Sobre la revista

La Revista Interinstitucional Artes de Educar (RIAE) es una publicación científica digital, con acceso libre, gratuita, editada por los Programas de Postgrado en Educación de las siguientes Instituciones de Enseñanza Superior: Universidade do Estado do Rio de Janeiro/Faculdade de Formação de Professores (UERJ/FFP); Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro/Instituto Multidisciplinar-Instituto de Educação (UFRRJ/IM-IE) y Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Tiene como misión promover el arte de pensarpracticar la educación por medio del entrelazamiento de movimientos éticos, estéticos y políticos.

e-ISSN: 2359-6856 | Año de creación: 2015 | Área del conocimiento: Educación | Qualis: A4 (Enseñanza); A4 (Educación)

Avisos

Número actual

Vol. 11 Núm. 3 (2025): Formação Docente, Educação Infantil e Arte: Mobilizar Sentidos, Desvelar Belezas
					Ver Vol. 11 Núm. 3 (2025): Formação Docente, Educação Infantil e Arte: Mobilizar Sentidos, Desvelar Belezas
Publicado: 2025-11-14
  • EXPEDIENTE

    1-3
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2025.95180
  • EDITORIAL

    Luciana Esmeralda Ostetto, Adrianne Ogêda Guedes, Luciane Germano Goldberg
    4-6
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2025.95181
  • PENSAR-FAZER FORMAÇÃO DOCENTE E EDUCAÇÃO INFANTIL: CULTIVANDO BELEZAS, REFINANDO SENTIDOS

    Luciana Esmeralda Ostetto, Adrianne Ogêda Guedes, Luciane Germano Goldberg
    7-21
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2025.95182

dossiê: Formação docente, educação infantil e arte: mobilizar sentidos, desvelar belezas

  • FORMAR EDUCADORES PARA A PRIMEIRA INFÂNCIA ATRAVÉS DAS LINGUAGENS ARTÍSTICAS E EXPRESSIVAS. UMA EXPERIÊNCIA NA UNIVERSIDADE DE PALERMO

    Elena Mignosi
    22-45
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2025.94597
  • FORMAÇÃO ESTÉTICA E DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA ANÁLISE DA PRODUÇÃO DO CÍRCULO DE ESTUDO E PESQUISA FIAR

    José Firmino de Oliveira Neto, Carla Andréa Corrêa, Daiane Francisco de Medeiros
    46-67
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2025.94411
  • FRESTAS PARA (RE)ENCANTAR CORPOS D[IS/O]CENTES: POR UMA EDUCAÇÃO QUE LECIONE ANDORINHAS

    Michelle Dantas Ferreira, Adrianne Ogêda Guedes, Edilane Oliveira da Silva
    68-84
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2025.94710
  • REPERTORIOS CULTURALES EN LA TEJIDA ENSEÑANZA EN LA EDUCACIÓN INFANTIL

    Lizyane Francisca Silva dos Santos Locatelli, Monica Fantin
    85-108
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2025.94125
  • EXPERIÊNCIA E FORMAÇÃO ESTÉTICA COMO ESCOLHAS DE INCURSÃO AO CAMPO DE PESQUISA

    Ana Cláudia Oliveira Freitas, Fabiana Souto Lima Vidal
    109-128
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2025.94113
  • O QUE PODE A EDUCAÇÃO INFANTIL APRENDER COM ARNO STERN SOBRE ARTE NA PRIMEIRA INFÂNCIA?

    Luciane Germano Goldberg
    129-152
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2025.94535
  • ESCOLINHA DE ARTE DO BRASIL E REGGIO EMILIA: FIOS HISTÓRICOS E CONCEITUAIS PARA PENSAR A ARTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL

    Xênia Froes da Motta, Luciana Esmeralda Ostetto
    153-171
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2025.93749
  • MESA DE CHISMES ESCONDIDOS

    MIRIAN CELESTE FERREIRA DIAS MARTINS, Renata Queiroz de Moraes Americano
    172-185
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2025.94561
  • DANDARA PRESENTE! NARRATIVAS TEATRAIS ANTIRRACISTAS NA FORMAÇÃO DO EDUCADOR INFANTIL

    Alexandre Santiago da Costa, Jakeline Alencar Andrade
    186-202
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2025.94554
  • VASCULHAR A MEMÓRIA, ANDAR PELO CÉU, SONHAR COM AS MÃOS: ALIANDO CRIAÇÃO, INFÂNCIA E FORMAÇÃO DOCENTE

    Priscilla Menezes de Faria, Raíssa Cortat, Virna da Silva Bemvenuto
    203-221
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2025.94424
  • FEITURAS DE ENCANTAMENTOS NA DIMENSÃO TRANSFORMADORA DOS ARTISTAS E BRINCANTES

    WALDIMIR RODRIGUES VIANA, M´´ÁRCIA MARIA STRAZZACAPPA HERNANDEZ
    222-240
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2025.94379
  • MÚSICA, INFÂNCIA E EDUCAÇÃO: O CORPO, A VOZ E A ESCUTA COMO DISPOSITIVOS DO SENSÍVEL

    Wasti Silvério Ciszevski Henriques, Adrianne Ogêda Guedes, Maria Clara de Lima Santiago Camões
    241-259
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2025.94708
  • O OLHAR TEM VERTIGENS: A MEDIAÇÃO ARTÍSTICA E CULTURAL NA ESCUTA DO EU-COLETIVO

    Adriana de Freitas Pardal
    260-274
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2025.93356
  • ATRAVESSAR TERRITÓRIOS DEMARCADOS: SOBRE A DOCÊNCIA COM CRIANÇAS, QUE HISTÓRIAS AS PROFESSORAS PEDAGOGAS CONTAM AO PROFESSOR DE ARTES VISUAIS?

    Henrique Lima Assis
    275-295
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2025.94271

Entrevistas

Relatos de experiências

Resenhas

  • SOBRE FORMAÇÃO ESTÉTICA DOCENTE: POÉTICAS (CON)FIADAS NA PESQUISA,NO ENSINO E NA EXTENSÃO

    José Firmino de Oliveira Neto
    394-402
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2025.95027

Demanda contínua

Ver todos los números