Lições para todos: a importância de um site acessível para deficientes visuais

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.12957/riae.2025.85714

Palabras clave:

Acessibilidade, Leitores de tela, HTML semântico, ARIA, Inclusão

Resumen

Este artigo descreve o desenvolvimento de um site acessível para o Núcleo de Arte e Inclusão, focado em garantir a acessibilidade para pessoas cegas. Utilizamos tecnologias como HTML semântico, atributos ARIA e compatibilidade com leitores de tela. Todas as imagens possuem descrições alternativas, e a navegação é totalmente possível via teclado. Os cabeçalhos são organizados hierarquicamente e os formulários foram projetados com rótulos claros e mensagens de erro associadas. Com estas implementações, asseguramos uma experiência de navegação inclusiva e intuitiva.

Publicado

2025-05-30

Cómo citar

MARCIANO, Ricardo; FOGLI, Bianca; MARQUES, Vinicius; FIRMINO, Lucas Alves. Lições para todos: a importância de um site acessível para deficientes visuais. Revista Interinstitucional Artes de Educar, [S. l.], v. 11, n. 2, p. 209–217, 2025. DOI: 10.12957/riae.2025.85714. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/riae/article/view/85714. Acesso em: 2 oct. 2025.

Número

Sección

Dossiê Especial: Desafios da Formação Profissional no Teatro Acessível - Escola Técnica Estadual de Teatro Martins Pena