Ir para o conteúdo principal
Ir para o menu de navegação principal
Ir para o rodapé
Open Menu
Início
Arquivos
Equipe Editorial
Submissões
TEMPLATES
Sobre a Revista
Contato
Buscar
Cadastro
Acesso
Início
/
Arquivos
/
v. 11 n. 2 (2025): Maio/Agosto - Desafios da Formação Profissional no Teatro Acessível - Escola Técnica Estadual de Teatro Martins Pena
v. 11 n. 2 (2025): Maio/Agosto - Desafios da Formação Profissional no Teatro Acessível - Escola Técnica Estadual de Teatro Martins Pena
Publicado:
30-05-2025
EXPEDIENTE
1-4
PDF
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2025.92004
EDITORIAL
Denize Sepulveda, Renan Corrêa, José Antonio Sepulveda
5-6
PDF
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2025.92008
APRESENTAÇÃO
DESAFIOS DA FORMAÇÃO PROFISSIONAL NO TEATRO ACESSÍVEL – ESCOLA TÉCNICA ESTADUAL DE TEATRO MARTINS PENA
Denize Sepulveda, Jose Antonio Sepulveda, Renan Corrêa, Alanes Ayssan Ayssan
7-16
PDF
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2025.92009
Dossiê Especial: Desafios da Formação Profissional no Teatro Acessível - Escola Técnica Estadual de Teatro Martins Pena
EXPLORANDO AS CORES PARA ALÉM DA VISÃO: PROMOVENDO EQUIDADE NA EDUCAÇÃO DE ESTUDANTES COM DEFICÊNCIA VISUAL
Aristóteles Meneses Lima, Fábio Garcia Bernardo
17-38
PDF
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2024.85877
EDUCAÇÃO INFORMAL EM CENA
UM ESTUDO SOBRE O ESTADO DA ARTE DO BEIJO GAY NAS TELENOVELAS
Artur Bernardo da Rocha Batista, Jorge Felipe Fonseca Moreira
39-59
PDF
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2024.87549
INCLUSÃO NA ESCOLA TÉCNICA ESTADUAL DE TEATRO MARTINS PENA
DESAFIOS E POSSIBILIDADES PARA CONSTRUÇÃO DO TEATRO ACESSÍVEL
Bianca Fogli, Margareth Neves de Oliveira
60-84
PDF
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2025.92003
AS MEDIDAS SOCIOEDUCATIVAS E A CULTURA COMO EIXO PEDAGÓGICO:
UM ESTUDO SOBRE O ESTADO DA ARTE
Alumita dos Santos Ferreira Pereira, Carla Figueira de Souza
85-108
PDF
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2024.87550
EDUCAÇÃO INCLUSIVA E O ENSINO DE TEATRO: CAMINHOS A PARTIR DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS CONTEMPORÂNEAS
Cristina Angélica Mascaro
109-122
PDF
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2025.85676
ACESSIBILIDADE CURRICULAR
ROMPENDO COM AS BARREIRAS ATITUDINAIS E PEDAGÓGICAS
Loane Nayara de Paula Souza , Gizeli Aparecida Ribeiro de Alencar , Nadia Maria Qualio, Solange Franci Raimundo Yaegashi
123-139
PDF
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2025.87544
CORPOS SOBERANOS NA CENA E NA VIDA
UM APLAUSO E DUAS MEMÓRIAS DO ENSINO DE TEATRO PARA DEFICIENTES VISUAIS
Leonardo de Carvalho Augusto
140-154
PDF
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2025.87546
"E A PALHAÇA O QUE É?"
A PALHAÇADA COMO FERRAMENTA DE ACESSIBILIDADE
Letícia Figueiredo dos Santos
155-170
PDF
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2025.84856
ANÁLISE DAS POLÍTICAS PÚBLICAS PARA O TEATRO ACESSÍVEL E SUA FORMAÇÃO SOB A PERSPECTIVA DO MATERIALISMO HISTÓRICO-DIALÉTICO
Quitéria Paiva Villela Santos, Adão Aparecido Molina, Conceição Solange Bution Perin
171-186
PDF
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2025.85644
A TRAJETÓRIA DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA ATRAVÉS DA HISTÓRIA
Veronica Legentil
187-208
PDF
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2025.83995
LIÇÕES PARA TODOS: A IMPORTÂNCIA DE UM SITE ACESSÍVEL PARA DEFICIENTES VISUAIS
Ricardo Marciano, Bianca Fogli, Vinicius Marques, Lucas Alves Firmino
209-217
PDF
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2025.85714
ARTES CÊNICAS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE ALUNOS INCLUSIVOS NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO
Vinicio Noda, Leila Pessôa da Costa
218-235
PDF
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2025.85685
DA PLATEIA AO PALCO
POLÍTICAS PARA A CONSTRUÇÃO DE UMA ESCOLA DE TEATRO ACESSÍVEL ÀS PESSOAS COM DEFICIÊNCIAS
Edicléa Mascarenhas Fernandes, Fabiano Carneiro da Silva , Helio Ferreira Orrico
236-249
PDF
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2025.92010
Entrevistas
MANIFESTO DA ARTE INCLUSIVA
Paula Wenke
348-353
PDF
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2025.92027
Relatos de experiências
MEDALHA MARCELO REIS
Uma marca pela passagem de uma figura pública, cujo amor à arte, diversidade, educação e inclusão formaram sua existência.
Ana Cláudia Diogo da Silva
250-257
PDF
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2025.87548
MEMÓRIA E INCLUSÃO NA CENTENÁRIA ESCOLA DE TEATRO MARTINS PENA
Christiane dos Reis Messias
258-280
PDF
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2025.87547
PENSANDO SOBRE ACESSIBILIDADE E TEATRO A PARTIR DE UMA EXPERIÊNCIA COM PESSOAS NEURODIVERSAS
Fabricio Goulart Moser
281-291
PDF
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2025.87545
UM TEATRO, ACESSÍVEL PARA TODOS NÓS
Luciana Novaes
292-296
PDF
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2025.92031
A EXPERIÊNCIA DE UM PROFESSOR DE ENGENHARIA LECIONANDO EM UM CURSO PROFISSIONALIZANTE DE TEATRO: A ACESSIBILIDADE E INCLUSÃO DA ESCOLA NA PERSPECTIVA DO PROFESSOR.
Marcelo Longo Freitas Mandarino
297-313
PDF
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2025.85697
CORO CÊNICO INCLUSIVO
INOVAÇÕES, IDEIAS E SURPRESAS NA INCLUSÃO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL
Fernando Guilhon
314-324
PDF
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2025.85583
Resenhas
ALÉM DAS BARREIRAS: UM MERGULHO NO TEATRO ACESSÍVEL
Jeniffer Furtado Dias
325-335
PDF
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2025.85710
ENTRE GRITOS E RESISTÊNCIAS: A POTÊNCIA DA EDUCAÇÃO NAS (R)EXISTÊNCIAS DE CORPOS DISSIDENTES EM O DIABO EM FORMA DE GENTE
Renan Corrêa
336-341
PDF
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2025.92025
EMANCIPAÇÃO SOCIAL E EXCLUSÃO NO COTIDIANO ESCOLAR: A HOMOFOBIA E SUA INFLUÊNCIA NAS TESSITURAS IDENTITÁRIAS DE DENIZE SEPULVEDA
José Antonio Sepulveda
342-347
PDF
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2025.92026
Demanda contínua
HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO FLUMINENSE NOS ESTUDOS DA PROFESSORA HAYDÉE FIGUEIRÊDO
Karyne Alves dos Santos
354-364
PDF
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2025.83403
IGNORÂNCIA, REDES SOCIAIS E A UNIVERSIDADE (ESCOLA)
O NEGACIONISMO E UMA PSEUDO HORIZONTALIDADE NO DEBATE
André Luiz Bernardo Storino
365-379
PDF
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2025.82824
O RECREIO COMO CAMPO DE DISPUTAS: MARCADORES DE DIFERENÇA E PRÁTICAS DE EXCLUSÃO NO CAp-UERJ
Izabelly dos Santos Santana, Ana Patrícia da Silva
380-398
PDF
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2025.92029
PROCESSOS DE INCLUSÃO DO SUJEITO SURDO NO CONTEXTO DA ESCOLA COMUM: ANÁLISE DAS CENAS DA SÉRIE CRISÁLIDA
Cláudia Sarturi, Márcia Lise Lunardi-Lazzarin
399-414
PDF
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2025.81111
REFLEXÕES SOBRE A POSSIBILIDADE DE UM COTIDIANO ESCOLAR DECOLONIZADO
Marco Aurélio Correa, William Mathias Moreira, Leandro de Carvalho Moraes
415-429
PDF
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2025.71785
OMISSÕES, HERANÇAS E VESTÍGIOS: IMPLICAÇÕES IDEOLÓGICAS DA BRANQUITUDE NO VESTIBULAR INTERNO DA UFJF
Maria Rita Reis dos Anjos Souza, Hiago Gonçalves Dias do Nascimento
430-449
PDF
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2025.76185
SEMEANDO SABERES AFRICANOS: DESCOLONIZANDO A MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA
JÚLIO OMAR DA SILVA LOURENÇO, Bruno Andrade Pinto Monteiro, Fabiana de Freitas Poso
450-471
PDF
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2025.72618
Enviar Submissão
Enviar Submissão
Idioma
English
Português (Brasil)
Palavras-chave
Financiamento
Informações
Para Leitores
Para Autores
Para Bibliotecários