v. 18, n. 49 (2017)

ENSINO DE LÍNGUA MATERNA NO ENSINO MÉDIO

Sumário

Apresentação

Letramento, língua materna e ensino médio: discussões em torno de um campo pouco explorado PDF
Luiz Antonio Gomes Senna 1-7

Em Pauta

O ensino de gramática na revista Escola Secundária (1957-1963) PDF
Luci Schmoeller, Norberto Dallabrida 8-22
Normas “cultas” e ocultas no ensino da língua materna, da leitura e da produção textual PDF
Isa Ferreira Martins 23-39
A LÍNGUA MATERNA NO ENSINO MÉDIO: Finalidades e organização curricular PDF
Maria Letícia Cautela de Almeida Machado 40-58
A PERMANÊNCIA NO ENSINO MÉDIO BRASILEIRO E SUA RELAÇÃO COM A FORMAÇÃO DOCENTE PDF
Hildegard Susana Jung, Paulo Fossatti, Edite Maria Sudbrack 59-75
LETRAMENTO E SURDEZ NO ENSINO MÉDIO: O QUE DIZEM OS PROFESSORES? PDF
Ezer Wellington Gomes Lima, Roberta Souza Mello 76-89
O empoderamento da escrita na escola: cenas de uma aula de produção textual PDF
Janaína Moreira Pacheco de Souza, Janaína Fernandes Rebello de Moraes Gonçalves 90-100
PALAVRAS NÃO SÃO DE NINGUÉM: AS MÚLTIPLAS VOZES QUE ECOAM NA PRODUÇÃO ESCRITA EM SALA DE AULA PDF
JOSÉ ADAILTON CORTEZ FREIRE, Nadja Naira Aguiar Ribeiro 101-120
Recursos Educacionais Abertos para o Ensino de Língua Materna no Ensino Médio PDF
Elena Maria Mallmann, Juliana Sales Jacques, Mara Denize Mazzardo 121-143
AULAS DE PRODUÇÃO TEXTUAL EM LÍNGUA PORTUGUESA NO ENSINO MÉDIO: um relato de experiência PDF
Maria Lucia Marcondes Carvalho Vasconcelos, Valéria Bussola Martins 144-159
AVENTURAS COM A ESCRITA NO ENSINO MÉDIO: A RETEXTUALIZAÇÃO COMO PROPOSTA DE PRODUÇÃO TEXTUAL PDF
Keyla Silva Rabêlo 160-180
A MEDIAÇÃO DOCENTE NO ENSINO DA LEITURA LITERÁRIA PDF
Zizi Trevizan, Raimunda Abou Gebran, Cléber Ferreira Guimarães 181-193
Conectados na internet, inspirados na escola: ações pedagógicas com a língua portuguesa no IFRJ PDF
ROBSON FONSECA SIMÕES 194-205

Artigos

Vinculação constitucional de recursos mínimos na educação estadual do Rio de Janeiro 1995-2015 PDF
Fábio Araujo de Souza, Rubens Barbosa de Camargo 206-223
INSTITUCIONALIZAÇÃO ESCOLAR NA CIDADE DE OUVIDOR-GO – 1949-1971 PDF
Reni Maria Jacob, Wolney Honorio Filho 224-241
A CONTEMPORANEIDADE DO PENSAMENTO DE PAULO FREIRE NO CONTEXTO DE DISCUSSÃO DA ESCOLA SEM PARTIDO PDF
Andrea Serpa Albuquerque, Dileno Dustan Lucas de Souza, Simone da Silva Ribeiro 242-253
A CULTURA CORPORAL COMO CONCEPÇÃO QUE ORGANIZA A EDUCAÇÃO FÍSICA E CARACTERIZA O ESCOLAR PDF
Rosa Malena de Araújo Carvalho 254-268
DIVERSIDADE NEGADA: VOZES DE EDUCADORES/AS SOBRE BULLYING NA ESCOLA PDF
Jonas Alves da Silva JR, Rinalva Sales de Oliveira 269-285
PERÍODOS E IMAGENS DAS FUNÇÕES SENO E COSSENO UMA VERIFICAÇÃO POR MEIO DO SOFTWARE GEOGEBRA PDF
Alan Silva dos Santos, Marcelo Eduardo Pereira, Marco Antonio Di Pinto 286-293
Análises de políticas educacionais referentes ao professor de apoio em classes inclusivas PDF
Danielle Nunes Martins do Prado, Celia Regina Vitaliano 294-308
Entre(vistas): Da implicação aos saberes e conhecimentos sobre o ensinar e a inclusão escolar PDF
Carla Helena Fernandes, Laura Noemi Chaluh 309-327


ISSN 1518-5370 [impresso] • 1982-0305 [eletrônico]
Teias, uma publicação eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Educação – ProPEd/UERJ
Qualis/Capes - B1 - Educação
DOI: 10.12957/teias

Licença Creative Commons

Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional