MEMÓRIA E INCLUSÃO NA CENTENÁRIA ESCOLA DE TEATRO MARTINS PENA
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2025.87547Resumen
O presente artigo registra e descreve uma pesquisa documental realizada a partir da observação de dados relativos a Pessoas com Deficiência (PCD) em documentos históricos da década de 1950, referentes aos estudantes da então "Escola Dramática Martins Pena", hoje "Escola Técnica Estadual de Teatro Martins Pena" (FAETEC), pertencentes ao "Centro de Memória Luiza Barreto Leite". A pesquisa foca, especificamente, em atestados médicos solicitados para ingresso na instituição e provas das disciplinas "Arte de Representar" e "Caracterização". O objetivo é responder a uma problemática surgida durante a higienização dos documentos históricos mencionados: verificar se esses escritos indicavam que uma pessoa com deficiência, nesse recorte temporal específico, não estava apta a frequentar a escola. Para elucidar essa questão, foram coletadas informações e composta uma base de dados a partir dessas fontes. A análise desses dados foi realizada tanto quantitativa quanto qualitativamente, dialogando principalmente com os estudos de Stuart Hall e Romeu Kazumi Sassaki.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2025 Christiane dos Reis Messias

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
Los autores conservan los derechos de autor de su trabajo, pueden publicar y distribuir su trabajo en línea (por ejemplo, en repositorios institucionales o en su página personal) en cualquier momento antes o durante el proceso editorial, ya que esto puede generar cambios productivos, así como aumentar la impacto y citación del trabajo publicado.
La aceptación del texto implica la autorización y exclusividad de la Revista Interinstitucional Artes de Educar en cuanto al derecho de primera publicación, las obras publicadas son licenciadas simultáneamente con una Licencia Creative Commons Atribución-No Comercial 4.0 Internacional