Revista Interinstitucional Artes de Educar

A Revista Interinstitucional Artes de Educar - RIAE - é uma publicação científica on line, de acesso livre, mantida pelos Programas de Pós-graduação em Educação das seguintes Instituições de Ensino Superior: Universidade do Estado do Rio de Janeiro/Faculdade de Formação de Professores  (UERJ/FFP); Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ/IM-IE) e Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Tem como missão alimentar a arte de pensarpraticar a educação, entrelaçando movimentos éticos, estéticos e políticos.

e-ISSN: 2359-6856 | Ano de criação: 2015 | Área do conhecimento: Educação | Qualis: B3 (Ensino); B1 (Educação)


A Revista Interinstitucional Artes de Educar é uma realização dos Programas de Pós-graduação em Educação da UERJ/FFP, da UFRRJ/IM-IE e da UNIRIO.

Notícias

 

Chamada para submissão - Dossiê Processos formativos na docência de professores (as) que ensinam matemática na Educação Infantil e/ou nos anos iniciais do Ensino Fundamental

 

Esse dossiê pretende discutir as questões em torno dos processos formativos da docência de professoras (es) que ensinam Matemática na Educação Infantil e/ou nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Em geral, professoras (es) oriundas (os) da Licenciatura em Pedagogia – consideradas (os) polivalentes, por atuarem nas diferentes áreas do conhecimento, nessas etapas da escolaridade.

Com isso, é suposto que ao término da licenciatura as/os professoras/es possam exercer sua função profissional, qual seja a de ensinar, dentre as áreas de conhecimento, Matemática aos estudantes na Educação Infantil e nos anos iniciais. No entanto, as pesquisas apontam que tais docentes não se sentem preparados para atuarem nesses segmentos, porque os cursos de Licenciatura em Pedagogia possuem, comumente, uma carga horária reduzida para essa área específica de conhecimento. Se, por um lado, a licenciatura não consegue proporcionar uma formação profissional desejada para atuação da docente; por outro lado, a formação do docente não pode esgotar-se na formação inicial.

Ela é sim, o início de um percurso formativo e, como percurso, a formação precisa ser contínua, ao longo de toda a docência.

Esse dossiê visa focar no debate dos processos formativos da docência, problematizando as seguintes questões: O que as pesquisas têm apontado sobre as formações continuada com professoras (es) que ensinam matemática na Educação Infantil e/ou nos anos iniciais do Ensino Fundamental? Quais as características de formações que se contrapõem as propostas tecnicistas que se limitam a “treinar”, “reproduzir” conteúdos determinados? Quais avanços e proposições de formações colaborativas, comunidades de prática e/ou outras formas de organização?

Pretendemos então, que sejam encaminhadas para a RIAE abordagens propositivas que discutam a formação continuada de professoras que ensinam matemática na educação infantil e/ou nos anos iniciais trazendo dados de pesquisa, artigos teóricos, ensaios e relatos de experiências.

Organização das professoras: Vania Leite (FFP/UERJ), Ana Virginia Luna (NEEMFS/UEFS) e Vera Merlini (Repare/UESC)

 

Acesso o link: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/riae

 

Submissões até o dia 30/9/2022

 
Publicado: 2022-07-01 Mais...
 
Outras notícias...

v. 8, n. 1 (2022): Por uma pedagogia macunaímica: infâncias, estudos decoloniais e resistências plurais na contemporaneidade


Capa da revista