Formação de professores e racismo: Para onde vamos?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2020.49740

Palavras-chave:

Formação de professores, Racismo, Discriminação racial, Currículo.

Resumo

 

Escrever sobre racismo nos dias atuais é trazer à tona fatos do cotidiano que apontam para o debate sobre a questão racial no Brasil. A proposta dessa escrita baseia-se no reconhecimento de que o racismo está presente também na formação de professores e de um modo geral, muitos preconceitos concebidos e introjetados ao longo da vida social estão no espaço escolar de forma explícita, ou ainda, de forma camuflada. Pensar a formação de professores como um espaço de discussão das relações raciais é possível? Na sociedade brasileira o racismo se efetiva de diversas formas e o racismo se dá não apenas pelas questões culturais, mas também com relação aos aspectos físicos observáveis no corpo do/a negro/a. Dentro deste cenário apresentado, este artigo dará maior destaque a educação que acontece no interior da escola, pois há tempos recai sobre ela uma aposta para a emancipação e garantia de melhores condições de vida para a população negra.

Biografia do Autor

Rejane Lucia Amarante de Macedo, Universidade Federal Fluminense - UFF

Doutoranda em Educação (UFF); Professora Mestra em Educação - UERJ; Pedagoga (UERJ), Professora dos Anos Iniciais e Orientadora Educacional; Área de Educação Especial e Inclusiva. Educação para as Relações Étnico-raciais; Políticas Públicas, Direitos e Desigualdades.

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Publicado

13-09-2020

Como Citar

MACEDO, Rejane Lucia Amarante de. Formação de professores e racismo: Para onde vamos?. Revista Teias, Rio de Janeiro, v. 21, n. 62, p. 106–115, 2020. DOI: 10.12957/teias.2020.49740. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/49740. Acesso em: 8 dez. 2024.

Edição

Seção

Raça e Cultura