v. 11 n. 1 (2025): Janeiro/Abril - A Inteligência Artificial e Educação: debates críticos e boas práticas na escola básica e na educação superior

O dossiê "A Inteligência Artificial e Educação: debates críticos e boas práticas na escola básica e na educação superior", analisa os impactos da inteligência artificial generativa no contexto educacional, destacando tanto seus desafios éticos quanto suas possibilidades pedagógicas. O editorial discute como essa tecnologia, capaz de criar textos, imagens e outros conteúdos a partir de dados fornecidos por humanos, vem transformando a educação, exigindo reflexões sobre a reconfiguração do ensino e do papel dos professores. São abordadas questões filosóficas e epistemológicas, como a influência dos vieses algorítmicos na produção do conhecimento, além das implicações para a sociedade contemporânea, marcada por redes digitais e pela modernidade líquida.
Outro ponto central da discussão é a necessidade de adaptação dos processos de ensino e avaliação, uma vez que o uso da IA por estudantes pode impactar a integridade acadêmica. O papel do professor se amplia, tornando-se não apenas um mediador do conhecimento, mas um orientador no uso ético dessas ferramentas. Além disso, enfatiza-se a importância do desenvolvimento de habilidades metacognitivas para que os alunos possam utilizar a tecnologia de forma crítica e consciente, sem comprometer a autonomia do aprendizado. A proposta do dossiê é fomentar um debate interdisciplinar sobre as potencialidades e os riscos da IA na educação, incentivando abordagens pedagógicas inovadoras e reflexões sobre a inserção responsável dessas tecnologias no ambiente escolar e universitário.