v. 11 n. 2 (2025): Maio/Agosto - Desafios da Formação Profissional no Teatro Acessível - Escola Técnica Estadual de Teatro Martins Pena

					Visualizar v. 11 n. 2 (2025): Maio/Agosto - Desafios da Formação Profissional no Teatro Acessível - Escola Técnica Estadual de Teatro Martins Pena
Publicado: 29-07-2025
  • Editorial

    Denize Sepulveda, Renan Corrêa, José Antonio Sepulveda
    5-6
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2025.92008
  • Apresentação: Desafios da Formação Profissional no Teatro Acessível - Escola Técnica Estadual de Teatro Martins Pena

    Denize Sepulveda, Jose Antonio Sepulveda, Renan Corrêa, Alanes Ayssan
    7-16
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2025.92009

Dossiê Especial: Desafios da Formação Profissional no Teatro Acessível - Escola Técnica Estadual de Teatro Martins Pena

  • Explorando as cores para além da visão: promovendo equidade na educação de estudantes com deficência visual

    Aristóteles Meneses Lima, Fábio Garcia Bernardo
    17-38
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2025.85877
  • Educação informal em cena: um estudo sobre o estado da arte do beijo gay nas telenovelas

    Artur Bernardo da Rocha Batista, Jorge Felipe Fonseca Moreira
    39-59
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2025.87549
  • Inclusão na Escola Técnica Estadual de Teatro Martins Pena: desafios e possibilidades para construção do teatro acessível

    Bianca Fogli, Margareth Neves de Oliveira
    60-84
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2025.92003
  • As medidas socioeducativas e a cultura como eixo pedagógico: um estudo sobre o estado da arte

    Alumita dos Santos Ferreira Pereira, Carla Figueira de Souza
    85-108
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2025.87550
  • Educação inclusiva e o ensino de teatro: caminhos a partir de práticas pedagógicas contemporâneas

    Cristina Angélica Mascaro
    109-122
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2025.85676
  • Acessibilidade curricular: rompendo com as barreiras atitudinais e pedagógicas

    Loane Nayara de Paula Souza , Gizeli Aparecida Ribeiro de Alencar , Nadia Maria Qualio, Solange Franci Raimundo Yaegashi
    123-139
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2025.87544
  • Corpos soberanos na cena e na vida: um aplauso e duas memórias do ensino de teatro para Deficientes Visuais

    Leonardo de Carvalho Augusto
    140-154
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2025.87546
  • “E a palhaça o que é?”: a palhaçada como ferramenta de acessibilidade

    Letícia Figueiredo dos Santos
    155-170
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2025.84856
  • Análise das políticas públicas para o teatro acessível e sua formação sob a perspectiva do materialismo histórico-dialético

    Quitéria Paiva Villela Santos, Adão Aparecido Molina, Conceição Solange Bution Perin
    171-186
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2025.85644
  • A trajetória da pessoa com deficiência através da história

    Veronica Legentil
    187-208
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2025.83995
  • Lições para todos: a importância de um site acessível para deficientes visuais

    Ricardo Marciano, Bianca Fogli, Vinicius Marques, Lucas Alves Firmino
    209-217
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2025.85714
  • Artes cênicas no processo de ensino e aprendizagem de alunos inclusivos no contexto da educação

    Vinicio Noda, Leila Pessôa da Costa
    218-235
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2025.85685
  • Da plateia ao palco: políticas para a construção de uma escola de teatro acessível às pessoas com deficiências

    Edicléa Mascarenhas Fernandes, Fabiano Carneiro da Silva , Helio Ferreira Orrico
    236-249
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2025.92010

Entrevistas

  • Manifesto da arte inclusiva

    Paula Wenke
    348-353
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2025.92027

Relatos de experiências

  • Medalha Marcelo Reis: Uma marca pela passagem de uma figura pública, cujo amor à arte, diversidade, educação e inclusão formaram sua existência Marcelo Reis Medal: An experience of affection and recognition

    Ana Cláudia Diogo da Silva
    250-257
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2025.87548
  • Memória e inclusão na centenária Escola de Teatro Martins Pena

    Christiane dos Reis Messias
    258-280
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2025.87547
  • Pensando sobre acessibilidade e teatro a partir de uma experiência com pessoas neurodiversas

    Fabricio Goulart Moser
    281-291
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2025.87545
  • Um teatro, acessível para todos nós

    Luciana Novaes
    292-296
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2025.92031
  • A experiência de um professor de engenharia lecionando em um curso profissionalizante de teatro: a acessibilidade e inclusão da escola na perspectiva do professor

    Marcelo Longo Freitas Mandarino
    297-313
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2025.85697
  • Coro cênico inclusivo: inovações, ideias e surpresas na inclusão de pessoas com deficiência visual

    Fernando Guilhon
    314-324
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2025.85583

Resenhas

  • Além das barreiras: um mergulho no teatro acessível

    Jeniffer Furtado Dias
    325-335
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2025.85710
  • Entre gritos e resistências: a potência da educação nas (r)existências de corpos dissidentes em o diabo em forma de gente

    Renan Corrêa
    336-341
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2025.92025
  • Emancipação social e exclusão no cotidiano escolar: a homofobia e sua influência nas tessituras identitárias de Denize Sepúlveda

    José Antonio Sepulveda
    342-347
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2025.92026

Demanda contínua

  • A história da educação fluminense nos estudos da professora Haydée Figueirêdo

    Karyne Alves dos Santos
    354-364
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2025.83403
  • Ignorância, redes sociais e a universidade (escola): o negacionismo e uma pseudo horizontalidade no debate

    André Luiz Bernardo Storino
    365-379
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2025.82824
  • O recreio como campo de disputas: marcadores de diferença e práticas de exclusão no CAp-UERJ

    Izabelly dos Santos Santana, Ana Patrícia da Silva
    380-398
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2025.92029
  • Processos de inclusão do sujeito surdo no contexto da escola comum: análise das cenas da série crisálida

    Cláudia Sarturi, Márcia Lise Lunardi-Lazzarin
    399-414
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2025.81111
  • Reflexões sobre a possibilidade de um cotidiano escolar decolonizado

    Leandro de Carvalho Moraes, Marco Aurélio Correa, William Mathias Moreira
    415-429
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2025.71785
  • Omissões, heranças e vestígios: implicações ideológicas da branquitude no vestibular interno da UFJF

    Maria Rita Reis dos Anjos Souza, Hiago Gonçalves Dias do Nascimento
    430-449
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2025.76185
  • Semeando saberes africanos: descolonizando a matemática na educação básica

    Júlio Omar Silva Lourenço, Bruno Andrade Pinto Monteiro, Fabiana de Freitas Poso
    450-471
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2025.72618