A DIDÁTICA E OS SABERES NECESSÁRIOS PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM TEMPOS NEOLIBERAIS
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2024.74672Palavras-chave:
Didática, Saberes estruturantes, Formação de ProfessoresResumo
Em tempos neoliberais, marcados por incertezas, inseguranças e tensões, que aprofundam práticas excludentes e o autoritarismo nas relações, é mais do que urgente colocar em discussão a Didática e os saberes necessários para a formação de professores. Nesta direção, este texto tem como objetivo compreender o significado dos saberes estruturantes na e para a formação docente, de modo a indicar elementos para se repensar a Didática no cenário atual. Fundamentado principalmente em autores do campo da Didática, e por meio de uma pesquisa bibliográfica, são propostas duas perspectivas de análise dos dados obtidos: a primeira se relaciona com o que dizem os estudiosos/pesquisadores sobre os saberes estruturantes para formação docente; e a segunda destaca a relação da Didática com os saberes a ensinar. Os resultados obtidos quanto aos saberes estruturantes para a formação docente indicam que esses saberes estão sempre em construção e debate, resultam da interação entre o conhecimento teórico, pedagógico/didático e o experiencial e se relacionam com o espaço social. E quanto à Didática e os saberes a ensinar, os resultados se referem à concepção da Didática para o desenvolvimento humano, ao conhecimento profissional sobre e para o ensino e aos saberes que configuram as ações didáticas. Espera-se que esse conjunto de reflexões possa contribuir para o campo da Didática e para a formação docente na direção de processos educativos mais democráticos, justos e inclusivos.
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