OMISSÕES, HERANÇAS E VESTÍGIOS: IMPLICAÇÕES IDEOLÓGICAS DA BRANQUITUDE NO VESTIBULAR INTERNO DA UFJF

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/riae.2025.76185

Palavras-chave:

Lei 10.639/2003, Branquitude, Ensino de História, Avaliação, Pism.

Resumo

A Lei 10.639/2003, entre tantas outras contribuições, fizera das questões raciais um tópico cobiçado pelos pesquisadores e pesquisadoras do Ensino de História. Os trabalhos desenvolvidos pela maioria destes profissionais insistem, entretanto, em submeter somente sujeitos negros à condição de objeto de análise. Na contramão dessas produções, a atual pesquisa tem como objetivo examinar as implicações ideológicas da branquitude no que se ensina (e como se ensina) em História. Tendo em vista o lugar privilegiado das avaliações nesse processo (MARTINS, 2020), selecionamos as questões de História do Programa de Ingresso Seletivo Misto (Pism) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) como fonte desta investigação. Foram mobilizados, para tal tarefa, autores e autoras que, em seus estudos, compreendem a branquitude como uma construção histórica capaz de produzir privilégios sistemáticos e socialmente normalizados (BENTO, 2002; LEÃO, 2020; SCHUCMAN, 2014). Ao fim do escrito, demonstramos quais as narrativas elaboradas pelo Pism ao tratar da temática mencionada.

Biografia do Autor

Maria Rita Reis dos Anjos Souza, Universidade Federal de Juiz de Fora

Licencianda em História pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) desde 2019. Foi bolsista no projeto de extensão "Levantamento, estudo e planejamento de acervo digital para o desenvolvimento do turismo cívico brasileiro". Atualmente é bolsista de iniciação científica no projeto "Passados Sensíveis: Patrimônios Imateriais Afroameríndios em Minas Gerais".

Hiago Gonçalves Dias do Nascimento, Universidade Federal de Juiz de Fora

Licenciando em História pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas em Avaliação, Currículo e Ensino de História (GEPACEH/UFJF/CNPq), liderado pelo Prof. Dr. Marcus Leonardo Bomfim Martins (Faced/UFJF) e bolsista de iniciação científica  (BIC/UFJF) no projeto “Avaliação e Ensino de História: articulações entre cultura histórica e cultura escolar em processos de objetivação do conhecimento histórico escolar em instrumentos avaliativos”.

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Publicado

30-05-2025

Como Citar

SOUZA, Maria Rita Reis dos Anjos; NASCIMENTO, Hiago Gonçalves Dias do. OMISSÕES, HERANÇAS E VESTÍGIOS: IMPLICAÇÕES IDEOLÓGICAS DA BRANQUITUDE NO VESTIBULAR INTERNO DA UFJF. Revista Interinstitucional Artes de Educar, [S. l.], v. 11, n. 2, p. 430–449, 2025. DOI: 10.12957/riae.2025.76185. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/riae/article/view/76185. Acesso em: 4 jun. 2025.