Maracatu rural na proposta pedagógica curricular da Educação Infantil de Nazaré da Mata - PE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2020.49661

Palavras-chave:

Políticas Curriculares, Relações Étnico-Raciais, Educação Infantil.

Resumo

Investigamos como as políticas curriculares da Educação Infantil no município de Nazaré da Mata-PE atendem as orientações das legislações em vigor no âmbito das relações étnico-raciais. O estudo de cunho qualitativo utilizou a entrevista semiestruturada, a análise documental e o Grupo Reflexivo. Todas as questões éticas foram atendidas. Percebemos que a temática história e cultura afro-brasileira e africana ainda são trabalhadas de maneira tímida como afirmaram os participantes da pesquisa, mesmo o maracatu estando presente na proposta curricular para a educação Infantil do município. As docentes compreenderem a necessidade de intensificar práticas antirracistas para assim contribuírem com a formação de sujeitos conscientes de sua identidade cultural, étnica e racial.

Biografia do Autor

Daiane Lopes da Silva, Universidade de Pernambuco - Campus Mata Norte

Mestra em Educação (PPGE) pela Universidade de Pernambuco Campus Mata Norte (2017 - 2019), na linha de Política e Gestão Educacional. Formada em Pedagogia também pela Universidade de Pernambuco Campus Mata Norte (2013 – 2016). Assistente de Recursos Humanos pelo o Instituto Tecnológico Brasileiro (2018).

Adlene Silva Arantes, Universidade de Pernambuco - Campus Mata Norte

Doutora em Educação pela Universidade Federal da Paraíba - UFPB (2014). Mestra em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco (2005) e Graduada em Pedagogia também pela Universidade Federal de Pernambuco (2002). É Vice- coordenadora do Programa de Pós-Graduação PPGE- Mestrado Profissional de Educação e coordenadora do Curso de Pedagogia do Plano Nacional de Formação de professores da Educação Básica (PARFOR)/UPE/Mata Norte. Lidera o Grupo de Estudos Étnico- racial e Ambiental- GERA. É pesquisadora dos grupos de pesquisa: do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Cultura Escrita - UFMG e do Centro de Pesquisa em História da Educação - GEPHE- UFMG.

Downloads

Publicado

13-09-2020

Como Citar

SILVA, Daiane Lopes da; ARANTES, Adlene Silva. Maracatu rural na proposta pedagógica curricular da Educação Infantil de Nazaré da Mata - PE. Revista Teias, Rio de Janeiro, v. 21, n. 62, p. 157–172, 2020. DOI: 10.12957/teias.2020.49661. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/49661. Acesso em: 7 dez. 2024.

Edição

Seção

Raça e Cultura