ANÁLISE DAS POLÍTICAS PÚBLICAS PARA O TEATRO ACESSÍVEL E SUA FORMAÇÃO SOB A PERSPECTIVA DO MATERIALISMO HISTÓRICO-DIALÉTICO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/riae.2025.85644

Resumo

O objetivo deste estudo é analisar as políticas públicas para o “Teatro Acessível” e compreender os obstáculos que limitam o acesso ao Teatro e a formação dos indivíduos interessados nessa área.  Nesse sentido, serão abordadas questões relacionadas à falta de políticas públicas que incentivem a democratização dessa modalidade de ensino teatral bem como a falta de recursos financeiros para custear cursos e formação específica. As análises serão feitas por meio do método materialista histórico-dialético, e com discussões sobre os documentos oficiais, que trazem o tema “Teatro Acessível”. Além disso, pretende-se apresentar reflexões e perspectivas, diante das atuais políticas públicas, para que o “Teatro Acessível”, vias de fato, seja um instrumento de inclusão e direito de todos. Para tanto, será realizada a análise documental da obra teatral, apresentada por Brecht, para fundamentar que o teatro é, também, instrumento de ensino e de cultura.

Biografia do Autor

Quitéria Paiva Villela Santos, Universidade Estadual do Paraná

Formada em Letras (UNESPAR) e em Pedagogia pela (FAPI), Especialização em Gestão Escolar pelo Instituto de Educação São Braz, IESB, Curitiba, Brasil. Aluna não regular do Mestrado em Ensino: Formação Docente Interdisciplinar da Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR)) Campus de Paranavaí- Paraná.

Adão Aparecido Molina, Universidade Estadual do Paraná - UNESPAR - Campus Paranavaí

Professor Pesquisador em Educação. Possui graduação em Curso de Licenciatura em Letras pela Universidade Estadual de Maringá (1986), especialização em Didática e Metodologia do Ensino pela Universidade Norte do Paraná (1997), mestrado em Fundamentos da Educação pela Universidade Estadual de Maringá (2004), doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (2011) e pós-doutorado em História da Educação pela Universidade Estadual Paulista - Unesp Campus de Assis, com estância pós-doutoral em História da Educação na Faculdade de Educação da Universidade de Salamanca - Espanha, no ano de 2018. Atualmente é professor Associado do Departamento de Educação da Universidade Estadual do Paraná - Campus de Paranavaí e Professor do Programa de Pós-graduação - Curso de Mestrado em Ensino - Formação Docente Interdisciplinar da Unespar/ Paranavaí. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Fundamentos da Educação e Políticas educacionais, atuando principalmente nos seguintes temas: História da Educação e da infância; Transformação Social, Educação e Ensino; Estado e Políticas Públicas para a Educação e a Infância, Fundamentos históricos e filosóficos da educação e Fundamentos da Educação Infantil. Membro do Comitê de Ética em Pesquisa com seres humanos da Unespar. É líder responsável pelo Grupo de Estudos e Pesquisas em Estado, História, Politicas e Educação - GEPEHPE, cadastrado no GP - CNPq. Consultor de vários periódicos na área de Educação e Ensino. Diretor do Centro de Ciências Humanas e da Educação do Campus de Paranavaí, nomeado pela Portaria n.205/2022 - Reitoria Unespar, para o biênio 2022-2023, ORCID: https://orcid.org/0000-0001-9633-4707

Conceição Solange Bution Perin, Universidade Estadual do Paraná - UNESPAR - Campus Paranavaí

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual de Maringá (2002), Mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (2005), Doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (2010), Pós-Doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Maringá e Estágio na Universidade de Salamanca (2017). Atualmente é professora efetiva (Associado C) do Departamento de Teoria e Prática da Universidade de Maringá - UEM. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação - PPE, da Universidade Estadual de Maringá - UEM e professora do Programa de Pós-Graduação em Ensino: Formação Docente Interdisciplinar - PPIFOR da Universidade Estadual do Paraná UNESPAR - campus/Paranavaí. É líder do Grupo de Pesquisa em Educação e Ensino na
Medievalidade, Modernidade e Contemporaneidade - GPEMC, integra o Grupo de Pesquisa: Transformações Sociais e Educação na Antiguidade e Medievalidade - GTSEAM/UEM. Faz parte do Grupo GEMYR - Grupo de Estudios Medievales y Renascentistas - MadriEspanha. É membro do Núcleo Interdisciplinar Clássicos na Educação: Antiguidade e Medievalidade - NICE. Tem experiência na área de Educação, com ênfase na gestão e docência da Educação Básica. Na Educação Superior a experiência é na formação de professores. No âmbito da pesquisa os estudos desenvolvidos estão centrados em Educação, Ensino, História da Educação e Filosofia da Educação.

Downloads

Publicado

30-05-2025

Como Citar

PAIVA VILLELA SANTOS, Quitéria; APARECIDO MOLINA, Adão; SOLANGE BUTION PERIN, Conceição. ANÁLISE DAS POLÍTICAS PÚBLICAS PARA O TEATRO ACESSÍVEL E SUA FORMAÇÃO SOB A PERSPECTIVA DO MATERIALISMO HISTÓRICO-DIALÉTICO. Revista Interinstitucional Artes de Educar, [S. l.], v. 11, n. 2, p. 171–186, 2025. DOI: 10.12957/riae.2025.85644. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/riae/article/view/85644. Acesso em: 2 jun. 2025.

Edição

Seção

Dossiê Especial: Desafios da Formação Profissional no Teatro Acessível - Escola Técnica Estadual de Teatro Martins Pena