Sobre a Revista

A Revista Interinstitucional Artes de Educar - RIAE - é uma publicação científica on line, de acesso livre, mantida pelos Programas de Pós-graduação em Educação das seguintes Instituições de Ensino Superior: Universidade do Estado do Rio de Janeiro/Faculdade de Formação de Professores  (UERJ/FFP); Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ/IM-IE) e Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Tem como missão alimentar a arte de pensarpraticar a educação, entrelaçando movimentos éticos, estéticos e políticos.

e-ISSN: 2359-6856 | Ano de criação: 2015 | Área do conhecimento: Educação | Qualis: A4 (Educação); A4 (Ensino)

Anúncios

Edição Atual

v. 10 (2024): Didática e Formação de Professores no Enfrentamento das Contrarreformas Neoliberais II - Edição Especial
					Visualizar v. 10 (2024): Didática e Formação de Professores no Enfrentamento das Contrarreformas Neoliberais II - Edição Especial

A idealização do vigésimo primeiro ENDIPE foi demarcada pela pandemia da covid-19, que foi decretada em março de 2020 pela Organização Mundial de Saúde (OMS). A disseminação causada pelo novo coronavírus (SARS-CoV-2) trouxe disparidades sociais, além de suscitar tensões democráticas e de direitos humanos. Dada a perspectiva de que o mundo não voltaria a ser como antes, o que muitos chamaram de “novo normal”, o âmbito social passou por intensas transformações de saúde pública, política, econômica e educacional (SARAIVA, TRAVERSINI E LOCKMANN, 2020). 

Diante desse contexto de aversões, o XXI ENDIPE foi pensado para atender de modo remoto, com transmissão em tempo real por plataforma de videoconferência e plataforma de vídeos online no período de 20 a 27 de novembro de 2022. A instituição responsável pela organização foi a Universidade Federal de Uberlândia (UFU), em parceria com a Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), a Universidade Federal de Catalão (UFCat), o Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM), a Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) e a Universidade de Uberaba (UNIUBE).

É importante destacar o ENDIPE como espaço científico que abrange diferentes níveis e etapas, desde a educação básica ao ensino superior. Com edições que ocorrem bianualmente, o evento articula experiências e reflexões entre docentes, discentes, especialistas e pesquisadores/as de múltiplos espaços e instituições nacionais e internacionais, tendo como objetivo a área da didática.

Nessa direção, tomando a didática e as práticas de ensino vinculadas à garantia de direitos, retomamos o objetivo deste Dossiê Temático que apresenta um coletivo de pesquisas e resultados que envolvem debates contemporâneos na área da Educação com foco nas instâncias das contrarreformas neoliberais. Sobretudo o Dossiê fala da esperança diante dos contextos de limitação de condições e sentidos.

Assim, o XXI ENDIPE apresenta pesquisas e resultados, entre outros aspectos, relacionados ao ensinar e aprender, pontuando a formação docente, o currículo educacional, a didática e as práticas de ensino.

Publicado: 29-07-2024
  • EXPEDIENTE

    1-4
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2024.83629
  • EDITORIAL

    Rodrigo de Azevedo Cruz Lamosa, Edmea Oliveira dos Santos, Izadora Martins, Adilbenia Freire Machado, Vania Leite, Carlos César de Oliveira
    5-6
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2024.83628
  • DIDÁTICA E FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO ENFRENTAMENTO DAS CONTRARREFORMAS NEOLIBERAIS

    Edmea Oliveira dos Santos, Izadora Martins Souza, Rodrigo Lamosa, Adilbenia Freire, Vania Leite, Carlos César de Oliveira
    7-9
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2024.86058

DOSSIÊ: DIDÁTICA E FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO ENFRENTAMENTO DAS CONTRARREFORMAS NEOLIBERAIS

  • A DIDÁTICA E OS SABERES NECESSÁRIOS PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM TEMPOS NEOLIBERAIS

    Maria de Fátima Barbosa Abdalla
    10-30
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2024.74672
  • DIDÁTICA PARA FORMAÇÃO INICIAL DOCENTE: AS OFICINAS EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO INFANTIL

    Ana Tereza Ramos de Jesus Ferreira, Meire Nadja Meira de Souza, Luciane ALVES RODRIGUES DE SOUSA, Geraldo Eustáquio Moreira
    31-51
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2024.76271
  • RACIONALIDADE NEOLIBERAL OPERANDO NA POLÍTICA PARA O ENSINO MÉDIO: MOVIMENTO DA DIDÁTICA INSTRUMENTAL

    Almir Antonio Bezerra, Lucinalva Andrade Ataíde de Almeida, Carla Patrícia Acioli Lins
    52-72
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2024.76631
  • ARTICULAÇÃO TEORIA-PRÁTICA NA FORMAÇÃO DOCENTE: AS ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS DE PROFESSORES NOS CURSOS DE LICENCIATURA EM QUÍMICA

    Leonardo Santos Silva, Silvana Soares de Araujo Mesquita
    73-91
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2024.76645
  • DIDÁTICA, PEDAGOGIA E FORMAÇÃO DE EDUCADORES: PROJETOS EM DISPUTA OU ESPERANDO GODOT

    Jilvania Lima dos Santos Bazzo, Rosimeri Jorge da Silva, Lara Rodrigues Pereira
    92-105
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2024.76709
  • ENSINO REMOTO: A REINVENÇÃO DO ENSINO NA EDUCAÇÃO DO CAMPO DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19

    Maria Dulcilene Carneiro dos Santos, Cliciane da Costa Moura, Francisca Adma de Oliveira Martins, Vera Lúcia de Magalhães Bambirra
    106-121
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2024.82301
  • CURRÍCULO E TRANSMISSÃO CULTURAL: PONTOS DE REFLEXÃO PARA A FORMAÇÃO DOCENTE

    Marili Moreira da Silva Vieira, Sângela Medeiros de Lima Carvalho, Regina Carvalho Calvo de Faveri, Marcelo Junio Silva
    122-142
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2024.75102
  • EXPERIÊNCIAS AUTORAIS NO STRICTO SENSU EM EDUCAÇÃO

    Felipe Carvalho, Damião Rocha
    143-159
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2024.83473
  • DOCÊNCIA E PESQUISA: PERCURSO FORMATIVO DE UMA PROFESSORA DE EDUCAÇÃO INFANTIL DA REDE PÚBLICA MUNICIPAL DO RIO DE JANEIRO.

    Ana Carolina Campos de Menezes
    160-169
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2024.76652
  • AFETIVIDADE E PROJETO DE VIDA: CONTRIBUIÇÕES PARA O DESENVOLVIMENTO INTEGRAL DOS JOVENS NO ENSINO MÉDIO

    Patricia Bispo da Silva, Maria Alayde Alcântara Salim
    170-185
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2024.76630
  • A POTÊNCIA DO SEMINÁRIO NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES/AS

    Fernanda Monteiro Rigue, Tascieli Feltrin, Tiago Amaral Sales
    186-206
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2024.76164
  • CONTRIBUIÇÕES DA PEDAGOGIA LIBERTADORA E DA PEDAGOGIA HISTÓRICO CRÍTICA EM TEMPOS DE AVANÇO DO CAPITAL

    Claudia Maria Rodrigues Barros, Carlos Nazareno Ferreira Borges
    207-227
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2024.76635
  • EDUCAÇÃO DECOLONIAL: APONTAMENTOS A PARTIR DO PENSAMENTO FREIREANO

    Pedro Jônatas da Silva Chaves, Maria Marina Dias Cavalcante
    228-244
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2024.73668
  • UBERIZAÇÃO E PRECARIZAÇÃO DO TRABALHO DOCENTE NAS ATUAIS TRANSFORMAÇÕES DO MUNDO DO TRABALHO.

    Jociene Araujo Lima, Maria de Fatima Oliveira Santos, Rogério Paes de Oliveira
    245-263
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2024.76374
  • AS INOVAÇÕES TECNOLÓGICAS E O ESTATUTO DO PROFESSOR NA ESCOLA

    Aurea de Carvalho Costa, Erika Marin da Silva Guimarães
    264-279
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2024.76158

Relatos de experiências

  • ATIVIDADE PRINCIPAL E IMPLICAÇÕES RELATIVAS À CRIATIVIDADE

    Rejane Gomes Tavares, Sandra Valéria Limonta, Marilza Vanessa Rosa Suanno
    280-294
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2024.76647
  • CONSTRUINDO OPORTUNIDADES DE APRENDIZAGEM EM LÍNGUA INGLESA COM ESTUDANTES DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DE NÍVEL MÉDIO NO CONTEXTO DA DEFICIÊNCIA VISUAL

    Diego Fernandes Coelho Nunes, Viviane Lima Martins
    295-305
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2024.74545
  • DO PONTO DA LEMBRANÇA, DA LINHA DO ABISMO: REMONTAGEM DE UMA EXPERIÊNCIA DE FORMAÇÃO DOCENTE

    Cistiano Bedin da Costa, Bibiana Munhoz Roos
    306-318
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2024.76698
  • QUESTÕES ÉTNICO-RACIAIS E ENSINO SUPERIOR NO BRASIL: UM ESTUDO TEMPORAL (2009-2019) DO ACESSO À UNIVERSIDADE

    Fabrícia Ramos Rezende, José Humberto Rodrigues dos Anjos
    319-340
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2024.74695
  • ESTUDANTES, EDUCADORES E PROCESSOS AVALIATIVOS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIAS E TROCAS SOBRE A FORMAÇÃO TÉCNICA EM SAÚDE

    Marcia Raposo Lopes, Arlinda Barbosa Moreno, Cristina Massadar Morel, Luiz Saléh Amado
    341-352
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2024.72826

Resenhas

  • BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR: SUPERAÇÃO DA VIOLÊNCIA SIMBÓLICA OU ESTRATÉGIA DE REPRODUÇÃO

    Jeane Cristina da Silva Oliveira de Souza, Luciana Haddad Ferreira, Edelir Salomão Garcia
    358-373
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2024.76704
Ver Todas as Edições