IGNORÂNCIA, REDES SOCIAIS E A UNIVERSIDADE (ESCOLA)
O NEGACIONISMO E UMA PSEUDO HORIZONTALIDADE NO DEBATE
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2025.82824Resumen
Resumo
Este artigo traz um relato de experiência na disciplina de filosofia, em um curso presencial, como parte de sua grade ministrada na modalidade EAD, de um universidade particular no Rio de Janeiro. Apresenta um episódio vivenciado pelo professor-tutor de acusações de “ativismo político-ideológico” na produção e correção de uma atividade avaliativa, relatando as ameaças e intimidações sofridas no seu direito e dever de lecionar e ensinar. Assim, discutimos, a partir do ocorrido, como têm se configurado a utilização da ignorância (negacionismo) como estratégia para criar uma falsa horizontalidade em debates e como isso fomenta a coação no campo da educação, catapultada pelas redes sociais. Abordamos, ainda, a necessidade de pensar a presença dessas perspectivas negacionistas, dos discursos produzidos e que circulam nas/pelas redes sociais e tem ecoado nas universidades e escolas. E, por fim, perceber a importância do debate entre a formação ético-política no fomento de uma educação democrática.
Palavras-chave: Universidade; Escola; Negacionismo; Falsos Debates; Liberdade Acadêmica.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2025 André Luiz Bernardo Storino

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
Los autores conservan los derechos de autor de su trabajo, pueden publicar y distribuir su trabajo en línea (por ejemplo, en repositorios institucionales o en su página personal) en cualquier momento antes o durante el proceso editorial, ya que esto puede generar cambios productivos, así como aumentar la impacto y citación del trabajo publicado.
La aceptación del texto implica la autorización y exclusividad de la Revista Interinstitucional Artes de Educar en cuanto al derecho de primera publicación, las obras publicadas son licenciadas simultáneamente con una Licencia Creative Commons Atribución-No Comercial 4.0 Internacional