Trincheiras Culturais, a Lei 10639/2003 e a Baixada Fluminense: um estudo de caso

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2020.49688

Palavras-chave:

NEABI, Lei 10639/2003, Educação antirracista. Formação Docente

Resumo

Os Núcleos de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas têm se constituído como espaço de protagonismo nas instituições de ensino superior do país em favor da implementação das Leis 10.639/2003, 11.645/2008 e das Diretrizes Curriculares no campo da Educação. Eles desempenham a tarefa da proposição de estudos voltados para a construção do entendimento da luta antirracista como compromisso sócio-político que precisa ser difundido. O artigo apresenta os caminhos trilhados pelo NEABI da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro no tocante ao universo de suas ações de formação docente. As reflexões retomadas revalidam o entendimento de que uma educação de bases antirracistas implica na crítica ao mito da democracia racial assim como na compreensão dos mecanismos de exclusão que recaem sobre a população negra ampliando o reconhecimento do caráter inter/multicultural da sociedade brasileira.     

Biografia do Autor

Ricardo Dias da Costa, UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO

Professor Adjunto II do curso de Turismo da UFRRJ. Doutor em Educação. Coordenador do Laboratório de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (Leafro-Neabi-UFRRJ). Pesquisador do Observatório das Políticas de Democratização de Acesso e Permanência na Educação Superior (OPAA/UFRRJ), do Grupo de Pesquisa Educação e Relações Étnico-Raciais (Gpesurer) e do Núcleo de Estudos e Pesquisa em Turismo (NEPET).

Ahyas Siss, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Pós-doutor em Antropologia Social. Professor/Pesquisador do PPGEduc/UFRRJ/Mestrado e Doutorado em Educação. Líder do Gpesurer -   http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/1649

Ana Paula Cerqueira Fernandes, Universidade Estácio de Sá

Professora Auxiliar I no curso de Pedagogia da Universidade Estácio de Sá, docente de História da rede pública de Educação do Estado do Rio de Janeiro. Doutora em Educação. Membro do Grupo de Pesquisa em Políticas Públicas, Movimentos Sociais e Culturas.

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Publicado

13-09-2020

Como Citar

COSTA, Ricardo Dias da; SISS, Ahyas; FERNANDES, Ana Paula Cerqueira. Trincheiras Culturais, a Lei 10639/2003 e a Baixada Fluminense: um estudo de caso. Revista Teias, Rio de Janeiro, v. 21, n. 62, p. 237–249, 2020. DOI: 10.12957/teias.2020.49688. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/49688. Acesso em: 8 dez. 2024.

Edição

Seção

Raça e Cultura

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