O RECREIO COMO CAMPO DE DISPUTAS: MARCADORES DE DIFERENÇA E PRÁTICAS DE EXCLUSÃO NO CAp-UERJ

Autores

  • Izabelly dos Santos Santana
  • Ana Patrícia da Silva

DOI:

https://doi.org/10.12957/riae.2025.92029

Resumo

Esta pesquisa aprofundou-se no universo dos recreios no Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira (CAp-UERJ), revelando-o como um universo de relações sociais complexas. Através da observação participante e entrevistas, constatou-se que o recreio, além de um momento de descanso, é um campo de disputas por espaços, práticas corporais e construção de identidades. A hierarquização dos espaços, a valorização de determinadas atividades físicas e a formação de grupos são elementos-chave nessas dinâmicas. A cultura corporal do movimento, presente em todas as áreas do recreio, evidencia a importância do corpo e do movimento na construção da identidade dos alunos. No entanto, a pesquisa também revelou a existência de marcadores de diferença e práticas de exclusão que limitam a participação de alguns alunos. A segregação por gênero, por exemplo, é evidente na formação de grupos e na ocupação de determinados espaços. Diante desse cenário, o estudo demonstra a necessidade de olhar para o recreio como um espaço educativo complexo, onde se manifestam as desigualdades sociais presentes na escola. Ao problematizar a dicotomia inclusão/exclusão, a pesquisa contribui para uma reflexão mais aprofundada sobre as práticas pedagógicas e a construção de um ambiente escolar mais justo e inclusivo.

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Publicado

30-05-2025

Como Citar

SANTANA, Izabelly dos Santos; SILVA, Ana Patrícia da. O RECREIO COMO CAMPO DE DISPUTAS: MARCADORES DE DIFERENÇA E PRÁTICAS DE EXCLUSÃO NO CAp-UERJ . Revista Interinstitucional Artes de Educar, [S. l.], v. 11, n. 2, p. 380–398, 2025. DOI: 10.12957/riae.2025.92029. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/riae/article/view/92029. Acesso em: 2 jun. 2025.