"E A PALHAÇA O QUE É?"
A PALHAÇADA COMO FERRAMENTA DE ACESSIBILIDADE
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2025.84856Resumo
Este artigo, baseado na pesquisa de mestrado que está em andamento no Programa de Pós-graduação em Artes da Cena, da UFRJ, tem como objetivo tratar da inclusão de pessoas subalternizadas a partir das artes circenses, essencialmente da palhaçada, utilizando-se da arte acessível como instrumento de discussão, a partir de textos de Muñoz, Deleuze e Guattari e Marcolla, colocando em foco mulheres neurodivergentes. Ademais, propõe-se abordar a construção da feminilidade conversando com Engels, Butler e Lerner, falar sobre o que rimos na atualidade e discutir como o nosso riso se constitui desde a primeira infância até a vida adulta partindo dos estudos de McGhee, passando pela construção do real e do desejo com Fanon. Os resultados encontrados a partir das leituras realizadas foi de que é possível realizar a inclusão de pessoas neurodivergentes nas artes circenses tanto enquanto público como enquanto criadores de cenas e espetáculos. Considerando o foco na palhaçada, essas pessoas subalternizadas trazem uma rica discussão para a cena contemporânea de palhaças.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Letícia Figueiredo dos Santos

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os autores mantêm os direitos autorais dos seus trabalhos, têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
A aceitação do texto implica na autorização e exclusividade da Revista Interinstitucional Artes de Educar acerca do direito de primeira publicação, os trabalhos publicados estão simultaneamente licenciados com uma licença Creative Commons Atribuição-Não Comercial 4.0 Internacional