EXPLORANDO AS CORES PARA ALÉM DA VISÃO: PROMOVENDO EQUIDADE NA EDUCAÇÃO DE ESTUDANTES COM DEFICÊNCIA VISUAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/riae.2024.85877

Resumo

Este trabalho, recorte de uma pesquisa de Mestrado, discute os resultados da aplicação de uma Sequência Didática, com o uso do Código Universal de Cores (CUdC), ancorada na Literatura Infantil, com a finalidade de apresentar e discutir, para além do aspecto visual, as cores primárias e secundárias a estudantes com Deficiência Visual. As discussões, reflexões e o incentivo às atividades escolares com o uso de cores, desde os primeiros anos de escolaridade, pode melhorar a compreensão do mundo, desenvolver a criatividade, a abstração e estimular os demais sentidos, visando, sobretudo, a promoção da equidade. Por outro lado, há contra-argumentos sugerindo que pessoas com Deficiência Visual não precisam aprender sobre cores, o que pode criar frustrações e, acima de tudo, exclusão de processos educacionais. As atividades propostas foram desenvolvidas em uma turma do quinto ano de escolaridade, com estudantes cegos e com baixa visão, por meio de investigação qualitativa, inspirada na pesquisa-ação. Como resultados, espera-se contribuir para a literatura de pesquisa, auxiliar professores e estudantes no processo de ensino e aprendizagem das cores, além de promover equidade na sala de aula, levando-se em conta a participação efetiva destes estudantes nas atividades de ensino que fazem uso das cores.

Biografia do Autor

Aristóteles Meneses Lima, Instituto Benjamin Constant

Graduado em matemática pela Universidade Estadual do Piauí. Especialista em Matemática e em Educação Especial e Inclusiva. Mestrando em Ensino na Temática da Deficiência Visual pelo IBC. É servidor como transcritor de braille da rede estadual e municipal de Caxias no Maranhão

Fábio Garcia Bernardo, Instituto Banjamin Constant - IBC

Doutorado em Educação Matemática pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino e História da Matemática e da Física (PEMAT-UFRJ), Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática pelo Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET-RJ) e Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Docente do Programa de Pós-Graduação Stricto-Sensu em Ensino na Área da Deficiência Visual, do Ensino Médio Técnico profissionalizante do Instituto Benjamin Constant (EBRR) e da Prefeitura Municipal de Duque de Caxias. Bolsista do Programa de Iniciação à docência da Fundação CECIERJ, Coordenador de disciplinas do Curso de Especialização em Educação Especial e Inovação Tecnológica - UFRRJ/CECIERJ. Áreas de interesse e pesquisa: Educação Matemática Inclusiva, Educação Especial e Inclusiva, Educação à Distância, Acessibilidade em suas múltiplas dimensões, Produção e desenvolvimento de Materiais e Recursos Didáticos acessíveis para estudantes com Deficiência Visual. Desenho Universal de Aprendizagem, Metodologias Ativas na Educação de Pessoas com Deficiência. Formação de Professores na perspectiva Inclusiva.

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Publicado

30-05-2025

Como Citar

LIMA, Aristóteles Meneses; BERNARDO, Fábio Garcia. EXPLORANDO AS CORES PARA ALÉM DA VISÃO: PROMOVENDO EQUIDADE NA EDUCAÇÃO DE ESTUDANTES COM DEFICÊNCIA VISUAL. Revista Interinstitucional Artes de Educar, [S. l.], v. 11, n. 2, p. 17–38, 2025. DOI: 10.12957/riae.2024.85877. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/riae/article/view/85877. Acesso em: 2 jun. 2025.

Edição

Seção

Dossiê Especial: Desafios da Formação Profissional no Teatro Acessível - Escola Técnica Estadual de Teatro Martins Pena