UBERIZAÇÃO E PRECARIZAÇÃO DO TRABALHO DOCENTE NAS ATUAIS TRANSFORMAÇÕES DO MUNDO DO TRABALHO.
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2024.76374Palavras-chave:
Profissão Docente, Precarização Docente, Contratos.Resumo
Nos últimos anos tem se intensificado a precarização do trabalho docente, principalmente, quando se trata das condições concretas e objetivas do processo de trabalho e contratações de professores temporários. O presente trabalho possui como objetivo geral analisar como está sendo discutida nas pesquisas acadêmicas a contração de professores temporários no Ceará, reverberadas pelo reordenamento das relações de produção capitalista. Como metodologia, usaremos a revisão de literatura. Para tal, foram consultados o Banco de Teses e Dissertações da CAPES e o Portal de Periódicos da CAPES. Na pesquisa bibliográfica, usaremos os escritos de Antunes (2005, 2009) e Mezsáros (2009). Concluímos que a maiorias das pesquisas mostram que o Estado do Ceará, atualmente através da contração de professores, tem levado a cabo um projeto nefasto de adoecimento e precarização da profissão docente, da qual a intenção com este tipo de política de contratação é manter o professor subjugado a condições do estado e da política internacional.
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