UBERIZAÇÃO E PRECARIZAÇÃO DO TRABALHO DOCENTE NAS ATUAIS TRANSFORMAÇÕES DO MUNDO DO TRABALHO.

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/riae.2024.76374

Palavras-chave:

Profissão Docente, Precarização Docente, Contratos.

Resumo

Nos últimos anos tem se intensificado a precarização do trabalho docente, principalmente, quando se trata das condições concretas e objetivas do processo de trabalho e contratações de professores temporários. O presente trabalho possui como objetivo geral analisar como está sendo discutida nas pesquisas acadêmicas a contração de professores temporários no Ceará, reverberadas pelo reordenamento das relações de produção capitalista. Como metodologia, usaremos a revisão de literatura. Para tal, foram consultados o Banco de Teses e Dissertações da CAPES e o Portal de Periódicos da CAPES. Na pesquisa bibliográfica, usaremos os escritos de Antunes (2005, 2009) e Mezsáros (2009). Concluímos que a maiorias das pesquisas mostram que o Estado do Ceará, atualmente através da contração de professores, tem levado a cabo um projeto nefasto de adoecimento e precarização da profissão docente, da qual a intenção com este tipo de política de contratação é manter o professor subjugado a condições do estado e da política internacional.

 

Biografia do Autor

Jociene Araujo Lima, Universidade Estadual do Ceará

Mestranda em Educação e Ensino pelo Mestrado Acadêmico Intemcampi – MAIE/UECE. Pedagoga (UERN). Especialista em Educação e contemporaneidade (IFRN).  Membro    do    Grupo    de    Estudos    e    Pesquisas    em    Estado    Educação    e    Sociedade (GEPEES/UERN/CNPq). Vinculado ao Núcleo de estudos: Trabalho, Educação e Movimentos Sociais, e a linha Trabalho, Educação, Ontologia, Estética e Formação Humana. Email: jociene.araujo@aluno.uece.br. ORCID:  https://orcid.org/0000-0002-4276-6181

Maria de Fatima Oliveira Santos, Universidade Estadual do Ceará – UECE

Graduada em Educação Física pela Universidade Regional do Cariri – URCA e Mestranda pelo Mestrado Acadêmico Intercampi em Educação e Ensino (MAIE), da Universidade Estadual do Ceará (UECE), E-mail: fatima.santos@aluno.uece.br ; ORCID: https://orcid.org/0000-0002-2587-7090

Rogério Paes de Oliveira, Universidade Estadual do Ceará – UECE

Professor da rede estadual de educação do Ceará; Graduado em Educação Física pela Universidade Estadual de Maringá – UEM; Mestre em Educação pela Universidade Estadual do Ceará – UECE e Doutor em Educação pela Universidade Federal do Ceará – UFC. E-mail: rogerio.oliveira@prof.ce.gov.br  ORCID: http://orcid.org/0000-0002-0564-6009

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Publicado

29-07-2024

Como Citar

LIMA, Jociene Araujo; SANTOS, Maria de Fatima Oliveira; DE OLIVEIRA, Rogério Paes. UBERIZAÇÃO E PRECARIZAÇÃO DO TRABALHO DOCENTE NAS ATUAIS TRANSFORMAÇÕES DO MUNDO DO TRABALHO. Revista Interinstitucional Artes de Educar, [S. l.], v. 10, p. 245–263, 2024. DOI: 10.12957/riae.2024.76374. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/riae/article/view/76374. Acesso em: 8 out. 2024.

Edição

Seção

DOSSIÊ: DIDÁTICA E FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO ENFRENTAMENTO DAS CONTRARREFORMAS NEOLIBERAIS