INCLUSÃO NA ESCOLA TÉCNICA ESTADUAL DE TEATRO MARTINS PENA
DESAFIOS E POSSIBILIDADES PARA CONSTRUÇÃO DO TEATRO ACESSÍVEL
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2025.92003Resumo
Compreendendo o relato de experiência como importante metodologia de pesquisa à construção do conhecimento, este estudo descreve parte de uma atividade de pesquisa-ação em curso, desenvolvida na Escola Técnica Estadual de Teatro Martins Pena, na qual pesquisadores e participantes envolvem-se cooperativamente à resolução de problemas coletivos. Objetiva refletir e identificar desafios e possibilidades do processo de inclusão e construção do Teatro Acessível, na escola citada, fundamentando-se em ações vocacionadas ao público alvo da educação especial na perspectiva da inclusão, fortalecer a implantação de políticas, culturas e práticas voltadas à eliminação de barreiras à aprendizagem e à participação, por meio de coleta de dados e de observações e entrevistas semiestruturadas sobre a implantação da atividade estagiária curricular, como estratégia propulsora da inclusão laboral. Pauta-se em premissas cruciais ao aprimoramento da formação: protagonismo da pessoa com deficiência; interinstitucionalidade; tecnologia assistiva; preservação da memória. Observam-se desafios concretos enfrentados pela escola: ausência de acessibilidade física; falta de formação dos profissionais que atuam junto ao alunado com deficiência; barreiras atitudinais; inexistência de suportes adequados. Resultados preliminares apresentam evidências positivas e conquistas significativas por meio de uma rede de ações colaborativas inclusivas: elaboração de dossiê sobre acessibilidade teatral; levantamento histórico escolar realizado pelo Centro de Memórias; Coral Cênico; ações desenvolvidas com a FAETERJ. Destacam-se considerações parciais: conscientização da necessidade de inclusão curricular de disciplinas sobre acessibilidade teatral, audiodescrição, aprofundamento do estudo de Libras com foco dramatúrgico específico; importância do estágio no processo de inclusão laboral, preferencialmente, do público alvo da educação especial na perspectiva da inclusão.
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