ANÁLISE DAS POLÍTICAS PÚBLICAS PARA O TEATRO ACESSÍVEL E SUA FORMAÇÃO SOB A PERSPECTIVA DO MATERIALISMO HISTÓRICO-DIALÉTICO
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2025.85644Resumo
O objetivo deste estudo é analisar as políticas públicas para o “Teatro Acessível” e compreender os obstáculos que limitam o acesso ao Teatro e a formação dos indivíduos interessados nessa área. Nesse sentido, serão abordadas questões relacionadas à falta de políticas públicas que incentivem a democratização dessa modalidade de ensino teatral bem como a falta de recursos financeiros para custear cursos e formação específica. As análises serão feitas por meio do método materialista histórico-dialético, e com discussões sobre os documentos oficiais, que trazem o tema “Teatro Acessível”. Além disso, pretende-se apresentar reflexões e perspectivas, diante das atuais políticas públicas, para que o “Teatro Acessível”, vias de fato, seja um instrumento de inclusão e direito de todos. Para tanto, será realizada a análise documental da obra teatral, apresentada por Brecht, para fundamentar que o teatro é, também, instrumento de ensino e de cultura.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Quitéria Paiva Villela Santos, Adão Aparecido Molina, Conceição Solange Bution Perin

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os autores mantêm os direitos autorais dos seus trabalhos, têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
A aceitação do texto implica na autorização e exclusividade da Revista Interinstitucional Artes de Educar acerca do direito de primeira publicação, os trabalhos publicados estão simultaneamente licenciados com uma licença Creative Commons Atribuição-Não Comercial 4.0 Internacional