v. 18, n. 50 (2017)

CONVERSAS SOBRE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, PRÁTICAS E CURRÍCULOS

Sumário

Editorial

Editorial PDF
Inês Barbosa de Oliveira 1-1

Apresentação

CONVERSAS SOBRE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, PRÁTICAS E CURRÍCULOS PDF
Rafael Marques Gonçalves, Alexandra Garcia, Allan Rodrigues 2-10

Em Pauta

Formador externo: qual o sentido de sua atuação em programas de formação continuada? PDF
Renata Barroso de Siqueira Frauendorf, Guilherme do Val Toledo Prado 11-29
Formação continuada de professores do campo no Programa Escola da Terra e a concepção do currículo PDF
Norma Cristina Vieira, Rogerio Andrade Maciel, Wanessa Rafaela Andrade Maciel 30-48
TENSÕES ENTRE POLÍTICAS, CURRÍCULOS E EXPERIÊNCIAS INCLUSIVAS NA FORMAÇÃO DOS PROFESSORES EM SÃO GONÇALO. PDF
Anelice Ribetto, Gilcelia Coelho 49-68
Alfabetização, currículo e formação com as crianças: reflexões a partir do cotidiano da escola PDF
Carmen Sanches Sampaio, Tiago Ribeiro, Ana Paula Venâncio 69-87
ARTICULAÇÕES DISCURSIVAS EM TORNO DO SIGNIFICANTE NATUREZA DA CIÊNCIA: CURRÍCULO, FORMAÇÃO, POLÍTICA PDF
Clivio Pimentel Junior 88-104
O PRINCÍPIO DO EXERCÍCIO PROFISSIONAL: UM IMPORTANTE PASSO NA FORMAÇÃO DA IDENTIDADE DOCENTE PDF
Letícia Mendonça Lopes Ribeiro, Ednacelí Abreu Damasceno 105-118
Apropriações nos territórios curriculares: cartografando de-formações na história da arte PDF
Carin Cristina Dahmer, Marilda Oliveira de Oliveira 119-134
CURRÍCULO INTERCULTURAL CRÍTICO NA ESCOLA: FORMAÇÃO QUE PRODUZ DIFERENÇAS PDF
Darianny Araújo dos Reis 135-150
EXPERIÊNCIAS PEDAGÓGICAS DE UM CURRÍCULO EM MOVIMENTO NO ENSINO MÉDIO EM TERRITÓRIO RURAL PDF
Adelson Dias de Oliveira, Jane Adriana Vasconcelos Pacheco Rios 151-165
A “MUDANÇA DE FIGURA”: PROPOSIÇÕES PARA “MUDAR UM PAÍS”? PDF
Mariana Luzia Corrêa Thesing, Fabiane Adela Tonetto Costas 166-181

Elos

CURRÍCULO E EDUCAÇÃO COMPARADA: PERSPETIVAS E DESAFIOS PDF
José Carlos Morgado 182-192
Relatar la experiencia docente. La documentación narrativa del mundo escolar PDF
Daniel Hugo Suarez 193-209

Artigos

OFICINA DE FANDANGO COMO EDUCAÇÃO POPULAR NA COMUNIDADE TRADICIONAL CAIÇARA – JUREIA/IGUAPE/SP PDF
Dulcinéia de Fátima Ferreira, Paulo Cesar Franco 210-227
"Uma pá de ocupação": ocupações escolares e atuação juvenil no Rio Grande do Sul (2016) PDF
Bárbara Virgínia Groff da Silva, Eduardo Cristiano Hass da Silva 228-244
EDUCAÇÃO INFANTIL, MÍDIAS DIGITAIS E PRÁTICAS EDUCATIVAS: CAMINHOS CRUZADOS, POSSÍVEIS DIÁLOGOS PDF
Fernanda Câmpera Clímaco, claudio marcio magalhaes 245-264
O desafio da formação de professores de Matemática numa sociedade na era da tecnologia PDF
Eimard Gomes Antunes do Nascimento, Cristiane de Sousa, Nicolino Trompieri Filho 265-275
OS CURRÍCULOS DE LICENCIATURA EM LÍNGUA INGLESA: FORMAÇÃO PARA O TRABALHO COM CRIANÇAS PDF
Andréa Cristina Gomes Monteiro, Marcia Regina Selpa Heinzle 276-292
ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL E FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO IFCE: UM ELO POSSÍVEL? PDF
Francisca Rejane Bezerra Andrade, Ludimila Façanha Lopes 293-305
Diversidade de gênero e sexual e formação docente: o PIBID como lugar de travessia e aventura PDF
Marcos Lopes de Souza, Anderson Ferrari 306-319
GRUPOS DE PESQUISA ONLINE: PRÁTICAS DE ORIENTAÇÃO COLETIVA NO ENSINO SUPERIOR PDF
Rosemary Santos 320-337
Ciência, filosofia e arte escrileitora na/da Escola PDF
Carolina Sperb, Sandra Mara Corazza, Luiz Daniel Rodrigues Dinarte 338-349


ISSN 1518-5370 [impresso] • 1982-0305 [eletrônico]
Teias, uma publicação eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Educação – ProPEd/UERJ
Qualis/Capes - B1 - Educação
DOI: 10.12957/teias

Licença Creative Commons

Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional