Sobre a Revista

A Revista Interinstitucional Artes de Educar - RIAE - é uma publicação científica on line, de acesso livre, mantida pelos Programas de Pós-graduação em Educação das seguintes Instituições de Ensino Superior: Universidade do Estado do Rio de Janeiro/Faculdade de Formação de Professores  (UERJ/FFP); Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ/IM-IE) e Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Tem como missão alimentar a arte de pensarpraticar a educação, entrelaçando movimentos éticos, estéticos e políticos.

e-ISSN: 2359-6856 | Ano de criação: 2015 | Área do conhecimento: Educação | Qualis: A4 (Educação); A4 (Ensino)

Anúncios

Edição Atual

v. 10 (2024): 20 anos da Lei 10.639: Conversas Curriculares Entre Saberes, Práticas e Políticas Antirracistas II
					Visualizar v. 10 (2024): 20 anos da Lei 10.639: Conversas Curriculares Entre Saberes, Práticas e Políticas Antirracistas II

Buscamos neste Dossiê, agora com um segundo volume, colocar em conversação diferentes criações tecidas a partir da implementação da Lei 10.639, vislumbrando compor uma constelação de artigos que orientem para outros possíveis, referenciados por e referenciando epistemologias negras. Nos cotidianos escolares e para além deles, muitas são as redes de sujeitos que se desafiam na construção de modos outros de ser, estar, se relacionar, educar e viver, os quais afirmam a negritude como potência de existência, como força e riqueza ancestrais afirmativas do povo negro.

Em breve será atualizado com mais artigos, uma entrevista e mais resumos na apresentação.

Agradecimento especial aos organizadores Allan Rodrigues (UFRJ/UNESA), Patrícia Baroni (UFRJ) e Rafael Honorato (UEPB) e ao artista Marcus Paulo Pacheco (UERJ) pelo design da capa do Dossiê.

Publicado: 09-01-2024
  • Editorial

    Rafael Ferreira de Souza Honorato, Patrícia Raquel Baroni, Allan de Carvalho Rodrigues
    5-6
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2024.81223
  • 20 ANOS DA LEI 10.639: POR UMA EDUCAÇÃO/VIDA ANTIRRACISTA

    Allan Ferreira de Souza Honorato, Rafael Ferreira de Souza Honorato, Patrícia Raquel Baroni
    7-18
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2024.81224

DOSSIÊ - 20 ANOS DA LEI 10.639: CONVERSAS CURRICULARES ENTRE SABERES, PRÁTICAS E POLÍTICAS ANTIRRACISTAS

  • A LEI 10.639/03 E A AUSÊNCIA DA EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NO CURRÍCULO DA EDUCAÇÃO INFANTIL

    Rayra Sarmento Ferreira Subtil, Larissa Ferreira Rodrigues Gomes
    19-32
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2024.73798
  • PROJETOS DE FORMAÇÃO ANTIRRACISTA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

    Suzi Alves Silva, Ivanderson Pereira da Silva, Maria Betânia Gomes da Silva Brito
    33-44
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2024.72989
  • BATUQUE DE UMBIGADA - OS DESAFIOS DE UMA EDUCAÇÃO INFANTIL ANTIRRACISTA

    Fernanda Ferreira de Oliveira
    45-60
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2024.73778
  • DIDÁTICA E EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA: CONTRIBUIÇÕES DA CURADORIA DOCENTE PARA A APLICAÇÃO DA LEI 10639/03

    Lara Rodrigues Pereira, Jilvania Lima dos Santos Bazzo
    61-74
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2024.73765
  • EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS E A FORMAÇÃO DOS PROFESSORES: CURRÍCULO DO CURSO DE PEDAGOGIA DA UEL – 2010/2017/2019

    Marleide Rodrigues da Silva Perrude, Gabriela Paula Santos, Simone Burioli
    75-93
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2024.73809
  • NARRATIVAS DOCENTES ALFABETIZADORAS: MARCAS DE UM CURRÍCULO EM PROCESSO DE (RE)CONSTRUÇÃO

    Patricia Raquel Baroni, André Luis de Abreu Oliveira, Raquel Falcão
    94-104
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2024.74383
  • O ESTADO E A PROMOÇÃO DA IGUALDADE RACIAL: CAMINHOS DA LEI 10639/2003

    Marilane de Souza Bhering, Valter Machado da Fonseca, Thiago Henrique Mota Silva
    105-121
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2024.72854
  • O ENSINO DE CIÊNCIAS E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DOS ANOS INICIAS PARA EDUCAR PARA AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS

    Rafael Casaes de Brito, Benedito Gonçalves Eugênio
    122-142
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2024.72090
  • A FORMAÇÃO DOCENTE EM CIÊNCIAS NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS: UMA REVISÃO DA LITERATURA

    Iago Vilaça de Carvalho, Brenda Iolanda Silva do Nascimento, Fernanda Antunes Gomes da Costa
    143-161
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2024.73820
  • IDENTIDADE TEXTUAL E LITERATURA NEGRO-BRASILEIRA: PROCESSOS DE FORMAÇÃO DE LEITORES LITERÁRIOS E ESCRITORES E A LEI 10.639/03

    Renata de Oliveira Batista Rodrigues
    162-176
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2024.73589
  • A DISCIPLINA DE SOCIOLOGIA NO ESPAÇO ESCOLAR: PRÁTICAS PARA O FOMENTO DA LEI Nº 10639/03

    Charles Luiz da Silva
    177-192
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2024.73762
  • LIVRO DIDÁTICO DE HISTÓRIA: A PRESENÇA (OU AUSÊNCIA) DE PERSONAGENS NEGROS NA FORMAÇÃO DA IDENTIDADE NACIONAL BRASILEIRA

    Gisele Maria Beloto, Artur José Renda Vitorino
    193-209
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2024.73687
  • DA MEDALHA AO PÓDIO DA VIDA: A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE E REPRESENTATIVIDADE DA MULHER NEGRA NO ESPORTE

    Catarina Messias Alves, Vania de Fátima Matias de Souza
    210-225
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2024.73817
  • RACIALIDADE E PSICOLOGIA: PERCEPÇÕES DE PSICÓLOGOS EM FORMAÇÃO

    Maíra Aparecida Fraga Miranda, Robert Filipe dos Passos
    226-246
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2024.73643
  • PROCESSOS FORMATIVOS ANTIRRACISTAS NA PROFISSIONALIZAÇÃO DE TRANCISTAS AFRO NA CIDADE DO RIO DE JANEIRO

    Luane Bento dos Santos
    247-266
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2024.73688
  • RAP E O MOVIMENTO NEGRO EDUCADOR: JUVENTUDE NEGRA NO PROTAGONISMO DA LEI 10.639/03

    Michel da Silva Ceriaco (Michel Yakini-Iman), Maria Carla Corrochano
    267-282
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2024.73435
  • TECNOLOGIAS ANCESTRAIS: REDES E CONEXÕES ANTIRRACISTAS

    João Paulo Carneiro
    283-302
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2024.73849
  • O MOVIMENTO PELA IMPLEMENTAÇÃO DA EDUCAÇÃO ESCOLAR QUILOMBOLA NA COMUNIDADE SÃO PEDRO - CASTANHAL/ PARÁ

    Rosilandia Souza Rodrigues, Genylton Odilon Rêgo da Rocha
    303-322
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2024.73756
  • AFRONTAS: NARRATIVAS COMPARTILHADAS DE MULHERES NEGRAS E INDÍGENAS

    Janine Bispo de Magalhães
    323-328
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2024.73832
  • SOBRE A DIDATIZAÇÃO DOS ADINKRA NO BRASIL: POR UMA EDUCAÇÃO MULTICULTURAL, RADICALMENTE DEMOCRÁTICA

    William de Goes Ribeiro
    329-353
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2024.73885
  • A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO INFANTIL PARA AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS: ANÁLISE DAS PRODUÇÕES BIOGRÁFICAS DE 2012 A 2022

    Lillian Ferreira Rodrigues, Heloisa Raimunda Herneck, Maria Simone Euclides, Terezinha Duarte Vieira
    354-374
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2024.73746
  • PERCEPÇÕES DOCENTES ACERCA DA LEI 10.639/03: OBRIGATORIEDADE DA TEMÁTICA "HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA" NA EDUCAÇÃO BÁSICA?

    Cláudia Adriana Souza Santos, Bernardo Almeida Rocha
    375-388
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2024.73744
  • PERSPECTIVAS MULTICULTURAIS E/OU ANTIRRACISTAS DE 2013 A 2020: LEVANTAMENTO DA PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO A PARTIR DA LEI 10.639/03

    Clarissa Lima, Jorge Cardoso Paulino, Ana Ivenicki
    389-409
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2024.73802
  • CONTRIBUIÇÕES DA LEI 10.639/2003 PARA OS CURRÍCULOS DE UMA LICENCIATURA E DE GEOGRAFIA DO ENSINO FUNDAMENTAL: FORMAÇÃO CONTÍNUA EM REDE

    Aline Nunes Ferreirinha de Souza, Luciano Palmares de Souza, Inês Barbosa de Oliveira
    410-429
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2024.73824
  • PROFESSORES ANTIRRACISTAS E SUAS EXPERIÊNCIAS PEDAGÓGICAS: CONTRIBUIÇÕES TEÓRICO-METODOLÓGICAS

    Carla Machado Lopes, Camila Vianna de Souza, Tiago Dionisio
    430-450
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2024.73853
  • O LUGAR DE NEGRAS E NEGROS NO ENSINO DE LINGUAGENS: UMA ANÁLISE DA BNCC E DO PROJETO PEDAGÓGICO DAS LICENCIATURAS EM LETRAS DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA BRASILEIRA

    Mariana do Amaral Brust, Maria Helena de Paula, Carolina Faleiros Felício
    451-471
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2024.73770

Relatos de experiências

  • INTERVENÇÕES EM SALA DE AULA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

    Giordane Miguel Schnorr, Letícia Gabrielhi Rocha, Catarina Caetano Soares Prestes, Judite Scherer Wenzel
    472-484
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2024.76163

Resenhas

  • CRIANÇAS PROTAGONISTAS E POTENTES: POR UM CURRÍCULO ABERTO AO POSSÍVEL

    CLEONICE MARIA TOMAZZETTI, Débora Cristina de Sampaio Peixe
    485-491
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2024.74967

Demanda contínua

  • MATRÍCULAS DE ALUNOS PÚBLICO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL FEDERAL EM MATO GROSSO DO SUL (2009-2021)

    Jaqueline Zanotti Dalmonech, Andressa Santos Rebelo
    492-502
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2024.73874
  • “PERDER A CABEÇA NÃO FAZ PARTE DO OFÍCIO”: CONCEPÇÕES DE CUIDADO NAS NARRATIVAS DE PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO

    Alexandra Coelho Pena, Edson Cordeiro dos Santos, Rejane Brandão Siqueira, Tarsila Gomes Nascimento
    503-523
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2024.72089
Ver Todas as Edições