SEMEANDO SABERES AFRICANOS: DESCOLONIZANDO A MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2025.72618Palavras-chave:
matemática, jogos de mancala, narrativas docentes, educação antirracista, decolonialidadesResumo
Este artigo é parte integrante de uma pesquisa de mestrado que buscou investigar as potencialidades dos jogos africanos da família Mancala na educação básica, a partir das narrativas docentes. Refletindo sobre a colonialidade do saber e a ocorrência de epistemicídios contra às culturas africanas a partir do pensamento colonial dominante sobretudo, em territórios da América Latina. Apresentamos aspectos dos conhecimentos matemáticos, científicos e filosóficos que estão presentes nos jogos de Mancala como forma de resistência epistemicídios a diversas formas de violências culturais. Para tanto, realizamos entrevistas narrativas e análise de conteúdo, a fim de compreender, concepções e valores que emergiram dos discursos dos entrevistados. Também buscamos compreender em que medida, suas concepções sobre a utilização de jogos da família de Mancala podem contribuir para o ensino de uma matemática antirracista, decolonial e comprometida com a diversidade, justiça social e a transformação das representações sobre as culturas dos povos africanos e afrodescendentes.Referências
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