Revista Interinstitucional Artes de Educar

A Revista Interinstitucional Artes de Educar - RIAE - é uma publicação científica on line, de acesso livre, mantida pelos Programas de Pós-graduação em Educação das seguintes Instituições de Ensino Superior: Universidade do Estado do Rio de Janeiro/Faculdade de Formação de Professores  (UERJ/FFP); Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ/IM-IE) e Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Tem como missão alimentar a arte de pensarpraticar a educação, entrelaçando movimentos éticos, estéticos e políticos.

e-ISSN: 2359-6856 | Ano de criação: 2015 | Área do conhecimento: Educação | Qualis: A4 em Educação


A Revista Interinstitucional Artes de Educar é uma realização dos Programas de Pós-graduação em Educação da UERJ/FFP, da UFRRJ/IM-IE e da UNIRIO.

Notícias

 

Chamada de trabalhos Dossiê: Didática e Formação de professores no enfrentamento das contrarreformas neoliberais

 
Didática e Formação de professores no enfrentamento das contrarreformas neoliberais
Objetivo do dossiê:
A Didática, desde 1982, no Seminário Didática em Questão na PUC-Rio, já questionava a perspectiva instrumental do processo de ensino e, consequentemente na formação de professores em contexto de redemocratização do Brasil. Atualmente, percebe-se um retrocesso em muitas conquistas na área da Didática e de formação de professores com políticas educativas que buscam padronizar o que e como ensinar nas escolas e universidades como por exemplo, a BNCC, Resolução de Formação de professores (2019), dentre outras.
Nesse dossiê especial, pretende-se trazer para discussão pesquisas e relatos de experiências que discutam a relação entre a Didática e a formação de professores no contexto das reformas neoliberais em uma sociedade marcada pelos retrocessos nas conquistas de direitos, na defesa das diferenças e na transformação e reconstrução do estado democrático de direito em nosso país.
Queremos socializar textos que tenham como foco a Didática nos cursos de licenciatura e seus desdobramentos na formação inicial e contínua de professores. Que professores estamos formando? Quais questões fundantes envolvem a atividade docente, tais como: para que ensinar? O que ensinar? Como ensinar? Para quem ensinar? Em quais condições?
Envie sua pesquisa ou relato de experiência até 31 de maio de 2023.


Número de artigos: 15 a  20 artigos de pesquisa e 5 a 10 relatos de experiências e 3 resenhas de livros lançados no ENDIPE
Condições de submissões: Os artigos precisam atender as normas da RIAE, assim como, passarão por avaliação de pareceristas.
 
Publicado: 2022-12-14 Mais...
 
Outras notícias...

v. 8, n. 3: DOSSIÊ: EDUCAÇÃO ESPECIAL NUMA PERSPECTIVA INCLUSIVA, ACESSIBILIDADE E INOVAÇÃO TECNOLÓGICA


Capa da revista