CORPOS SOBERANOS NA CENA E NA VIDA
UM APLAUSO E DUAS MEMÓRIAS DO ENSINO DE TEATRO PARA DEFICIENTES VISUAIS
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2025.87546Resumo
A educação nas humanidades visa proporcionar o desenvolvimento de subjetividades, o estímulo à criticidade, a proposição de debates e a resolução de problemas, mas, sobretudo, a formação de estudantes que participem ativamente na sociedade. Para além do desenvolvimento da apreciação estética e da sua formação como espectadores, esta pesquisa de cunho qualitativo foi animada pelo objetivo de se refletir sobre o processo de inclusão através da experiência de três (3) professores de Artes. Fundamentada na implementação de valores inclusivos e no desenvolvimento de culturas, políticas e práticas, foi levada cabo uma investigação com base nos procedimentos da História Oral. O pano de fundo das duas entrevistas realizadas com professoras de Teatro foi a participação de alunos com deficiência visual durante suas aulas numa escola do Rio de Janeiro. Ao comentar sobre a participação destes alunos nas atividades propostas, ambas destacaram a importância do ensino de Teatro para se romper barreiras de exclusão e a promoção do pertencimento social das pessoas com Deficiência Visual, o que se afigura como um aporte positivo para as reflexões sobre inclusão.
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