DO PONTO DA LEMBRANÇA, DA LINHA DO ABISMO: REMONTAGEM DE UMA EXPERIÊNCIA DE FORMAÇÃO DOCENTE
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2024.76698Keywords:
Formação docente, Memória, EscritaAbstract
O texto revisita uma proposição educativa desenvolvida com estudantes das licenciaturas de uma universidade federal brasileira, no contexto de ensino remoto emergencial ocasionado pela pandemia de Covid-19. Seu tom é o do tempo presente, apesar de lidar com vivências passadas. Nelas, está em causa o trabalho poético da memória através da palavra escrita, que entendemos constituir um meio formativo. Georges Perec e Gonçalo Tavares são os autores que servem como guias ao escrever, enquanto nomes como Walter Benjamin, Roland Barthes, Paul Valéry, bell hooks e Enrique Vila-Matas são mobilizados a fim de teorizar a formação sob a perspectiva de uma verdade dos vestígios, através da qual uma vida de professor/a não é destituída de seus traços íntimos e diferenciais. Os exercícios realizados mobilizam o imaginário discente de forma a preservar um estilo de presença à margem de políticas educativas que buscam padronizar os sentidos do saber-fazer docente. Disposto no espaço comum de uma aula, o ponto da lembrança passa a ser vivido de forma especular, em palimpsesto, por reflexões e ficções em série. Digamos: o delineamento de uma formação em abismo.References
ADÓ, Máximo Daniel Lamela (Org.). Microscopias [livro eletrônico]: docência-pesquisa em exercício-tradução. Porto Alegre: Estudos do corpo; CANTO: Cultura e Arte, 2022.
AQUINO, Julio Groppa. Educação pelo arquivo: ensinar, pesquisar, escrever com Foucault. São Paulo: Intermeios, 2019.
BENJAMIN, Walter. Rua de mão única. São Paulo: Editora Brasiliense, 2000.
BHABHA, Homi K. O local da cultura. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2013.
BUÑUEL, Luis. O meu último suspiro. Lisboa: Distri Editora, 1983.
BARTHES, Roland. Roland Barthes por Roland Barthes. São Paulo: Estação Liberdade, 2003.
BARTHES, Roland. Incidentes. São Paulo: Martins Fontes, 2004a.
BARTHES, Roland. O grão da voz: entrevistas, 1961-1980. São Paulo: Martins Fontes, 2004b.
BARTHES, Roland. Inéditos, vol. 3: imagem e moda. São Paulo: Martins Fontes, 2005.
BARTHES, Roland. Fragmentos de um discurso amoroso. São Paulo: Martins Fontes, 2007.
DIDI-HUBERMAN, Georges. Imagens apesar de tudo. São Paulo: Editora 34, 2020.
HAN, Byung-Chul. Psicopolítica – o neoliberalismo e as novas técnicas de poder. Belo Horizonte: Editora Âyiné, 2018.
HOOKS, bell. Ensinando pensamento crítico: sabedoria prática. São Paulo: Editora Elefante, 2020.
HUBERMAN, Michael. O ciclo de vida profissional dos professores. In: NÓVOA, António. (Org.). Vidas de professores. Porto: Porto Editora, 1992.
KANDINSKY, Wassily. Ponto e linha sobre plano: contribuições à análise dos elementos da pintura. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2012.
KILOMBA, Grada. Memórias da plantação: episódios de racismo cotidiano. Rio de Janeiro: Editora Cobogó, 2018.
LAJONQUIÈRE, Leandro de. A mestria da palavra e a formação de professores. Educação & Realidade, v. 36, n.3, p. 849-865, set./dez. 2011.
MAYRINK, Geraldo; SALLES, Fernando Moreira. Memorando. São Paulo: Companhia das Letras, 2019.
NÓVOA, António. Escolas e professores: proteger, transformar, valorizar. Salvador: SEC/IAT, 2022.
PEREC, Georges. Je me souviens. Paris: Hachette, 1994
SALOMÃO, Waly. Poesia total. São Paulo: Companhia das Letras, 2014.
TAVARES, Gonçalo. Short Movies. Porto Alegre: Dublinense, 2015.
RICOEUR. Paul. A memória, a história, o esquecimento. Campinas: Editora da Unicamp, 2007.
VALÉRY, Paul. Degas Dança Desenho. São Paulo: Cosac & Naify, 2012.
VILA-MATAS, Enrique. Exploradores do abismo. São Paulo: Cosac & Naify, 2013.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2024 Cistiano Bedin da Costa, Bibiana Munhoz Roos

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Authors retain copyright to their work, are permitted to publish and distribute their work online (e.g., in institutional repositories or on their personal page) at any point before or during the editorial process, as this may generate productive changes, as well as increasing the impact and citation of published work.
The acceptance of the text implies the authorization and exclusivity of the Revista Interinstitucional Artes de Educar regarding the right of first publication, the published works are simultaneously licensed with a Creative Commons Attribution-Non Commercial 4.0 International License