v. 10 (2024): Didática e Formação de Professores no Enfrentamento das Contrarreformas Neoliberais II - Edição Especial
A idealização do vigésimo primeiro ENDIPE foi demarcada pela pandemia da covid-19, que foi decretada em março de 2020 pela Organização Mundial de Saúde (OMS). A disseminação causada pelo novo coronavírus (SARS-CoV-2) trouxe disparidades sociais, além de suscitar tensões democráticas e de direitos humanos. Dada a perspectiva de que o mundo não voltaria a ser como antes, o que muitos chamaram de “novo normal”, o âmbito social passou por intensas transformações de saúde pública, política, econômica e educacional (SARAIVA, TRAVERSINI E LOCKMANN, 2020).
Diante desse contexto de aversões, o XXI ENDIPE foi pensado para atender de modo remoto, com transmissão em tempo real por plataforma de videoconferência e plataforma de vídeos online no período de 20 a 27 de novembro de 2022. A instituição responsável pela organização foi a Universidade Federal de Uberlândia (UFU), em parceria com a Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), a Universidade Federal de Catalão (UFCat), o Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM), a Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) e a Universidade de Uberaba (UNIUBE).
É importante destacar o ENDIPE como espaço científico que abrange diferentes níveis e etapas, desde a educação básica ao ensino superior. Com edições que ocorrem bianualmente, o evento articula experiências e reflexões entre docentes, discentes, especialistas e pesquisadores/as de múltiplos espaços e instituições nacionais e internacionais, tendo como objetivo a área da didática.
Nessa direção, tomando a didática e as práticas de ensino vinculadas à garantia de direitos, retomamos o objetivo deste Dossiê Temático que apresenta um coletivo de pesquisas e resultados que envolvem debates contemporâneos na área da Educação com foco nas instâncias das contrarreformas neoliberais. Sobretudo o Dossiê fala da esperança diante dos contextos de limitação de condições e sentidos.
Assim, o XXI ENDIPE apresenta pesquisas e resultados, entre outros aspectos, relacionados ao ensinar e aprender, pontuando a formação docente, o currículo educacional, a didática e as práticas de ensino.