O Centro Afrocarioca de Cinema como espaço de educabilidade decolonial
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2020.49739Palavras-chave:
Centro afrocarioca de cinema, Movimento negro, Pedagogia decolonial, ancestralidade, currículo.Resumo
O presente artigo tem o objetivo de analisar o Centro afrocarioca de cinema, inserido enquanto expressividade do Movimento negro, no qual as questões raciais e culturais têm na sétima arte a linguagem articuladora com a literatura, a dança, a música e o teatro. Entendemos esse espaço fundamentado em uma Pedagogia decolonial ao qual o fundador Zózimo Bulbul e seus pares constroem perspectivas fundamentais para repensar o currículo da formação docente e da escola básica em consonância com a Lei 10.639/2003. Dessa forma, compreendemos a necessidade dos professores terem por referência os conhecimentos produzidos por artistas e intelectuais negros ao evidenciarem a indissociabilidade da ancestralidade, da oralidade e das diferentes linguagens artísticas com vistas à produção de novas imagens cinematográficas.Downloads
Publicado
13-09-2020
Como Citar
ROSA, Fábio José Paz da. O Centro Afrocarioca de Cinema como espaço de educabilidade decolonial. Revista Teias, Rio de Janeiro, v. 21, n. 62, p. 278–293, 2020. DOI: 10.12957/teias.2020.49739. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/49739. Acesso em: 8 dez. 2024.
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