Skip to main content
Skip to main navigation menu
Skip to site footer
Open Menu
Home
Archives
Editorial Team
Submissions
TEMPLATES
About the Journal
Contact
Search
Register
Login
Home
/
Archives
/
Vol. 11 No. 2 (2025): Maio/Agosto - Desafios da Formação Profissional no Teatro Acessível - Escola Técnica Estadual de Teatro Martins Pena
Vol. 11 No. 2 (2025): Maio/Agosto - Desafios da Formação Profissional no Teatro Acessível - Escola Técnica Estadual de Teatro Martins Pena
Published:
2025-05-30
EXPEDIENTE
1-4
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2025.92004
EDITORIAL
Denize Sepulveda, Renan Corrêa, José Antonio Sepulveda
5-6
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2025.92008
APRESENTAÇÃO
DESAFIOS DA FORMAÇÃO PROFISSIONAL NO TEATRO ACESSÍVEL – ESCOLA TÉCNICA ESTADUAL DE TEATRO MARTINS PENA
Denize Sepulveda, Jose Antonio Sepulveda, Renan Corrêa, Alanes Ayssan Ayssan
7-16
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2025.92009
Dossiê Especial: Desafios da Formação Profissional no Teatro Acessível - Escola Técnica Estadual de Teatro Martins Pena
EXPLORANDO AS CORES PARA ALÉM DA VISÃO: PROMOVENDO EQUIDADE NA EDUCAÇÃO DE ESTUDANTES COM DEFICÊNCIA VISUAL
Aristóteles Meneses Lima, Fábio Garcia Bernardo
17-38
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2024.85877
EDUCAÇÃO INFORMAL EM CENA
UM ESTUDO SOBRE O ESTADO DA ARTE DO BEIJO GAY NAS TELENOVELAS
Artur Bernardo da Rocha Batista, Jorge Felipe Fonseca Moreira
39-59
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2024.87549
INCLUSÃO NA ESCOLA TÉCNICA ESTADUAL DE TEATRO MARTINS PENA
DESAFIOS E POSSIBILIDADES PARA CONSTRUÇÃO DO TEATRO ACESSÍVEL
Bianca Fogli, Margareth Neves de Oliveira
60-84
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2025.92003
AS MEDIDAS SOCIOEDUCATIVAS E A CULTURA COMO EIXO PEDAGÓGICO:
UM ESTUDO SOBRE O ESTADO DA ARTE
Alumita dos Santos Ferreira Pereira, Carla Figueira de Souza
85-108
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2024.87550
INCLUSIVE EDUCATION AND THEATER TEACHING: PATHWAYS FROM CONTEMPORARY PEDAGOGICAL PRACTICES
Cristina Angélica Mascaro
109-122
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2025.85676
ACESSIBILIDADE CURRICULAR
ROMPENDO COM AS BARREIRAS ATITUDINAIS E PEDAGÓGICAS
Loane Nayara de Paula Souza , Gizeli Aparecida Ribeiro de Alencar , Nadia Maria Qualio, Solange Franci Raimundo Yaegashi
123-139
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2025.87544
CORPOS SOBERANOS NA CENA E NA VIDA
UM APLAUSO E DUAS MEMÓRIAS DO ENSINO DE TEATRO PARA DEFICIENTES VISUAIS
Leonardo de Carvalho Augusto
140-154
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2025.87546
"What about the female clown?"
Clown as a tool of accessibility
Letícia Figueiredo dos Santos
155-170
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2025.84856
ANALYSIS OF PUBLIC POLICIES ON ACCESSIBLE THEATER AND ITS FORMATION FROM THE PERSPECTIVE OF DIALECTICAL HISTORICAL MATERIALISM
Quitéria Paiva Villela Santos, Adão Aparecido Molina, Conceição Solange Bution Perin
171-186
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2025.85644
THE TRAJECTORY OF PERSONS WITH DISABILITIES THROUGH HISTORY
Veronica Legentil
187-208
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2025.83995
LIÇÕES PARA TODOS: A IMPORTÂNCIA DE UM SITE ACESSÍVEL PARA DEFICIENTES VISUAIS
Ricardo Marciano, Bianca Fogli, Vinicius Marques, Lucas Alves Firmino
209-217
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2025.85714
ARTES CÊNICAS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE ALUNOS INCLUSIVOS NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO
Vinicio Noda, Leila Pessôa da Costa
218-235
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2025.85685
DA PLATEIA AO PALCO
POLÍTICAS PARA A CONSTRUÇÃO DE UMA ESCOLA DE TEATRO ACESSÍVEL ÀS PESSOAS COM DEFICIÊNCIAS
Edicléa Mascarenhas Fernandes, Fabiano Carneiro da Silva , Helio Ferreira Orrico
236-249
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2025.92010
Entrevistas
MANIFESTO DA ARTE INCLUSIVA
Paula Wenke
348-353
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2025.92027
Relatos de experiências
MEDALHA MARCELO REIS
Uma marca pela passagem de uma figura pública, cujo amor à arte, diversidade, educação e inclusão formaram sua existência.
Ana Cláudia Diogo da Silva
250-257
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2025.87548
MEMÓRIA E INCLUSÃO NA CENTENÁRIA ESCOLA DE TEATRO MARTINS PENA
Christiane dos Reis Messias
258-280
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2025.87547
PENSANDO SOBRE ACESSIBILIDADE E TEATRO A PARTIR DE UMA EXPERIÊNCIA COM PESSOAS NEURODIVERSAS
Fabricio Goulart Moser
281-291
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2025.87545
UM TEATRO, ACESSÍVEL PARA TODOS NÓS
Luciana Novaes
292-296
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2025.92031
A EXPERIÊNCIA DE UM PROFESSOR DE ENGENHARIA LECIONANDO EM UM CURSO PROFISSIONALIZANTE DE TEATRO: A ACESSIBILIDADE E INCLUSÃO DA ESCOLA NA PERSPECTIVA DO PROFESSOR.
Marcelo Longo Freitas Mandarino
297-313
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2025.85697
CORO CÊNICO INCLUSIVO
INOVAÇÕES, IDEIAS E SURPRESAS NA INCLUSÃO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL
Fernando Guilhon
314-324
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2025.85583
Resenhas
BEYOND BARRIERS: A DIVE INTO ACCESSIBLE THEATER
Jeniffer Furtado Dias
325-335
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2025.85710
ENTRE GRITOS E RESISTÊNCIAS: A POTÊNCIA DA EDUCAÇÃO NAS (R)EXISTÊNCIAS DE CORPOS DISSIDENTES EM O DIABO EM FORMA DE GENTE
Renan Corrêa
336-341
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2025.92025
EMANCIPAÇÃO SOCIAL E EXCLUSÃO NO COTIDIANO ESCOLAR: A HOMOFOBIA E SUA INFLUÊNCIA NAS TESSITURAS IDENTITÁRIAS DE DENIZE SEPULVEDA
José Antonio Sepulveda
342-347
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2025.92026
Demanda contínua
HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO FLUMINENSE NOS ESTUDOS DA PROFESSORA HAYDÉE FIGUEIRÊDO
Karyne Alves dos Santos
354-364
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2025.83403
IGNORÂNCIA, REDES SOCIAIS E A UNIVERSIDADE (ESCOLA)
O NEGACIONISMO E UMA PSEUDO HORIZONTALIDADE NO DEBATE
André Luiz Bernardo Storino
365-379
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2025.82824
O RECREIO COMO CAMPO DE DISPUTAS: MARCADORES DE DIFERENÇA E PRÁTICAS DE EXCLUSÃO NO CAp-UERJ
Izabelly dos Santos Santana, Ana Patrícia da Silva
380-398
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2025.92029
PROCESSOS DE INCLUSÃO DO SUJEITO SURDO NO CONTEXTO DA ESCOLA COMUM: ANÁLISE DAS CENAS DA SÉRIE CRISÁLIDA
Cláudia Sarturi, Márcia Lise Lunardi-Lazzarin
399-414
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2025.81111
REFLEXÕES SOBRE A POSSIBILIDADE DE UM COTIDIANO ESCOLAR DECOLONIZADO
Marco Aurélio Correa, William Mathias Moreira, Leandro de Carvalho Moraes
415-429
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2025.71785
OMISSÕES, HERANÇAS E VESTÍGIOS: IMPLICAÇÕES IDEOLÓGICAS DA BRANQUITUDE NO VESTIBULAR INTERNO DA UFJF
Maria Rita Reis dos Anjos Souza, Hiago Gonçalves Dias do Nascimento
430-449
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2025.76185
SEMEANDO SABERES AFRICANOS: DESCOLONIZANDO A MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA
JÚLIO OMAR DA SILVA LOURENÇO, Bruno Andrade Pinto Monteiro, Fabiana de Freitas Poso
450-471
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2025.72618
Make a Submission
Make a Submission
Language
English
Português (Brasil)
Español (España)
Keywords
Financiamento
Information
For Readers
For Authors
For Librarians