Além das barreiras: um mergulho no teatro acessível

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/riae.2025.85710

Palavras-chave:

Teatro acessível, Formação artística, Inclusão, Acessibilidade, Docência

Resumo

Esta resenha propõe-se a explorar num mergulho profundo desde as principais dificuldades enfrentadas por atores com deficiências, passando pelos desafios de sua formação em artes cênicas, até o impacto psicossocial da inclusão destes profissionais no palco. A jornada desses atores será desvelada por meio de análise das políticas públicas de acessibilidade, e o papel fundamental de ONGs e instituições educacionais no fomento ao teatro inclusivo. Discutir-se-á, ademais, sobre as metodologias inclusivas, o uso de tecnologias assistivas, e estratégias para superar as barreiras de acessibilidade. Adotou-se uma abordagem de revisão bibliográfica, buscando compreender o estado da arte sobre a formação de atores com deficiência (PCDs) no Brasil, com foco na região Sudeste. A pesquisa foi realizada por meio de buscas em bases de dados científicas, como Scielo, Periódicos Capes e Google Acadêmico, utilizando-se palavras-chave como "pessoa com deficiência", "artes cênicas", "formação de atores", "acessibilidade" e "inclusão", combinadas com o recorte geográfico da região Sudeste. Além disso, foram consultados documentos e relatórios de órgãos governamentais, organizações da sociedade civil e instituições culturais que atuam na promoção da inclusão de PCDs nas artes cênicas. Entretanto, procura cada vez mais desmistificar o caráter por vezes messiânico na acessibilidade em comparação ao assistencialismo. Vale frisar que este texto possui a missão de impactar propostas de ação com conotação empoderadora, fugindo de abordagens capacitistas. Na análise dos artigos buscou-se identificar os principais desafios, iniciativas e possíveis estratégias para enfrentar as barreiras e promover a formação e inserção de atores conscientes da importância da real inclusão.

Biografia do Autor

Jeniffer Furtado Dias, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Jeniffer Arte é de Nova Iguaçu, ela/eu começa a escrever com 8 anos de idade, por curiosidade, coisinha engraçada essa tal de escrita, depois que foi crescendo não parou de procurar arte em tudo que é canto, se interessa por gente, por aprendizagem e por comunicação, faz Pedagogia na UFRRJ e brinca de faz de sério ao ser atriz, cantora, professora, empreendedora, poeta e tantas coisas mais que para fazer sentido é preciso ir...de ré até o começo. Artivista cultural, poetisa e graduanda em Pedagogia Une por meio da pesquisa os três pilares que regem sua vida: comunicação, arte e educação. Autora, comunicadora, atriz, professora e cantora. 

Downloads

Publicado

30-05-2025

Como Citar

FURTADO DIAS, Jeniffer. Além das barreiras: um mergulho no teatro acessível. Revista Interinstitucional Artes de Educar, [S. l.], v. 11, n. 2, p. 325–335, 2025. DOI: 10.12957/riae.2025.85710. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/riae/article/view/85710. Acesso em: 30 set. 2025.