Além das barreiras: um mergulho no teatro acessível
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2025.85710Palavras-chave:
Teatro acessível, Formação artística, Inclusão, Acessibilidade, DocênciaResumo
Esta resenha propõe-se a explorar num mergulho profundo desde as principais dificuldades enfrentadas por atores com deficiências, passando pelos desafios de sua formação em artes cênicas, até o impacto psicossocial da inclusão destes profissionais no palco. A jornada desses atores será desvelada por meio de análise das políticas públicas de acessibilidade, e o papel fundamental de ONGs e instituições educacionais no fomento ao teatro inclusivo. Discutir-se-á, ademais, sobre as metodologias inclusivas, o uso de tecnologias assistivas, e estratégias para superar as barreiras de acessibilidade. Adotou-se uma abordagem de revisão bibliográfica, buscando compreender o estado da arte sobre a formação de atores com deficiência (PCDs) no Brasil, com foco na região Sudeste. A pesquisa foi realizada por meio de buscas em bases de dados científicas, como Scielo, Periódicos Capes e Google Acadêmico, utilizando-se palavras-chave como "pessoa com deficiência", "artes cênicas", "formação de atores", "acessibilidade" e "inclusão", combinadas com o recorte geográfico da região Sudeste. Além disso, foram consultados documentos e relatórios de órgãos governamentais, organizações da sociedade civil e instituições culturais que atuam na promoção da inclusão de PCDs nas artes cênicas. Entretanto, procura cada vez mais desmistificar o caráter por vezes messiânico na acessibilidade em comparação ao assistencialismo. Vale frisar que este texto possui a missão de impactar propostas de ação com conotação empoderadora, fugindo de abordagens capacitistas. Na análise dos artigos buscou-se identificar os principais desafios, iniciativas e possíveis estratégias para enfrentar as barreiras e promover a formação e inserção de atores conscientes da importância da real inclusão.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Jeniffer Furtado Dias

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os autores mantêm os direitos autorais dos seus trabalhos, têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
A aceitação do texto implica na autorização e exclusividade da Revista Interinstitucional Artes de Educar acerca do direito de primeira publicação, os trabalhos publicados estão simultaneamente licenciados com uma licença Creative Commons Atribuição-Não Comercial 4.0 Internacional