O RECREIO COMO CAMPO DE DISPUTAS: MARCADORES DE DIFERENÇA E PRÁTICAS DE EXCLUSÃO NO CAp-UERJ
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2025.92029Resumo
Esta pesquisa aprofundou-se no universo dos recreios no Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira (CAp-UERJ), revelando-o como um universo de relações sociais complexas. Através da observação participante e entrevistas, constatou-se que o recreio, além de um momento de descanso, é um campo de disputas por espaços, práticas corporais e construção de identidades. A hierarquização dos espaços, a valorização de determinadas atividades físicas e a formação de grupos são elementos-chave nessas dinâmicas. A cultura corporal do movimento, presente em todas as áreas do recreio, evidencia a importância do corpo e do movimento na construção da identidade dos alunos. No entanto, a pesquisa também revelou a existência de marcadores de diferença e práticas de exclusão que limitam a participação de alguns alunos. A segregação por gênero, por exemplo, é evidente na formação de grupos e na ocupação de determinados espaços. Diante desse cenário, o estudo demonstra a necessidade de olhar para o recreio como um espaço educativo complexo, onde se manifestam as desigualdades sociais presentes na escola. Ao problematizar a dicotomia inclusão/exclusão, a pesquisa contribui para uma reflexão mais aprofundada sobre as práticas pedagógicas e a construção de um ambiente escolar mais justo e inclusivo.
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