EDUCAÇÃO SEM BOLETO: ASPECTOS POLÍTICOS, PEDAGÓGICOS E SOCIAIS NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES(AS)

ASPECTOS POLÍTICOS, PEDAGÓGICOS E SOCIAIS NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES(AS)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/riae.2026.82490

Resumo

O artigo objetiva refletir sobre os impactos da formação continuada de professoras/es  do curso de pós-graduação lato sensu gratuito intitulado Educação Física escolar na perspectiva inclusiva desenvolvido, na Universidade Federal XXXXXX, a partir de narrativas memoriais. Sob a Teoria Crítica da Sociedade problematiza-se a formação continuada como direito do professor(a) e dever da universidade pública, dueto que nem sempre se aplica, evidenciando as contradições sociais que perpassam as instituições. Com vistas a defender o papel social da universidade pública, realizou-se uma pesquisa narrativa para conhecer os impactos da formação continuada de um grupo de professoras/es, de educação física. Diante disso, cumpre-nos elaborar reflexões que abarcam as dimensões política, pedagógica e social do processo formativo. Os dados compõem registros tecidos coletivamente durante aulas específicas e expressam memórias da educação básica como da superior enredadas em movimentos de persistência e resistência, que ecoam na formação e transbordam na profissão em prol da educação inclusiva.

Biografia do Autor

Erika Souza Leme, Universidade Federal Fluminense - UFF

Professora Adjunta da Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense (UFF - Niterói - RJ). Graduação em Letras (UNORP,1997); Especialização em Linguística (UNESP, 2000); Mestrado em Educação (UFRJ, 2011), Pedagogia (UFRJ, 2012). Doutora em Educação (UFF, 2017). Integrante da Comissão Editorial da Revista Aleph Online (UFF). Coordenadora do projeto de extensão – PROEX/UFF – Formação Cultural e educação Inclusiva: ampliando horizontes e diminuindo barreiras. Experiência acadêmica e profissional na Educação nas temáticas/áreas de atuação: Educação Especial, Inclusão em Educação, Formação docente e Direitos Humanos.

Michele Pereira de Souza da Fonseca, Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ

Professora Adjunta da Escola de Educação Física e Desportos da Universidade Federal do Rio de Janeiro (EEFD-UFRJ). Doutora em Educação. Coordenadora do LEPIDEFE - Laboratório de Estudos e Pesquisas sobre Inclusão e Diferenças na Educação Física escolar (EEFD-UFRJ).

Marta Cardoso Guedes, Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ

Doutora em Educação (PPGE- UFRJ). Mestre em Educação (PPGE-UFRJ). Professora Educação Física SME-RJ. Membro do Grupo de pesquisadas - CINEAD - FEUFRJ.

Downloads

Publicado

21-08-2026

Como Citar

LEME, Erika Souza; PEREIRA DE SOUZA DA FONSECA, Michele; CARDOSO GUEDES, Marta. EDUCAÇÃO SEM BOLETO: ASPECTOS POLÍTICOS, PEDAGÓGICOS E SOCIAIS NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES(AS): ASPECTOS POLÍTICOS, PEDAGÓGICOS E SOCIAIS NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES(AS). Revista Interinstitucional Artes de Educar, [S. l.], v. 12, n. 1, p. 294–312, 2026. DOI: 10.12957/riae.2026.82490. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/riae/article/view/82490. Acesso em: 24 ago. 2026.