Sobre a Revista

A Revista Interinstitucional Artes de Educar - RIAE - é uma publicação científica on line, de acesso livre, mantida pelos Programas de Pós-graduação em Educação das seguintes Instituições de Ensino Superior: Universidade do Estado do Rio de Janeiro/Faculdade de Formação de Professores  (UERJ/FFP); Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ/IM-IE) e Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Tem como missão alimentar a arte de pensarpraticar a educação, entrelaçando movimentos éticos, estéticos e políticos.

e-ISSN: 2359-6856 | Ano de criação: 2015 | Área do conhecimento: Educação | Qualis: A4 (Educação); A4 (Ensino)

Anúncios

Edição Atual

v. 11 n. 3 (2025): Formação Docente, Educação Infantil e Arte: Mobilizar Sentidos, Desvelar Belezas
					Visualizar v. 11 n. 3 (2025): Formação Docente, Educação Infantil e Arte: Mobilizar Sentidos, Desvelar Belezas
Publicado: 14-11-2025
  • EXPEDIENTE

    1-3
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2025.95180
  • EDITORIAL

    Luciana Esmeralda Ostetto, Adrianne Ogêda Guedes, Luciane Germano Goldberg
    4-6
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2025.95181
  • PENSAR-FAZER FORMAÇÃO DOCENTE E EDUCAÇÃO INFANTIL: CULTIVANDO BELEZAS, REFINANDO SENTIDOS

    Luciana Esmeralda Ostetto, Adrianne Ogêda Guedes, Luciane Germano Goldberg
    7-21
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2025.95182

dossiê: Formação docente, educação infantil e arte: mobilizar sentidos, desvelar belezas

  • FORMAR EDUCADORES PARA A PRIMEIRA INFÂNCIA ATRAVÉS DAS LINGUAGENS ARTÍSTICAS E EXPRESSIVAS. UMA EXPERIÊNCIA NA UNIVERSIDADE DE PALERMO

    Elena Mignosi
    22-45
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2025.94597
  • FORMAÇÃO ESTÉTICA E DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA ANÁLISE DA PRODUÇÃO DO CÍRCULO DE ESTUDO E PESQUISA FIAR

    José Firmino de Oliveira Neto, Carla Andréa Corrêa, Daiane Francisco de Medeiros
    46-67
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2025.94411
  • FRESTAS PARA (RE)ENCANTAR CORPOS D[IS/O]CENTES: POR UMA EDUCAÇÃO QUE LECIONE ANDORINHAS

    Michelle Dantas Ferreira, Adrianne Ogêda, Edilane Oliveira da Silva
    68-84
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2025.94710
  • OS REPERTÓRIOS CULTURAIS NA TESSITURA DA DOCÊNCIA EM EDUCAÇÃO INFANTIL

    Lizyane Francisca Silva dos Santos Locatelli, Monica Fantin
    85-108
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2025.94125
  • EXPERIÊNCIA E FORMAÇÃO ESTÉTICA COMO ESCOLHAS DE INCURSÃO AO CAMPO DE PESQUISA

    Ana Cláudia Oliveira Freitas, Fabiana Souto Lima Vidal
    109-128
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2025.94113
  • O QUE PODE A EDUCAÇÃO INFANTIL APRENDER COM ARNO STERN SOBRE ARTE NA PRIMEIRA INFÂNCIA?

    Luciane Germano Goldberg
    129-152
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2025.94535
  • ESCOLINHA DE ARTE DO BRASIL E REGGIO EMILIA: FIOS HISTÓRICOS E CONCEITUAIS PARA PENSAR A ARTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL

    Xênia Froes da Motta, Luciana Ostetto
    153-171
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2025.93749
  • MESA DE BISBILHOS ESCONDIDOS

    MIRIAN CELESTE FERREIRA DIAS MARTINS, Renata Queiroz de Moraes Americano
    172-185
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2025.94561
  • DANDARA PRESENTE! NARRATIVAS TEATRAIS ANTIRRACISTAS NA FORMAÇÃO DO EDUCADOR INFANTIL

    Alexandre Santiago da Costa, Jakeline Alencar Andrade
    186-202
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2025.94554
  • VASCULHAR A MEMÓRIA, ANDAR PELO CÉU, SONHAR COM AS MÃOS: ALIANDO CRIAÇÃO, INFÂNCIA E FORMAÇÃO DOCENTE

    Priscilla Menezes de Faria, Raíssa Cortat, Virna da Silva Bemvenuto
    203-221
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2025.94424
  • FEITURAS DE ENCANTAMENTOS NA DIMENSÃO TRANSFORMADORA DOS ARTISTAS E BRINCANTES

    Prof. Dr. Dimir Viana, Prof. Dra. Márcia Strazzacappa
    222-240
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2025.94379
  • MÚSICA, INFÂNCIA E EDUCAÇÃO: O CORPO, A VOZ E A ESCUTA COMO DISPOSITIVOS DO SENSÍVEL

    Wasti Silvério Ciszevski Henriques, Adrianne Ogêda Guedes, Maria Clara de Lima Santiago Camões
    241-259
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2025.94708
  • O OLHAR TEM VERTIGENS: A MEDIAÇÃO ARTÍSTICA E CULTURAL NA ESCUTA DO EU-COLETIVO

    Adriana de Freitas Pardal
    260-274
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2025.93356
  • ATRAVESSAR TERRITÓRIOS DEMARCADOS: SOBRE A DOCÊNCIA COM CRIANÇAS, QUE HISTÓRIAS AS PROFESSORAS PEDAGOGAS CONTAM AO PROFESSOR DE ARTES VISUAIS?

    Henrique Lima Assis
    275-295
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2025.94271

Entrevistas

Relatos de experiências

  • NO ENCONTRO COM ESTUDANTES DE PEDAGOGIA: PARTILHA POÉTICA COM INFÂNCIAS, NATUREZA E FOTOGRAFIA

    Michele Costa Pereira
    308-320
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2025.94246
  • DA LINHA À ESCULTURA: ARTE CONTEMPORÂNEA NA EDUCAÇÃO INFANTIL COMO LIBERDADE EXPRESSIVA DAS CRIANÇAS

    Cassia Calandrini Ribeiro
    321-331
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2025.94426
  • GRITANDO ALMA: PERCURSOS ESTÉTICOS NA FORMAÇÃO DOCENTE EM UM CENTRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL

    Laís Vilela Gomes
    332-343
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2025.94276
  • “AS BORBOLETAS DO PARQUE SÃO AMARELAS ”: UMA ITINERÂNCIA PELO PROCESSO DE METAMORFOSE COM UMA TURMA DE INFANTIL V

    Leandro da Silva Pereira Junior, Janice Débora de Alencar Batista de Araújo, Ana Maria Monte Coelho Frota
    344-356
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2025.94429
  • BRINCADEIRAS EM CONTEXTOS INVESTIGATIVOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: MIUDEZAS EM FOCO NA FORMAÇÃO DOCENTE

    Mariana Soares Dantas
    357-369
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2025.94288
  • QUANDO A TERRA E A ARTE SE ENCONTRAM: DIÁLOGOS ENTRE ARTE, NARRATIVA, FORMAÇÃO ESTÉTICA NA CONSTITUIÇÃO DE UMA PROFESSORA-ARTISTA

    FRANCISCA PALOMA ALMEIDA VITAL, LUCIANE GERMANO GOLDBERG
    370-382
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2025.94498
  • O DESENHO COMO VIA DE ACESSO AO UNIVERSO INFANTIL

    Josy Holanda
    383-393
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2025.94499

Resenhas

  • SOBRE FORMAÇÃO ESTÉTICA DOCENTE: POÉTICAS (CON)FIADAS NA PESQUISA,NO ENSINO E NA EXTENSÃO

    José Firmino de Oliveira Neto
    394-402
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2025.95027

Demanda contínua

  • TRILHANDO CAMINHOS PARA A LIBERDADE: PRÁTICAS DE EDUCAÇÃO EM/PARA OS DIREITOS HUMANOS NA FORMAÇÃO DE CRIANÇAS E JOVENS

    Erica Pereira dos Santos Nascimento, Ana Gabriela Saba de Alvarenga
    403-418
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2025.82471
  • INVESTIGAÇÃO NARRATIVA EM CONVERSA: EXPERIÊNCIAS COTIDIANAS DE VIVER, PESQUISAR E NARRAR

    Lilian da Silva Ney, Débora Medeiros do Amaral, Aline Machado Dorneles
    419-438
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2025.82527
Ver Todas as Edições