ESTUDANTES, EDUCADORES E PROCESSOS AVALIATIVOS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIAS E TROCAS SOBRE A FORMAÇÃO TÉCNICA EM SAÚDE
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2024.72826Palavras-chave:
avaliação, educação profissional em saúde, formação em saúdeResumo
Somos um grupo de quatro professores que temos nos dedicado, entre outras coisas, a entender os processos de ensino e aprendizagem de adultos. Entre as questões que estudamos se insere o complexo tema da avaliação. Temos entre nossas preocupações a formação de trabalhadores técnicos para a saúde e os diferentes desafios que se colocam para qualificar trabalhadores do Sistema Único de Saúde (SUS) que, em sua maioria, não têm o nível superior e que, em geral, estão afastados dos bancos escolares há algum tempo, o que traz uma certa especificidade em relação a este tema. Além disso, percebemos que, embora a bibliografia sobre este objeto seja bastante densa, quando se trata da avaliação da prática profissional em campos de estágios ou espaços similares, ela é bastante escassa. Esta dimensão, que chamaremos de dimensão da prática, coloca inúmeros desafios para os processos avaliativos que são pouco problematizados mesmo no ensino superior. Dessa forma, este texto pretende ser um relato de nossas experiências de troca com atores envolvidos em um processo de educação profissional em saúde sobre suas experiências de avaliação da prática profissional. Estas trocas aconteceram no âmbito de uma pesquisa sobre o tema. Elas se deram em grupos de discussão com docentes e discentes ocorridos entre os anos de 2019 e 2022.
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