A DIDÁTICA E OS SABERES NECESSÁRIOS PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM TEMPOS NEOLIBERAIS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/riae.2024.74672

Palavras-chave:

Didática, Saberes estruturantes, Formação de Professores

Resumo

Em tempos neoliberais, marcados por incertezas, inseguranças e tensões, que aprofundam práticas excludentes e o autoritarismo nas relações, é mais do que urgente colocar em discussão a Didática e os saberes necessários para a formação de professores. Nesta direção, este texto tem como objetivo compreender o significado dos saberes estruturantes na e para a formação docente, de modo a indicar elementos para se repensar a Didática no cenário atual. Fundamentado principalmente em autores do campo da Didática, e por meio de uma pesquisa bibliográfica, são propostas duas perspectivas de análise dos dados obtidos: a primeira se relaciona com o que dizem os estudiosos/pesquisadores sobre os saberes estruturantes para formação docente; e a segunda destaca a relação da Didática com os saberes a ensinar. Os resultados obtidos quanto aos saberes estruturantes para a formação docente indicam que esses saberes estão sempre em construção e debate, resultam da interação entre o conhecimento teórico, pedagógico/didático e o experiencial e se relacionam com o espaço social. E quanto à Didática e os saberes a ensinar, os resultados se referem à concepção da Didática para o desenvolvimento humano, ao conhecimento profissional sobre e para o ensino e aos saberes que configuram as ações didáticas. Espera-se que esse conjunto de reflexões possa contribuir para o campo da Didática e para a formação docente na direção de processos educativos mais democráticos, justos e inclusivos.

Biografia do Autor

Maria de Fátima Barbosa Abdalla, Universidade Católica de Santos

Doutora em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo/FEUSP. Pós-doutora em Psicologia da Educação pela PUC/SP. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Católica de Santos. Líder do Grupo de Pesquisa/CNPq “Instituições de Ensino: políticas e práticas pedagógicas”. Membro do GT 04 de Didática da ANPEd, da ANFOPE e pesquisadora associada ao Centro Internacional de Estudos sobre Representações Sociais e Subjetividade em Educação/CIERS-Ed da Fundação Carlos Chagas/FCC – Cátedra UNESCO de Profissionalização Docente.

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Publicado

27-07-2024

Como Citar

ABDALLA, Maria de Fátima Barbosa. A DIDÁTICA E OS SABERES NECESSÁRIOS PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM TEMPOS NEOLIBERAIS. Revista Interinstitucional Artes de Educar, [S. l.], v. 10, p. 10–30, 2024. DOI: 10.12957/riae.2024.74672. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/riae/article/view/74672. Acesso em: 9 set. 2024.

Edição

Seção

DOSSIÊ: DIDÁTICA E FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO ENFRENTAMENTO DAS CONTRARREFORMAS NEOLIBERAIS