Revista Interinstitucional Artes de Educar

A Revista Interinstitucional Artes de Educar - RIAE - é uma publicação científica on line, de acesso livre, mantida pelos Programas de Pós-graduação em Educação das seguintes Instituições de Ensino Superior: Universidade do Estado do Rio de Janeiro/Faculdade de Formação de Professores  (UERJ/FFP); Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ/IM-IE) e Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Tem como missão alimentar a arte de pensarpraticar a educação, entrelaçando movimentos éticos, estéticos e políticos.

e-ISSN: 2359-6856 | Ano de criação: 2015 | Área do conhecimento: Educação | Qualis: B3 (Ensino); B1 (Educação)


A Revista Interinstitucional Artes de Educar é uma realização dos Programas de Pós-graduação em Educação da UERJ/FFP, da UFRRJ/IM-IE e da UNIRIO.

Notícias

 

CHAMADA PARA SUBMISSÃO DE TRABALHOS

 

A Revista Interinstitucional Artes de Educar - RIAE - publicação científica online mantida pelos Programas de Pós-graduação em Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro/Faculdade de Formação de Professores  (UERJ/FFP); Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ/IM-IE) e Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) -  divulga chamada de artigos para o Dossiê Temático: “Dossiê temático: Educação: Corpo em movimento”, organizado pelas Professoras  Adrianne Ogêda, Léa Tiriba e Lívia Lage.

 

O corpo é um campo privilegiado das relações de poder que dizem respeito a distintas formas de compreender a existência incorporada. Essas relações se apresentam múltiplas nos diversos contextos culturais e sociais. As necessidades/ a construção do corpo se ajustam e modelam a partir dessa cultura, desses contextos e relações. Numa sociedade escolarizada, as instituições educativas tradicionalmente têm se constituído como espaços e tempos que zelam pelo controle funcional do uso do corpo, naturalizando a vida que transcorre em ambientes áridos, ritmos maquínicos, alheios às  manifestações expressivas/sensíveis do mesmo.   Nessa perspectiva, aprender e ensinar parecem ser dimensões que requerem uma razão que prescindem da participação dos corpos e das experiências sensíveis. Numa outra direção, documentos oficiais que versam sobre as perspectivas para a formação de crianças (nos vários segmentos educacionais) e de professores, destacam a dimensão estética, as experiências com as múltiplas linguagens e a corporeidade como elementos a serem considerados nos projetos e práticas pedagógicas. Interessa-nos nesse dossiê tensionar essas direções e ampliar as discussões que põem em diálogo  distintas matrizes epistemológicas que investigam o corpo, relacionando-os com o campo da educação.

 

Desse modo interessa-nos discutir como em nosso tempo os distintos conceitos que tematizam o corpo se vinculam ao conjunto de práticas por meio das quais de modo mais efetivo aprendemos a ser sujeitos; como nos ensinam a ser sujeitos corporais. Ao colocarmos Corpo e Educação juntos, esse Dossiê está aberto a enfoques transdisciplinares que possam trazer olhares distintos, de campos diferentes, para pensarmos esse cruzamento. Serão aceitas pesquisas finalizadas ou em andamento, relatos de experiências e resenhas sobre livros voltados para o tema em foco.

 

 

 

As contribuições devem ser submetidas até 15 de setembro de 2019.

 

 

 

As orientações para submissão de artigos podem ser acessadas no endereço eletrônico da Revista: http://www.e-publicacoes.uerj.br

 

 As contribuições devem ser submetidas até 15 de setembro de 2019.

 

 

 

As orientações para submissão de artigos podem ser acessadas no endereço eletrônico da Revista: http://www.e-publicacoes.uerj.br

 
Publicado: 2019-07-11 Mais...
 
Outras notícias...

v. 5, n. 1 (2019): GÊNERO, SEXUALIDADES E EDUCAÇÃO EM SISTEMAS DE PRIVAÇÃO DE LIBERDADE


Capa da revista