DO PONTO DA LEMBRANÇA, DA LINHA DO ABISMO: REMONTAGEM DE UMA EXPERIÊNCIA DE FORMAÇÃO DOCENTE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/riae.2024.76698

Palavras-chave:

Formação docente, Memória, Escrita

Resumo

O texto revisita uma proposição educativa desenvolvida com estudantes das licenciaturas de uma universidade federal brasileira, no contexto de ensino remoto emergencial ocasionado pela pandemia de Covid-19. Seu tom é o do tempo presente, apesar de lidar com vivências passadas. Nelas, está em causa o trabalho poético da memória através da palavra escrita, que entendemos constituir um meio formativo. Georges Perec e Gonçalo Tavares são os autores que servem como guias ao escrever, enquanto nomes como Walter Benjamin, Roland Barthes, Paul Valéry, bell hooks e Enrique Vila-Matas são mobilizados a fim de teorizar a formação sob a perspectiva de uma verdade dos vestígios, através da qual uma vida de professor/a não é destituída de seus traços íntimos e diferenciais. Os exercícios realizados mobilizam o imaginário discente de forma a preservar um estilo de presença à margem de políticas educativas que buscam padronizar os sentidos do saber-fazer docente. Disposto no espaço comum de uma aula, o ponto da lembrança passa a ser vivido de forma especular, em palimpsesto, por reflexões e ficções em série. Digamos: o delineamento de uma formação em abismo.

Biografia do Autor

Cistiano Bedin da Costa, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Professor no Departamento de Ensino e Currículo e no Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Doutor em Educação pela UFRGS. Psicólogo pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Atuou na Universidade do Vale do Taquari - Univates (2011-2016), desempenhando diversas atividades nos níveis de ensino, pesquisa e extensão. É líder do Grupo de Pesquisa Rede de Pesquisa Escrileituras da Diferença em Filosofia-Educação - REDIF, do Diretório do CNPq. É membro dos Grupos de Pesquisa CEM - Currículo, Espaço, Movimento (Univates) e DIF - Artistagens, Fabulações, Variações (UFRGS). Organizador do ciclo de debates Arredores da imagem (UFRGS-MARGS). Integrante da Zona de Investigações Poéticas - ZIP (UFRGS-UERGS-UFPEL). Interessa-se pelas relações entre Arte, Literatura e Filosofia, tomadas como intercessores do pensamento em Educação. Pesquisa estratégias de criação nos âmbitos da didática, escrita e formação docente.

Bibiana Munhoz Roos, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), possui Graduação em Psicologia pela Universidade do Vale do Taquari (Univates) e Pós-graduação em Psicologia do Esporte pela Faculdade Dom Alberto.

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Publicado

27-07-2024

Como Citar

DA COSTA, Cistiano Bedin; ROOS, Bibiana Munhoz. DO PONTO DA LEMBRANÇA, DA LINHA DO ABISMO: REMONTAGEM DE UMA EXPERIÊNCIA DE FORMAÇÃO DOCENTE. Revista Interinstitucional Artes de Educar, [S. l.], v. 10, p. 306–318, 2024. DOI: 10.12957/riae.2024.76698. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/riae/article/view/76698. Acesso em: 9 set. 2024.