REFLEXÕES SOBRE A POSSIBILIDADE DE UM COTIDIANO ESCOLAR DECOLONIZADO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/riae.2025.71785

Palavras-chave:

cotidianos escolares, decolonização, autonomia, jogo dos privilégios

Resumo

O presente texto busca tecer reflexões sobre a possibilidade de um cotidiano escolar decolonizado. Partindo de Certeau (2011) e seus apontamentos sobre a produção de conhecimento nos cotidianos analisamos as contribuições de suas ideias para os cotidianos escolares com Ferraço, Soares e Alves (2018). Retornando também em como as populações negras reinventaram a sua existência através de táticas cotidianas para nos inspirar em possibilidades de decolonização na escola. Por fim, relatamos a experiência com um jogo de privilégios tecendo críticas a metodologia sob a ótica dos estudos da ciência social em base das ideias dos professores Carneiro (2011), Nascimento (2019) e González (2020). 

Biografia do Autor

Marco Aurélio Correa, UERJ

Mestre em Educação pelo Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ.

William Mathias Moreira, UERJ

Doutorando em Educação pelo Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ.

Leandro de Carvalho Moraes, UERJ

Doutorando em Educação pelo Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ.

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Publicado

30-05-2025

Como Citar

CORREA, Marco Aurélio; MATHIAS MOREIRA, William; DE CARVALHO MORAES, Leandro. REFLEXÕES SOBRE A POSSIBILIDADE DE UM COTIDIANO ESCOLAR DECOLONIZADO. Revista Interinstitucional Artes de Educar, [S. l.], v. 11, n. 2, p. 415–429, 2025. DOI: 10.12957/riae.2025.71785. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/riae/article/view/71785. Acesso em: 4 jun. 2025.