SEMEANDO SABERES AFRICANOS: DESCOLONIZANDO A MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/riae.2025.72618

Palavras-chave:

matemática, jogos de mancala, narrativas docentes, educação antirracista, decolonialidades

Resumo

Este artigo é parte integrante de uma pesquisa de mestrado que buscou investigar as potencialidades dos jogos africanos da família Mancala na educação básica, a partir das narrativas docentes. Refletindo sobre a colonialidade do saber e a ocorrência de epistemicídios contra às culturas africanas a partir do pensamento colonial dominante sobretudo, em territórios da América Latina. Apresentamos aspectos dos conhecimentos matemáticos, científicos e filosóficos que estão presentes nos jogos de Mancala como forma de resistência epistemicídios a diversas formas de violências culturais. Para tanto, realizamos entrevistas narrativas e análise de conteúdo, a fim de compreender, concepções e valores que emergiram dos discursos dos entrevistados. Também buscamos compreender em que medida, suas concepções sobre a utilização de jogos da família de Mancala podem contribuir para o ensino de uma matemática antirracista, decolonial e comprometida com a diversidade, justiça social e a transformação das representações sobre as culturas dos povos africanos e afrodescendentes.

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Publicado

30-05-2025

Como Citar

LOURENÇO, JÚLIO OMAR DA SILVA; MONTEIRO, Bruno Andrade Pinto; POSO, Fabiana de Freitas. SEMEANDO SABERES AFRICANOS: DESCOLONIZANDO A MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA. Revista Interinstitucional Artes de Educar, [S. l.], v. 11, n. 2, p. 450–471, 2025. DOI: 10.12957/riae.2025.72618. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/riae/article/view/72618. Acesso em: 4 jun. 2025.