DA PLATEIA AO PALCO
POLÍTICAS PARA A CONSTRUÇÃO DE UMA ESCOLA DE TEATRO ACESSÍVEL ÀS PESSOAS COM DEFICIÊNCIAS
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2025.92010Resumo
O objetivo do estudo é identificar as bases legais e seus princípios conceituais na construção de uma proposta pedagógica de acessibilidade para uma escola de teatro acessível, em nosso contexto a “Escola de Teatro Martins Pena”, que inclua a pessoa com deficiência na plateia e no palco do espaço teatral. A investigação pauta-se em metodologia de pesquisa bibliográfica documental de leis, pareceres e decretos nacionais. As bases teóricas do estudo fundamentam-se nos conceitos de acessibilidade, suporte, funcionalidade e das concepções contemporâneas que substituem o modelo médico da deficiência pelo modelo social. Conclui-se que os princípios legais das políticas de educação e cultura podem oferecer subsídios e referenciais para uma proposta de uma escola de teatro acessível se incorporarem disciplinas específicas, núcleos de acessibilidade, professores e instrutores com deficiências com ênfase no protagonismo deste segmento, bem como as adequações, suportes e metodologias para o alcance da acessibilidade atitudinal, física e comunicacional.
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Copyright (c) 2025 Edicléa Mascarenhas Fernandes, Fabiano Carneiro da Silva , Helio Ferreira Orrico

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