AS MEDIDAS SOCIOEDUCATIVAS E A CULTURA COMO EIXO PEDAGÓGICO:

UM ESTUDO SOBRE O ESTADO DA ARTE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/riae.2024.87550

Resumo

O presente artigo tem como objetivo realizar a elaboração do Estado da Arte, a partir do que vem sendo publicado sobre as Medidas Socioeducativas no diz respeito a Arte Educação, dando relevância à Arte Teatral e, para o seu desenvolvimento, elencou-se o marco temporal entre o período de 2012 a 2023. Realizou-se uma pesquisa qualitativa de cunho bibliográfico em que  adotou-se o procedimento metodológico, a partir da revisão dos Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC), Dissertações e Teses que foram identificadas pelo Google Acadêmico, Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD) do Instituto Brasileiro de Informação Científica, Tecnológica (IBICT) e Banco de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), no Banco Digital de Teses e Dissertações (BDTD). Buscou-se com este levantamento analisar e compreender como as diretrizes previstas na Lei, Eca (1990) e o SINASE (2012) estão sendo implementadas no Sistema Socioeducativo brasileiro em relação ao eixo Arte Cultura. Por fim, percebeu-se diante do exposto que a Arte Educação ainda se encontra à margem do que reza na Legislação vigente.

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Publicado

30-05-2025

Como Citar

DOS SANTOS FERREIRA PEREIRA, Alumita; FIGUEIRA DE SOUZA, Carla. AS MEDIDAS SOCIOEDUCATIVAS E A CULTURA COMO EIXO PEDAGÓGICO:: UM ESTUDO SOBRE O ESTADO DA ARTE. Revista Interinstitucional Artes de Educar, [S. l.], v. 11, n. 2, p. 85–108, 2025. DOI: 10.12957/riae.2024.87550. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/riae/article/view/87550. Acesso em: 2 jun. 2025.

Edição

Seção

Dossiê Especial: Desafios da Formação Profissional no Teatro Acessível - Escola Técnica Estadual de Teatro Martins Pena