MEMÓRIA E INCLUSÃO NA CENTENÁRIA ESCOLA DE TEATRO MARTINS PENA
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2025.87547Resumo
O presente artigo registra e descreve uma pesquisa documental realizada a partir da observação de dados relativos a Pessoas com Deficiência (PCD) em documentos históricos da década de 1950, referentes aos estudantes da então "Escola Dramática Martins Pena", hoje "Escola Técnica Estadual de Teatro Martins Pena" (FAETEC), pertencentes ao "Centro de Memória Luiza Barreto Leite". A pesquisa foca, especificamente, em atestados médicos solicitados para ingresso na instituição e provas das disciplinas "Arte de Representar" e "Caracterização". O objetivo é responder a uma problemática surgida durante a higienização dos documentos históricos mencionados: verificar se esses escritos indicavam que uma pessoa com deficiência, nesse recorte temporal específico, não estava apta a frequentar a escola. Para elucidar essa questão, foram coletadas informações e composta uma base de dados a partir dessas fontes. A análise desses dados foi realizada tanto quantitativa quanto qualitativamente, dialogando principalmente com os estudos de Stuart Hall e Romeu Kazumi Sassaki.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Christiane dos Reis Messias

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os autores mantêm os direitos autorais dos seus trabalhos, têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
A aceitação do texto implica na autorização e exclusividade da Revista Interinstitucional Artes de Educar acerca do direito de primeira publicação, os trabalhos publicados estão simultaneamente licenciados com uma licença Creative Commons Atribuição-Não Comercial 4.0 Internacional