Sobre la revista

La Revista Interinstitucional Artes de Educar (RIAE) es una publicación científica digital, con acceso libre, gratuita, editada por los Programas de Postgrado en Educación de las siguientes Instituciones de Enseñanza Superior: Universidade do Estado do Rio de Janeiro/Faculdade de Formação de Professores (UERJ/FFP); Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro/Instituto Multidisciplinar-Instituto de Educação (UFRRJ/IM-IE) y Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Tiene como misión promover el arte de pensarpracticar la educación por medio del entrelazamiento de movimientos éticos, estéticos y políticos.

e-ISSN: 2359-6856 | Año de creación: 2015 | Área del conocimiento: Educación | Qualis: A4 (Enseñanza); A4 (Educación)

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Vol. 11 Núm. 1 (2025): Janeiro/Abril - A Inteligência Artificial e Educação: debates críticos e boas práticas na escola básica e na educação superior
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O dossiê "A Inteligência Artificial e Educação: debates críticos e boas práticas na escola básica e na educação superior", analisa os impactos da inteligência artificial generativa no contexto educacional, destacando tanto seus desafios éticos quanto suas possibilidades pedagógicas. O editorial discute como essa tecnologia, capaz de criar textos, imagens e outros conteúdos a partir de dados fornecidos por humanos, vem transformando a educação, exigindo reflexões sobre a reconfiguração do ensino e do papel dos professores. São abordadas questões filosóficas e epistemológicas, como a influência dos vieses algorítmicos na produção do conhecimento, além das implicações para a sociedade contemporânea, marcada por redes digitais e pela modernidade líquida.

Outro ponto central da discussão é a necessidade de adaptação dos processos de ensino e avaliação, uma vez que o uso da IA por estudantes pode impactar a integridade acadêmica. O papel do professor se amplia, tornando-se não apenas um mediador do conhecimento, mas um orientador no uso ético dessas ferramentas. Além disso, enfatiza-se a importância do desenvolvimento de habilidades metacognitivas para que os alunos possam utilizar a tecnologia de forma crítica e consciente, sem comprometer a autonomia do aprendizado. A proposta do dossiê é fomentar um debate interdisciplinar sobre as potencialidades e os riscos da IA na educação, incentivando abordagens pedagógicas inovadoras e reflexões sobre a inserção responsável dessas tecnologias no ambiente escolar e universitário.

Publicado: 2025-02-10
  • EXPEDIENTE

    1-4
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2024.89079
  • EDITORIAL

    Juan Guilhermo Díaz Bernal, Edméa Santos
    5-11
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2024.89080

DOSSIÊ: A INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL E EDUCAÇÃO: DEBATES CRÍTICOS E BOAS PRÁTICAS NA ESCOLA BÁSICA E NA EDUCAÇÃO SUPERIOR

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