

  • Maria Luiza Ferreira Duques Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia- UESB https://orcid.org/0000-0002-9949-5183
  • Cláudio Eduardo Félix dos Santos Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia- UESB

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2020.47631

Palavras-chave:

Educação de Jovens e Adultos, Memórias, Universidades.

Resumo

Este estudo enfoca propostas de EJA desenvolvidas em universidades brasileiras na década de 1980 e objetiva analisar, mediante as memórias de educadores, as concepções formativas presentes nas propostas desenvolvidas na Universidade Federal de São Carlos-UFSCar e na Universidade de Brasília-UnB. O estudo estabelece uma aproximação com o método materialista histórico. Os resultados apontam o desenvolvimento, por parte das propostas, de uma concepção formativa específica para a EJA. As propostas pautaram numa ação de luta e resistência no campo dos direitos, funcionando como espaços indutores de transformação das realidades sociais. As memórias dos educadores revelaram o alcance que as propostas possuem tanto para as universidades quanto para a reconfiguração da EJA no Brasil.

Biografia do Autor

Maria Luiza Ferreira Duques, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia- UESB

Doutoranda em Memória: Linguagem e Sociedade pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia- UESB. Mestra em Educação pela Universidade do Estado da Bahia-UNEB/Campus I. Especialista em Psicopedagogia Institucional e Clínica pela Faculdade de Guanambi-FG; Especialista em Educação a Distância pela Universidade do Estado da Bahia-UNEB/Polo Brumado; Especialista em Gestão Educacional pela Faculdade Hélio Rocha e em Práticas Docentes Interdisciplinares pela Universidade do Estado da Bahia-UNEB/Campus VI. Graduada em Pedagogia Docência e Gestão de Processos Educativos pela Universidade do Estado da Bahia (2009). Faz parte do Grupo de Pesquisa em Gestão, Organização e Políticas Públicas em Educação e do Grupo de Pesquisa em Educação, Religião, Cultura e Saúde - GEPERCS. Desenvolve pesquisas sobre: Memória; Educação de Jovens e Adultos; Educação Popular; Formação Docente; e Gestão.

Cláudio Eduardo Félix dos Santos, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia- UESB

Graduação em historia pela Universidade de Pernambuco (1998), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco (2004) e doutorado em Educação pela Universidade Federal da Bahia (2011). Atualmente é professor adjunto na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia ( UESB) onde leciona nas licenciaturas e no Programa de Pós-Graduação em Memória: linguagem e sociedade. É Pesquisador do Museu Pedagógico: Grupo de Pesquisa Estudos marxistas em memória e história da educação e da cultura (UESB) e do Grupo de Estudos Marxistas em Educação (UNESP). Visando a contribuir com o desenvolvimento da Pedagogia Histórico-Crítica, participa de estudos e orienta pesquisas no campo da memória e da história das ideias e experiências educacionais e da cultura no campo da esquerda; bem como da história das políticas educacionais no Brasil.

Downloads

Publicado

13-09-2020

Como Citar

FERREIRA DUQUES, Maria Luiza; FÉLIX DOS SANTOS, Cláudio Eduardo. Memórias das experiências de EJA da Universidade Federal de São Carlos e da Universidade de Brasília. Revista Teias, Rio de Janeiro, v. 21, n. 62, p. 391–403, 2020. DOI: 10.12957/teias.2020.47631. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/47631. Acesso em: 8 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos de Demanda Contínua