IGNORÂNCIA, REDES SOCIAIS E A UNIVERSIDADE (ESCOLA)

O NEGACIONISMO E UMA PSEUDO HORIZONTALIDADE NO DEBATE

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.12957/riae.2025.82824

Resumen

Resumo

Este artigo traz um relato de experiência na disciplina de filosofia, em um curso presencial, como parte de sua grade ministrada na modalidade EAD, de um universidade particular no Rio de Janeiro. Apresenta um episódio vivenciado pelo professor-tutor de acusações de “ativismo político-ideológico” na produção e correção de uma atividade avaliativa, relatando as ameaças e intimidações sofridas no seu direito e dever de lecionar e ensinar. Assim, discutimos, a partir do ocorrido, como têm se configurado a utilização da ignorância (negacionismo) como estratégia para criar uma falsa horizontalidade em debates e como isso fomenta a coação no campo da educação, catapultada pelas redes sociais. Abordamos, ainda, a necessidade de pensar a presença dessas perspectivas negacionistas, dos discursos produzidos e que circulam nas/pelas redes sociais e tem ecoado nas universidades e escolas. E, por fim, perceber a importância do debate entre a formação ético-política no fomento de uma educação democrática.

Palavras-chave: Universidade; Escola; Negacionismo; Falsos Debates; Liberdade Acadêmica.

Biografía del autor/a

André Luiz Bernardo Storino, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro-UNIRIO

Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEdu/UNIRIO/2021), Mestre em Educação, Cultura e Comunicação em Periferias Urbanas - FEBF-UERJ; especialista em Ciências Humanas e Sociais Aplicadas - UERJ; especialista em Gênero e Sexualidade - CLAM/IMS/UERJ; especialista em Planejamento, Implementação e Gestão da Educação a Distância - PIGEAD-UFF. Licenciado em Pedagogia e Filosofia. Professor-tutor no Centro Universitário Augusto Motta - UNISUAM. Professor de Filosofia na Secretaria de Educação do Estado do Rio de Janeiro - SEEDUC. Integra o Núcleo de Estudos Diferenças, Educação, Gênero e Sexualidades- NuDES sob orientação do Prof. Dr. Ivan Amaro.

Publicado

2025-05-30

Cómo citar

BERNARDO STORINO, André Luiz. IGNORÂNCIA, REDES SOCIAIS E A UNIVERSIDADE (ESCOLA): O NEGACIONISMO E UMA PSEUDO HORIZONTALIDADE NO DEBATE. Revista Interinstitucional Artes de Educar, [S. l.], v. 11, n. 2, p. 365–379, 2025. DOI: 10.12957/riae.2025.82824. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/riae/article/view/82824. Acesso em: 4 jun. 2025.