Ir al contenido principal
Ir al menú de navegación principal
Ir al pie de página del sitio
Open Menu
Inicio
Archivos
Equipo editorial
Envíos
TEMPLATES
Sobre la revista
Contacto
Buscar
Registrarse
Entrar
Inicio
/
Archivos
/
Vol. 11 Núm. 2 (2025): Maio/Agosto - Desafios da Formação Profissional no Teatro Acessível - Escola Técnica Estadual de Teatro Martins Pena
Vol. 11 Núm. 2 (2025): Maio/Agosto - Desafios da Formação Profissional no Teatro Acessível - Escola Técnica Estadual de Teatro Martins Pena
Publicado:
2025-05-30
EXPEDIENTE
1-4
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2025.92004
EDITORIAL
Denize Sepulveda, Renan Corrêa, José Antonio Sepulveda
5-6
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2025.92008
APRESENTAÇÃO
DESAFIOS DA FORMAÇÃO PROFISSIONAL NO TEATRO ACESSÍVEL – ESCOLA TÉCNICA ESTADUAL DE TEATRO MARTINS PENA
Denize Sepulveda, Jose Antonio Sepulveda, Renan Corrêa, Alanes Ayssan Ayssan
7-16
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2025.92009
Dossiê Especial: Desafios da Formação Profissional no Teatro Acessível - Escola Técnica Estadual de Teatro Martins Pena
EXPLORANDO AS CORES PARA ALÉM DA VISÃO: PROMOVENDO EQUIDADE NA EDUCAÇÃO DE ESTUDANTES COM DEFICÊNCIA VISUAL
Aristóteles Meneses Lima, Fábio Garcia Bernardo
17-38
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2024.85877
EDUCAÇÃO INFORMAL EM CENA
UM ESTUDO SOBRE O ESTADO DA ARTE DO BEIJO GAY NAS TELENOVELAS
Artur Bernardo da Rocha Batista, Jorge Felipe Fonseca Moreira
39-59
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2024.87549
INCLUSÃO NA ESCOLA TÉCNICA ESTADUAL DE TEATRO MARTINS PENA
DESAFIOS E POSSIBILIDADES PARA CONSTRUÇÃO DO TEATRO ACESSÍVEL
Bianca Fogli, Margareth Neves de Oliveira
60-84
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2025.92003
AS MEDIDAS SOCIOEDUCATIVAS E A CULTURA COMO EIXO PEDAGÓGICO:
UM ESTUDO SOBRE O ESTADO DA ARTE
Alumita dos Santos Ferreira Pereira, Carla Figueira de Souza
85-108
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2024.87550
EDUCAÇÃO INCLUSIVA E O ENSINO DE TEATRO: CAMINHOS A PARTIR DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS CONTEMPORÂNEAS
Cristina Angélica Mascaro
109-122
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2025.85676
ACESSIBILIDADE CURRICULAR
ROMPENDO COM AS BARREIRAS ATITUDINAIS E PEDAGÓGICAS
Loane Nayara de Paula Souza , Gizeli Aparecida Ribeiro de Alencar , Nadia Maria Qualio, Solange Franci Raimundo Yaegashi
123-139
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2025.87544
CORPOS SOBERANOS NA CENA E NA VIDA
UM APLAUSO E DUAS MEMÓRIAS DO ENSINO DE TEATRO PARA DEFICIENTES VISUAIS
Leonardo de Carvalho Augusto
140-154
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2025.87546
"E A PALHAÇA O QUE É?"
A PALHAÇADA COMO FERRAMENTA DE ACESSIBILIDADE
Letícia Figueiredo dos Santos
155-170
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2025.84856
ANÁLISE DAS POLÍTICAS PÚBLICAS PARA O TEATRO ACESSÍVEL E SUA FORMAÇÃO SOB A PERSPECTIVA DO MATERIALISMO HISTÓRICO-DIALÉTICO
Quitéria Paiva Villela Santos, Adão Aparecido Molina, Conceição Solange Bution Perin
171-186
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2025.85644
A TRAJETÓRIA DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA ATRAVÉS DA HISTÓRIA
Veronica Legentil
187-208
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2025.83995
LIÇÕES PARA TODOS: A IMPORTÂNCIA DE UM SITE ACESSÍVEL PARA DEFICIENTES VISUAIS
Ricardo Marciano, Bianca Fogli, Vinicius Marques, Lucas Alves Firmino
209-217
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2025.85714
ARTES CÊNICAS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE ALUNOS INCLUSIVOS NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO
Vinicio Noda, Leila Pessôa da Costa
218-235
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2025.85685
DA PLATEIA AO PALCO
POLÍTICAS PARA A CONSTRUÇÃO DE UMA ESCOLA DE TEATRO ACESSÍVEL ÀS PESSOAS COM DEFICIÊNCIAS
Edicléa Mascarenhas Fernandes, Fabiano Carneiro da Silva , Helio Ferreira Orrico
236-249
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2025.92010
Entrevistas
MANIFESTO DA ARTE INCLUSIVA
Paula Wenke
348-353
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2025.92027
Relatos de experiências
MEDALHA MARCELO REIS
Uma marca pela passagem de uma figura pública, cujo amor à arte, diversidade, educação e inclusão formaram sua existência.
Ana Cláudia Diogo da Silva
250-257
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2025.87548
MEMÓRIA E INCLUSÃO NA CENTENÁRIA ESCOLA DE TEATRO MARTINS PENA
Christiane dos Reis Messias
258-280
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2025.87547
PENSANDO SOBRE ACESSIBILIDADE E TEATRO A PARTIR DE UMA EXPERIÊNCIA COM PESSOAS NEURODIVERSAS
Fabricio Goulart Moser
281-291
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2025.87545
UM TEATRO, ACESSÍVEL PARA TODOS NÓS
Luciana Novaes
292-296
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2025.92031
A EXPERIÊNCIA DE UM PROFESSOR DE ENGENHARIA LECIONANDO EM UM CURSO PROFISSIONALIZANTE DE TEATRO: A ACESSIBILIDADE E INCLUSÃO DA ESCOLA NA PERSPECTIVA DO PROFESSOR.
Marcelo Longo Freitas Mandarino
297-313
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2025.85697
CORO CÊNICO INCLUSIVO
INOVAÇÕES, IDEIAS E SURPRESAS NA INCLUSÃO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL
Fernando Guilhon
314-324
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2025.85583
Resenhas
MÁS ALLÁ DE LAS BARRERAS: UNA INMERSIÓN EN EL TEATRO ACCESIBLE
Jeniffer Furtado Dias
325-335
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2025.85710
ENTRE GRITOS E RESISTÊNCIAS: A POTÊNCIA DA EDUCAÇÃO NAS (R)EXISTÊNCIAS DE CORPOS DISSIDENTES EM O DIABO EM FORMA DE GENTE
Renan Corrêa
336-341
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2025.92025
EMANCIPAÇÃO SOCIAL E EXCLUSÃO NO COTIDIANO ESCOLAR: A HOMOFOBIA E SUA INFLUÊNCIA NAS TESSITURAS IDENTITÁRIAS DE DENIZE SEPULVEDA
José Antonio Sepulveda
342-347
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2025.92026
Demanda contínua
HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO FLUMINENSE NOS ESTUDOS DA PROFESSORA HAYDÉE FIGUEIRÊDO
Karyne Alves dos Santos
354-364
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2025.83403
IGNORÂNCIA, REDES SOCIAIS E A UNIVERSIDADE (ESCOLA)
O NEGACIONISMO E UMA PSEUDO HORIZONTALIDADE NO DEBATE
André Luiz Bernardo Storino
365-379
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2025.82824
O RECREIO COMO CAMPO DE DISPUTAS: MARCADORES DE DIFERENÇA E PRÁTICAS DE EXCLUSÃO NO CAp-UERJ
Izabelly dos Santos Santana, Ana Patrícia da Silva
380-398
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2025.92029
PROCESSOS DE INCLUSÃO DO SUJEITO SURDO NO CONTEXTO DA ESCOLA COMUM: ANÁLISE DAS CENAS DA SÉRIE CRISÁLIDA
Cláudia Sarturi, Márcia Lise Lunardi-Lazzarin
399-414
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2025.81111
REFLEXÕES SOBRE A POSSIBILIDADE DE UM COTIDIANO ESCOLAR DECOLONIZADO
Marco Aurélio Correa, William Mathias Moreira, Leandro de Carvalho Moraes
415-429
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2025.71785
OMISSÕES, HERANÇAS E VESTÍGIOS: IMPLICAÇÕES IDEOLÓGICAS DA BRANQUITUDE NO VESTIBULAR INTERNO DA UFJF
Maria Rita Reis dos Anjos Souza, Hiago Gonçalves Dias do Nascimento
430-449
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2025.76185
SEMEANDO SABERES AFRICANOS: DESCOLONIZANDO A MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA
JÚLIO OMAR DA SILVA LOURENÇO, Bruno Andrade Pinto Monteiro, Fabiana de Freitas Poso
450-471
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2025.72618
Enviar un artículo
Enviar un artículo
Idioma
English
Português (Brasil)
Español (España)
Palabras clave
Financiamento
Información
Para lectores/as
Para autores/as
Para bibliotecarios/as