CORPOS SOBERANOS NA CENA E NA VIDA

UM APLAUSO E DUAS MEMÓRIAS DO ENSINO DE TEATRO PARA DEFICIENTES VISUAIS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/riae.2025.87546

Resumo

A educação nas humanidades visa proporcionar o desenvolvimento de subjetividades, o estímulo à criticidade, a proposição de debates e a resolução de problemas, mas, sobretudo, a formação de estudantes que participem ativamente na sociedade. Para além do desenvolvimento da apreciação estética e da sua formação como espectadores, esta pesquisa de cunho qualitativo foi animada pelo objetivo de se refletir sobre o processo de inclusão através da experiência de três (3) professores de Artes. Fundamentada na implementação de valores inclusivos e no desenvolvimento de culturas, políticas e práticas, foi levada cabo uma investigação com base nos procedimentos da História Oral. O pano de fundo das duas entrevistas realizadas com professoras de Teatro foi a participação de alunos com deficiência visual durante suas aulas numa escola do Rio de Janeiro. Ao comentar sobre a participação destes alunos nas atividades propostas, ambas destacaram a importância do ensino de Teatro para se romper barreiras de exclusão e a promoção do pertencimento social das pessoas com Deficiência Visual, o que se afigura como um aporte positivo para as reflexões sobre inclusão.

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Publicado

30-05-2025

Como Citar

DE CARVALHO AUGUSTO, Leonardo. CORPOS SOBERANOS NA CENA E NA VIDA: UM APLAUSO E DUAS MEMÓRIAS DO ENSINO DE TEATRO PARA DEFICIENTES VISUAIS. Revista Interinstitucional Artes de Educar, [S. l.], v. 11, n. 2, p. 140–154, 2025. DOI: 10.12957/riae.2025.87546. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/riae/article/view/87546. Acesso em: 2 jun. 2025.

Edição

Seção

Dossiê Especial: Desafios da Formação Profissional no Teatro Acessível - Escola Técnica Estadual de Teatro Martins Pena