Ir para o conteúdo principal
Ir para o menu de navegação principal
Ir para o rodapé
Open Menu
Início
Arquivos
Equipe Editorial
Submissões
TEMPLATES
Sobre a Revista
Contato
Buscar
Cadastro
Acesso
Início
/
Arquivos
/
v. 11 n. 2 (2025): Maio/Agosto - Desafios da Formação Profissional no Teatro Acessível - Escola Técnica Estadual de Teatro Martins Pena
v. 11 n. 2 (2025): Maio/Agosto - Desafios da Formação Profissional no Teatro Acessível - Escola Técnica Estadual de Teatro Martins Pena
Publicado:
29-07-2025
Expediente
1-4
PDF
Editorial
Denize Sepulveda, Renan Corrêa, José Antonio Sepulveda
5-6
PDF
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2025.92008
Apresentação: Desafios da Formação Profissional no Teatro Acessível - Escola Técnica Estadual de Teatro Martins Pena
Denize Sepulveda, Jose Antonio Sepulveda, Renan Corrêa, Alanes Ayssan
7-16
PDF
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2025.92009
Dossiê Especial: Desafios da Formação Profissional no Teatro Acessível - Escola Técnica Estadual de Teatro Martins Pena
Explorando as cores para além da visão: promovendo equidade na educação de estudantes com deficência visual
Aristóteles Meneses Lima, Fábio Garcia Bernardo
17-38
PDF
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2025.85877
Educação informal em cena: um estudo sobre o estado da arte do beijo gay nas telenovelas
Artur Bernardo da Rocha Batista, Jorge Felipe Fonseca Moreira
39-59
PDF
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2025.87549
Inclusão na Escola Técnica Estadual de Teatro Martins Pena: desafios e possibilidades para construção do teatro acessível
Bianca Fogli, Margareth Neves de Oliveira
60-84
PDF
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2025.92003
As medidas socioeducativas e a cultura como eixo pedagógico: um estudo sobre o estado da arte
Alumita dos Santos Ferreira Pereira, Carla Figueira de Souza
85-108
PDF
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2025.87550
Educação inclusiva e o ensino de teatro: caminhos a partir de práticas pedagógicas contemporâneas
Cristina Angélica Mascaro
109-122
PDF
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2025.85676
Acessibilidade curricular: rompendo com as barreiras atitudinais e pedagógicas
Loane Nayara de Paula Souza , Gizeli Aparecida Ribeiro de Alencar , Nadia Maria Qualio, Solange Franci Raimundo Yaegashi
123-139
PDF
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2025.87544
Corpos soberanos na cena e na vida: um aplauso e duas memórias do ensino de teatro para Deficientes Visuais
Leonardo de Carvalho Augusto
140-154
PDF
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2025.87546
“E a palhaça o que é?”: a palhaçada como ferramenta de acessibilidade
Letícia Figueiredo dos Santos
155-170
PDF
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2025.84856
Análise das políticas públicas para o teatro acessível e sua formação sob a perspectiva do materialismo histórico-dialético
Quitéria Paiva Villela Santos, Adão Aparecido Molina, Conceição Solange Bution Perin
171-186
PDF
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2025.85644
A trajetória da pessoa com deficiência através da história
Veronica Legentil
187-208
PDF
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2025.83995
Lições para todos: a importância de um site acessível para deficientes visuais
Ricardo Marciano, Bianca Fogli, Vinicius Marques, Lucas Alves Firmino
209-217
PDF
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2025.85714
Artes cênicas no processo de ensino e aprendizagem de alunos inclusivos no contexto da educação
Vinicio Noda, Leila Pessôa da Costa
218-235
PDF
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2025.85685
Da plateia ao palco: políticas para a construção de uma escola de teatro acessível às pessoas com deficiências
Edicléa Mascarenhas Fernandes, Fabiano Carneiro da Silva , Helio Ferreira Orrico
236-249
PDF
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2025.92010
Entrevistas
Manifesto da arte inclusiva
Paula Wenke
348-353
PDF
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2025.92027
Relatos de experiências
Medalha Marcelo Reis: Uma marca pela passagem de uma figura pública, cujo amor à arte, diversidade, educação e inclusão formaram sua existência
Marcelo Reis Medal: An experience of affection and recognition
Ana Cláudia Diogo da Silva
250-257
PDF
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2025.87548
Memória e inclusão na centenária Escola de Teatro Martins Pena
Christiane dos Reis Messias
258-280
PDF
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2025.87547
Pensando sobre acessibilidade e teatro a partir de uma experiência com pessoas neurodiversas
Fabricio Goulart Moser
281-291
PDF
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2025.87545
Um teatro, acessível para todos nós
Luciana Novaes
292-296
PDF
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2025.92031
A experiência de um professor de engenharia lecionando em um curso profissionalizante de teatro: a acessibilidade e inclusão da escola na perspectiva do professor
Marcelo Longo Freitas Mandarino
297-313
PDF
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2025.85697
Coro cênico inclusivo: inovações, ideias e surpresas na inclusão de pessoas com deficiência visual
Fernando Guilhon
314-324
PDF
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2025.85583
Resenhas
Além das barreiras: um mergulho no teatro acessível
Jeniffer Furtado Dias
325-335
PDF
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2025.85710
Entre gritos e resistências: a potência da educação nas (r)existências de corpos dissidentes em o diabo em forma de gente
Renan Corrêa
336-341
PDF
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2025.92025
Emancipação social e exclusão no cotidiano escolar: a homofobia e sua influência nas tessituras identitárias de Denize Sepúlveda
José Antonio Sepulveda
342-347
PDF
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2025.92026
Demanda contínua
A história da educação fluminense nos estudos da professora Haydée Figueirêdo
Karyne Alves dos Santos
354-364
PDF
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2025.83403
Ignorância, redes sociais e a universidade (escola): o negacionismo e uma pseudo horizontalidade no debate
André Luiz Bernardo Storino
365-379
PDF
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2025.82824
O recreio como campo de disputas: marcadores de diferença e práticas de exclusão no CAp-UERJ
Izabelly dos Santos Santana, Ana Patrícia da Silva
380-398
PDF
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2025.92029
Processos de inclusão do sujeito surdo no contexto da escola comum: análise das cenas da série crisálida
Cláudia Sarturi, Márcia Lise Lunardi-Lazzarin
399-414
PDF
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2025.81111
Reflexões sobre a possibilidade de um cotidiano escolar decolonizado
Leandro de Carvalho Moraes, Marco Aurélio Correa, William Mathias Moreira
415-429
PDF
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2025.71785
Omissões, heranças e vestígios: implicações ideológicas da branquitude no vestibular interno da UFJF
Maria Rita Reis dos Anjos Souza, Hiago Gonçalves Dias do Nascimento
430-449
PDF
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2025.76185
Semeando saberes africanos: descolonizando a matemática na educação básica
Júlio Omar Silva Lourenço, Bruno Andrade Pinto Monteiro, Fabiana de Freitas Poso
450-471
PDF
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2025.72618
Enviar Submissão
Enviar Submissão
Idioma
English
Português (Brasil)
Español (España)
Palavras-chave
Financiamento
Informações
Para Leitores
Para Autores
Para Bibliotecários