Sobre a Revista

A Revista Interinstitucional Artes de Educar - RIAE - é uma publicação científica on line, de acesso livre, mantida pelos Programas de Pós-graduação em Educação das seguintes Instituições de Ensino Superior: Universidade do Estado do Rio de Janeiro/Faculdade de Formação de Professores  (UERJ/FFP); Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ/IM-IE) e Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Tem como missão alimentar a arte de pensarpraticar a educação, entrelaçando movimentos éticos, estéticos e políticos.

e-ISSN: 2359-6856 | Ano de criação: 2015 | Área do conhecimento: Educação | Qualis: A4 (Educação); A4 (Ensino)

Anúncios

Edição Atual

v. 11 n. Número Especial (2025): 10 anos da Revista Interinstitucional Artes de Educar: Artes de Educar, gestão editorial e interinstitucionalidade na editoria de revistas na educação
					Visualizar v. 11 n. Número Especial (2025): 10 anos da Revista Interinstitucional Artes de Educar: Artes de Educar, gestão editorial e interinstitucionalidade na editoria de revistas na educação
Publicado: 24-10-2025
  • EXPEDIENTE

    1-3
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2025.94763
  • EDITORIAL

    Rosimeri de Oliveira Dias, Edméa Oliveira dos Santos, Adrianne Ogêda Guedes
    4-5
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2025.94764

10 anos da Revista Interinstitucional Artes de Educar: Artes de Educar, Gestão Editorial e Interinstitucionalidade na Editoria de Revistas na Educação

  • O QUE PODEM MOVIMENTOS INTERINSTITUCIONAIS NA GESTÃO EDITORIAL DE UMA REVISTA CIENTÍFICA?

    Adrianne Ogêda Guedes, Rosimeri de Oliveira Dias, Edmea Santos
    6-17
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2025.94765
  • CHILDHOOD & PHILOSOPHY. 20 ANOS DE UM PERIÓDICO INFANTIL COM NOME ESTRANGEIRO E TEXTUALIDADES EM MUITAS LÍNGUAS

    Walter Omar Kohan, Magda Costa Carvalho, Simone Berle
    18-38
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2025.92352
  • PROCESSO DE INDEXAÇÃO DA REVISTA INTERINSTITUCIONAL ARTES DE EDUCAR EM BASES DE DADOS

    Nathalia Avila, Ana Beatriz Barboza
    39-55
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2025.92518
  • A NECESSIDADE E AS POSSIBILIDADES DE AVALIAR O IMPACTO SOCIAL NAS/DAS/COM

    Nilda Guimarães Alves, Alessandra Caldas, Noale Toja
    56-73
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2025.92627
  • GESTOS, FORMAÇÃO E GESTÃO EDITORIAL DA RIAE: EXPERIÊNCIA PERSPECTIVADA PELAS BOLSISTAS DE EXTENSÃO DO PERIÓDICO

    Julia de Aguiar Dantas Henrique, Maria Antônia Pereira Lanzoni, Ana Carolina Rocha da Silva
    74-85
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2025.93723
  • ENTRE MÉTRICAS E SENTIDOS: OS DESAFIOS DA EDITORAÇÃO DE PERIÓDICOS DA EDUCAÇÃO THE CHALLENGES OF PUBLISHING EDUCATION JOURNALS

    Elizeu Clementino de Souza, Michael Daian Pacheco Ramos
    86-104
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2025.92687
  • ENSAIOS REFLEXIVOS EM TORNO DA ‘EDUCAÇÃO DE MASSAS’ E DAS HOMOGENEIZAÇÕES DA VIDA

    Guilherme Rodrigues de Oliveira, César Leite, Tarcio Gustavo Da silva
    105-124
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2025.93711
  • CIÊNCIA ABERTA E AVALIAÇÃO POR PARES EM PERIÓDICOS DA ÁREA DA EDUCAÇÃO PRÁTICAS E DESAFIOS CONTEMPORÂNEOS

    Michel Gannam, Suzana dos Santos Gomes, Stéphane Silva
    125-147
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2025.92360
  • DA GÊNESE À CONSOLIDAÇÃO: A REVISTA INTERFACES CIENTÍFICAS-EDUCAÇÃO E SEU PAPEL PARA A DISSEMINAÇÃO E DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA (2012-2024)

    Cristiano Ferronato, Cristiane de Magalhães Porto, Luiz Rafael dos Santos Andrade
    148-165
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2025.92609
  • A ARTE DE EDUCAR NO INTERIOR DA AMAZÔNIA: DESAFIOS DA DOCÊNCIA E A CULTURA DA PADRONIZAÇÃO CURRICULAR

    Lucas de Vasconcelos Soares, Maria Lília Imbiriba Sousa Colares
    166-184
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2025.93460
  • SABEDORIA E INTELECTO NA FORMAÇÃO DO MESTRE EM A UNIDADE DO INTELECTO CONTRA OS AVERROÍSTAS, DE TOMÁS DE AQUINO

    Rafael Henrique Santin, Terezinha Oliveira
    185-204
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2025.92579
  • PROFESSORAS NEGRAS EM NARRATIVAS INTERSECCIONAIS PARA UMA EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA

    Leidiane dos Santos Aguiar Macambira, Valter Filé, Tais de Almeida Costa
    205-221
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2025.92645
  • A EDUCAÇÃO NA ERA DIGITAL, A BARBÁRIE E A PÓS-VERDADE

    Erika Simone Almeida Carlos Dias
    222-239
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2025.92822

Relatos de experiências

  • A IMPLEMENTAÇÃO DA EDUCAÇÃO PARA A CIDADANIA FUNDAMENTADA EM AULAS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL

    Iasmim Silva Correia, Luiz Guilherme Oliveira Lima, Renata Rolins da Silva Oliveira, Marcela Dias França
    240-252
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2025.80447

Resenhas

Demanda contínua

  • RELAÇÕES DE GÊNERO, RAÇA E ESPAÇOS DE PODER: UMA INTERPRETAÇÃO DESDE A ESCOLA

    Nubea Rodrigues Xavier, Wilker Solidade
    253-268
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2025.80891
  • O EXERCÍCIO DO CUIDADO-PARTICIPATIVO: PROBLEMATIZANDO AS PRÁTICAS ADULTOCÊNTRICAS COM TRABALHADORAS(ES)

    Matheus Magno dos Santos Fim, Janaína Mariano César
    269-290
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2025.75452
  • POR UMA EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA EM UM CONTEXTO NEOLIBERAL UMA RELAÇÃO POSSÍVEL ENTRE LITERATURA E A LEI 10.639/03

    Brenda Cristina da Silva e Silva, Fabrícia Vellasquez
    291-307
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2025.82456
  • O CURRÍCULO DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO DOS INSTITUTOS FEDERAIS DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA

    Maria Elenir Lima Rodrigues Farias, Cleilton Sampaio de Farias, Maria Eliana Lima Rodrigues
    308-329
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2025.76273
Ver Todas as Edições